terça-feira, 21 de abril de 2020

LÍNGUA PORTUGUESA - Sinais de Pontuação (1ª PARTE) - 2ª série Turmas 200 e 201 Aula referente a semana de 20 a 24/04/2020

LÍNGUA PORTUGUESA - Sinais de Pontuação
Turmas: 200 e 201
Profª.: Helayne Araújo
Aula referente a semana de 20 a 24/04/2020

   

SINAIS DE PONTUAÇÃO (1ª PARTE) 

Os sinais de pontuação são recursos de linguagem empregados na língua escrita e desempenham a função de demarcadores de unidades e de sinalizadores de limites de estruturas sintáticas nos textos escritos. Assim, os sinais de pontuação cumprem o papel dos recursos prosódicos, utilizados na fala para darmos ritmoentoação e pausas e indicarmos os limites sintáticos unidades de sentido.
Como na fala temos o contato direto com nossos interlocutores, contamos também com nossos gestos para tentar deixar claro aquilo que queremos dizer. Na escrita, porém, são os sinais de pontuação que garantem a coesão e a coerência interna dos textos, bem como os efeitos de sentidos dos enunciados.
Vejamos, a seguir, quais são os sinais de pontuação que nos auxiliam nos processos de escrita:
Ponto ( . )
a) Indicar o final de uma frase declarativa:
·         Gosto de sorvete de goiaba.
b) Separar períodos:
·         Fica mais um tempo. Ainda é cedo.
c) Abreviar palavras:
·         Av. (Avenida)
·         V. Ex.ª (Vossa Excelência)
·         p(página)
·         Dr. (doutor)
Dois-pontos ( : )
a) Iniciar fala de personagens:
·         O aluno respondeu:
– Parta agora!
b) Antes de apostos ou orações apositivasenumerações ou sequência de palavras que explicam e/ou resumem ideias anteriores.
·         Esse é o problema dos caixas eletrônicos: não tem ninguém para auxiliar os mais idosos.
·         Anote o número do protocolo: 4254654258.
c) Antes de citação direta:
·         Como já dizia Vinícius de Morais“Que o amor não seja eterno posto que é chama, mas que seja infinito enquanto dure.”
Reticências ( ... )
a) Indicar dúvidas ou hesitação:
·         Sabe... andei pensando em uma coisa... mas não é nada demais.
b) Interromper uma frase incompleta sintaticamente:
·         Quem sabe se tentar mais tarde...
c) Concluir uma frase gramaticalmente incompleta com a intenção de estender a reflexão:
·         Sua tez, alva e pura como um foco de algodão, tingia-se nas faces duns longes cor-de-rosa...” (Cecília - José de Alencar)
d) Suprimir palavras em uma transcrição:
·         Quando penso em você (...) menos a felicidade.” (Canteiros - Raimundo Fagner)
Parênteses ( )
a) Isolar palavras, frases intercaladas de caráter explicativo, datas e também podem substituir a vírgula ou o travessão:
·         Manuel Bandeira não pôde comparecer à Semana de Arte Moderna (1922).
·         "Uma manhã lá no Cajapió (Joca lembrava-se como se fora na véspera), acordara depois duma grande tormenta no fim do verão.” (O milagre das chuvas no Nordeste- Graça Aranha)
Ponto de Exclamação ( ! )
a) Após vocativo
·         Ana, boa tarde!
b) Final de frases imperativas:
·         Cale-se!
c) Após interjeição:
·         UfaQue alívio!
d) Após palavras ou frases de caráter emotivoexpressivo:
·         Que pena!
Ponto de Interrogação ( ? )
a) Em perguntas diretas:
·         Quantos anos você tem?
b) Às vezes, aparece com o ponto de exclamação para enfatizar o enunciado:
·         Não brinca, é sério?!
Ponto e vírgula ( ; )

a) Utilizamos ponto e vírgula para separar os itens de uma sequência de outros itens:
·         Antes de iniciar a escrita de um texto, o autor deve fazer-se as seguintes perguntas:
I- O que dizer;
II- A quem dizer;
III- Como dizer;
IV- Por que dizer;
V- Quais objetivos pretendo alcançar com este texto?
b) Utilizamos ponto e vírgula para separar orações coordenadas muito extensas ou orações coordenadas nas quais já se tenha utilizado a vírgula:
·         O rosto de tez amarelenta e feições inexpressivas, numa quietude apática, era pronunciadamente vultuoso, o que mais se acentuava no fim da vida, quando a bronquite crônica de que sofria desde moço se foi transformando em opressora asma cardíaca; os lábios grossos, o inferior um tanto tenso." (O Visconde de Inhomerim - Visconde de Taunay)
Travessão (  )
a) Utilizamos o travessão para iniciar a fala de um personagem no discurso direto:
A mãe perguntou ao filho:
·          Já lavou o rosto e escovou os dentes?
b) Utilizamos o travessão para indicar mudança do interlocutor nos diálogos:
·          Filho, você já fez a sua lição de casa?
·          Não se preocupe, mãe, já está tudo pronto.
c) Utilizamos o travessão para unir grupos de palavras que indicam itinerários:
·         Disseram-me que não existe mais asfalto na rodovia BelémBrasília.
d) Utilizamos o travessão também para substituir a vírgula em expressões ou frases explicativas:
·         Pelé  o rei do futebol  anunciou sua aposentadoria.
Aspas ( “ ” )
As aspas são utilizadas com as seguintes finalidades:
a) Isolar palavras ou expressões que fogem à norma culta, como gírias, estrangeirismos, palavrões, neologismos, arcaísmos e expressões populares:
·         A aula do professor foi irada.
·         Ele me pediu um feedback da resposta do cliente.
b) Indicar uma citação direta:
·         Ia viajar! Viajei. Trinta e quatro vezes, às pressas, bufando, com todo o sangue na face, desfiz e refiz a mala. (O prazer de viajar - Eça de Queirós)
FIQUE ATENTO!
Caso haja necessidade de destacar um termo que já está inserido em uma sentença destacada por aspas, esse termo deve ser destacado com marcação simples ('), não dupla (").

Agora vamos treinar!!!!!
ATIVIDADE:
1. Complete as frases com os sinais de pontuação corretos.
a) Você gosta de melancia__
b) Muitos parabéns__
c) Estamos esperando por você há duas horas__
d) As horas passavam__
2. Indique a intencionalidade discursiva de cada frase através da indicação do tipo de frase.
a) A Mônica sabe.
b) A Mônica sabe?
c) A Mônica sabe!
3. Pontue corretamente o texto.
De temperamento calmo e pacífico__ Luciana__ a filha mais velha de Maria e Pedro__ gastava suas horas com a literatura__ lia livros de comédia__ romance__ drama__ suspense e terror__ lia escritores clássicos e escritores modernos__ lia prosa e poesia__ Onde encontrar Luciana no final da tarde__ Sentada à sombra de uma árvore__ lendo __
4. Indique os sinais de pontuação usados para…
a) Introduzir uma enumeração.
b) Indicar a suspensão ou interrupção de uma ideia ou pensamento.
c) Destacar citações e transcrições.
d) Substituir a vírgula na separação do vocativo.
e) Finalizar uma frase declarativa com sentido completo.
5. Indique a opção que apresenta erros de pontuação.
a) Você quer vir comigo ao parque?
b) Pare imediatamente com isso!
c) Quem sabe, um dia, você não aprende?
d) O estudante levava, o pão, na mochila.
As respostas deverão ser enviadas pelo e-mail: helaynenatalia@gmail.com
Data de entrega: 25/04/2020
P.S.: Qualquer dúvida deixe sua mensagem no blogger ou mesmo envie no whatsapp.
Bom trabalho!!!!!



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