LÍNGUA PORTUGUESA - Sinais de Pontuação
Turmas: 200 e 201
Profª.: Helayne Araújo
Aula referente a semana de 20 a 24/04/2020
SINAIS DE PONTUAÇÃO (1ª PARTE)
Os sinais de pontuação são recursos de linguagem
empregados na língua escrita e desempenham a função de demarcadores de unidades e de sinalizadores de limites de estruturas sintáticas nos textos escritos.
Assim, os sinais de pontuação cumprem o
papel dos recursos prosódicos, utilizados
na fala para darmos ritmo, entoação e pausas e
indicarmos os limites sintáticos e unidades de sentido.
Como
na fala temos o contato direto com nossos interlocutores, contamos também com nossos gestos para
tentar deixar claro aquilo que queremos dizer. Na escrita, porém, são os sinais de
pontuação que garantem a coesão e
a coerência interna dos
textos, bem como os efeitos de sentidos dos enunciados.
Vejamos, a seguir, quais são os
sinais de pontuação que nos auxiliam nos processos de escrita:
Ponto ( . )
a) Indicar o
final de uma frase
declarativa:
·
Gosto de sorvete de goiaba.
b)
Separar períodos:
·
Fica mais um tempo. Ainda é cedo.
c) Abreviar palavras:
·
Av. (Avenida)
·
V. Ex.ª (Vossa Excelência)
·
p. (página)
·
Dr. (doutor)
Dois-pontos ( : )
a) Iniciar
fala de personagens:
·
O aluno respondeu:
– Parta agora!
b) Antes
de apostos ou orações
apositivas, enumerações ou sequência de palavras que explicam e/ou resumem ideias
anteriores.
·
Esse é o problema dos caixas eletrônicos: não tem ninguém para auxiliar os mais idosos.
·
Anote o número do protocolo: 4254654258.
c) Antes
de citação direta:
·
Como já dizia Vinícius de Morais: “Que
o amor não seja eterno posto que é chama, mas que seja infinito enquanto dure.”
Reticências ( ... )
a)
Indicar dúvidas ou hesitação:
·
Sabe... andei pensando em uma coisa... mas
não é nada demais.
b) Interromper uma frase incompleta sintaticamente:
·
Quem sabe se tentar mais tarde...
c) Concluir uma frase gramaticalmente incompleta com
a intenção de estender a reflexão:
·
“Sua tez, alva e pura como um
foco de algodão, tingia-se nas faces duns longes cor-de-rosa...” (Cecília -
José de Alencar)
d) Suprimir palavras em uma transcrição:
·
“Quando penso em você (...)
menos a felicidade.” (Canteiros - Raimundo Fagner)
Parênteses ( )
a) Isolar palavras, frases intercaladas de
caráter explicativo, datas e também podem substituir a vírgula ou o travessão:
·
Manuel Bandeira não pôde comparecer à Semana de
Arte Moderna (1922).
·
"Uma manhã lá no Cajapió (Joca
lembrava-se como se fora na véspera), acordara depois duma grande
tormenta no fim do verão.” (O milagre das chuvas no Nordeste- Graça
Aranha)
Ponto de Exclamação ( ! )
a)
Após vocativo
·
Ana, boa tarde!
b) Final
de frases
imperativas:
·
Cale-se!
c)
Após interjeição:
·
Ufa! Que alívio!
d) Após
palavras ou frases de caráter emotivo, expressivo:
·
Que pena!
Ponto de
Interrogação ( ? )
a) Em perguntas diretas:
·
Quantos anos você tem?
b) Às vezes,
aparece com o ponto de exclamação para enfatizar o enunciado:
·
Não brinca, é sério?!
Ponto e vírgula ( ; )
a)
Utilizamos ponto e vírgula para separar os itens de uma sequência de outros itens:
·
Antes de iniciar a escrita de um texto, o autor
deve fazer-se as seguintes perguntas:
I- O que
dizer;
II- A quem
dizer;
III- Como
dizer;
IV- Por que
dizer;
V- Quais objetivos pretendo
alcançar com este texto?
b) Utilizamos ponto
e vírgula para separar
orações coordenadas muito extensas ou orações
coordenadas nas quais já se tenha utilizado a vírgula:
·
“O rosto de tez amarelenta e
feições inexpressivas, numa quietude apática, era pronunciadamente vultuoso, o
que mais se acentuava no fim da vida, quando a bronquite crônica de que sofria
desde moço se foi transformando em opressora asma cardíaca; os lábios grossos, o inferior um tanto tenso." (O
Visconde de Inhomerim - Visconde de Taunay)
Travessão ( — )
a) Utilizamos
o travessão para iniciar a fala de um personagem no discurso
direto:
A mãe perguntou ao filho:
·
— Já lavou o rosto e escovou os dentes?
b) Utilizamos
o travessão para indicar mudança do interlocutor nos diálogos:
·
— Filho, você já fez a sua lição de casa?
·
— Não se preocupe, mãe, já está tudo pronto.
c)
Utilizamos o travessão para unir grupos de palavras que indicam itinerários:
·
Disseram-me que não existe mais asfalto na rodovia
Belém—Brasília.
d) Utilizamos
o travessão também para substituir a vírgula em expressões
ou frases
explicativas:
·
Pelé — o rei do futebol — anunciou
sua aposentadoria.
Aspas ( “
” )
As aspas são utilizadas com as
seguintes finalidades:
a) Isolar palavras ou expressões
que fogem à norma culta, como gírias, estrangeirismos, palavrões, neologismos,
arcaísmos e expressões populares:
·
A aula do professor foi “irada”.
·
Ele me pediu um “feedback” da
resposta do cliente.
b) Indicar
uma citação direta:
·
“Ia viajar! Viajei. Trinta e quatro vezes, às pressas, bufando, com todo
o sangue na face, desfiz e refiz a mala”. (O prazer de viajar -
Eça de Queirós)
FIQUE ATENTO!
Caso haja
necessidade de destacar um termo que já está inserido em uma sentença destacada
por aspas, esse termo deve ser destacado com marcação simples ('), não
dupla (").
Agora vamos treinar!!!!!
ATIVIDADE:
1.
Complete as frases com os sinais de pontuação corretos.
a) Você gosta de
melancia__
b) Muitos parabéns__
c) Estamos esperando por você há duas horas__
d) As horas passavam__
b) Muitos parabéns__
c) Estamos esperando por você há duas horas__
d) As horas passavam__
2.
Indique a intencionalidade discursiva de cada frase através da indicação do
tipo de frase.
a) A Mônica sabe.
b) A Mônica sabe?
c) A Mônica sabe!
b) A Mônica sabe?
c) A Mônica sabe!
3.
Pontue corretamente o texto.
De temperamento
calmo e pacífico__ Luciana__ a filha mais velha de Maria e Pedro__ gastava suas
horas com a literatura__ lia livros de comédia__ romance__ drama__ suspense e
terror__ lia escritores clássicos e escritores modernos__ lia prosa e poesia__
Onde encontrar Luciana no final da tarde__ Sentada à sombra de uma árvore__
lendo __
4.
Indique os sinais de pontuação usados para…
a) Introduzir
uma enumeração.
b) Indicar a suspensão ou interrupção de uma ideia ou pensamento.
c) Destacar citações e transcrições.
d) Substituir a vírgula na separação do vocativo.
e) Finalizar uma frase declarativa com sentido completo.
b) Indicar a suspensão ou interrupção de uma ideia ou pensamento.
c) Destacar citações e transcrições.
d) Substituir a vírgula na separação do vocativo.
e) Finalizar uma frase declarativa com sentido completo.
5.
Indique a opção que apresenta erros de pontuação.
a) Você quer vir
comigo ao parque?
b) Pare imediatamente com isso!
c) Quem sabe, um dia, você não aprende?
d) O estudante levava, o pão, na mochila.
b) Pare imediatamente com isso!
c) Quem sabe, um dia, você não aprende?
d) O estudante levava, o pão, na mochila.
As respostas deverão ser enviadas pelo e-mail: helaynenatalia@gmail.com
Data de entrega: 25/04/2020
P.S.: Qualquer dúvida deixe sua mensagem no blogger ou mesmo envie no whatsapp.
Bom trabalho!!!!!
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