sábado, 2 de maio de 2020

Língua Portuguesa - Sinais de Pontuação e Orações e pontuação - Semana referente a 27/04 a 01/05/20 Turmas: 200 e 201


AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA - Profª.: Helayne Araújo
Assunto: Sinais de Pontuação - Vírgula
Turmas: 200 e 201
Referente a semana de 27/04 a 01/05/20



Alguns links de vídeo-aulas para aprofundamento do assunto:



SINAIS DE PONTUAÇÃO (continuação) - VÍRGULA:

Vírgula ( , )

A vírgula indica uma pausa pequena, deixando a voz em suspenso à espera da continuação do período. Geralmente é usada:
- Nas datas, para separar o nome da localidade.
Por Exemplo:
São Paulo, 25 de agosto de 2017.
- Após os advérbios "sim" ou "não", usados como resposta, no início da frase.
Por Exemplo:
– Você gostou do vestido?
– Sim, eu adorei!
– Pretende usá-lo hoje?
– Não, no final de semana.
- Após a saudação em correspondência (social e comercial).
Exemplos:
Com muito amor,
Respeitosamente
,
- Para separar termos de uma mesma função sintática.
Por Exemplo:
A casa tem três quartos, dois banheiros, três salas e um quintal.
Obs.: a conjunção "e" substitui a vírgula entre o último e o penúltimo termo.
- Para destacar elementos intercalados, como:
a) uma conjunção
Por Exemplo:
Estudamos bastante, logo, merecemos férias!
b) um adjunto adverbial
Por Exemplo:
Estas crianças, com certezaserão aprovadas.
Obs.: a rigor, não é necessário separar por vírgula o advérbio e a locução adverbial, principalmente quando de pequeno corpo, a não ser que a ênfase o exija.
c) um vocativo
Por Exemplo:
Apressemo-nos, Lucas, pois não quero chegar atrasado.
d) um aposto
Por Exemplo:
Juliana, a aluna destaque, passou no vestibular.
e) Uma expressão explicativa (isto é, a saber, por exemplo, ou melhor, ou antes, etc.)
Por Exemplo:
O amor, isto éo mais forte e sublime dos sentimentos humanos, tem seu princípio em Deus.
- Para separar termos deslocados de sua posição normal na frase.
Por Exemplo:
O documento de identidade, você trouxe?
- Para separar elementos paralelos de um provérbio.
Por Exemplo:
Tal pai, tal filho.
- Para destacar os pleonasmos antecipados ao verbo.
Por Exemplo:
As flores, eu as recebi hoje.
- Para indicar a elipse de um termo.
Por Exemplo:
Daniel ficou alegre; eu, triste.
- Para isolar elementos repetidos.
Exemplos:
A casa, a casa está destruída.
Estão todos cansados, cansados de dar dó!
- Para separar orações intercaladas.
Por Exemplo:
O importante, insistiam os paisera a segurança da escola.
- Para separar orações coordenadas assindéticas.
Por Exemplo:
O tempo não para no porto, não apita na curva, não espera ninguém.
- Para separar orações coordenadas adversativas, conclusivas, explicativas e algumas orações alternativas.
Exemplos:
Esforçou-se muito, porém não conseguiu o prêmio.
Vá devagar, que o caminho é perigoso.
Estude muito, pois será recompensado.
As pessoas ora dançavam, ora ouviam música.
ATENÇÃO
Embora a conjunção "e" seja aditiva, há três casos em que se usa a vírgula antes de sua ocorrência:
1) Quando as orações coordenadas tiverem sujeitos diferentes.
Por Exemplo:
O homem vendeu o carro, e a mulher protestou.
Neste caso, "O homem" é sujeito de "vendeu", e "A mulher" é sujeito de "protestou".
2) Quando a conjunção "e" vier repetida com a finalidade de dar ênfase (polissíndeto).
Por Exemplo:
E chora, e rie grita, pula de alegria.
3) Quando a conjunção "e" assumir valores distintos que não seja da adição (adversidade, consequência, por exemplo)
Por Exemplo:
Coitada! Estudou muitoe ainda assim não foi aprovada.
- Para separar orações subordinadas substantivas e adverbiais (quando estiverem antes da oração principal).
Por Exemplo:
Quem inventou a fofoca, todos queriam descobrir.
Quando voltei, lembrei que precisava estudar para a prova.
- Para isolar as orações subordinadas adjetivas explicativas.
Por Exemplo:
A incrível professora, que ainda estava na faculdadedominava todo o conteúdo.  

ATIVIDADE:

PONTUAÇÃO – EXERCÍCIOS SOBRE VÍRGULAS

1) Use a vírgula quando necessário:

a) Se estudares serás aprovado; do contrário não cursarás medicina o que te deixará frustrado.

b) Logo depois do nascimento do filho em 21 de janeiro de 2000 os pais foram para o interior.

c) No primeiro dos três artigos que publicou na imprensa O presidente nefasto são numerosos os argumentos contra a venda de empresas estatais.

d) Porque os pais estavam desempregados o menino vendia balas na rua mas o seu sonho era frequentar a escola.

e) Depois quando já tinham vendido todas as empresas nacionais deram-se conta de que os compradores remeteriam o lucro para o exterior onde ficavam as matrizes.

f) Sexta-feira às 12 horas iremos espera-los no aeroporto.

g) Ele era honesto; o banqueiro desonesto.

h) Assim como há quem reclame do trabalho outros reclamam de não trabalhar.

i) Naquela manhã João ia sair para fazer compras.

j) Os maiores culpados são os que não contestam não lutam pelos seus direitos acham que não há solução que a vida é assim mesmo que cada povo tem o governo que merece.

k) Sua casa ficava na Favela do Angu na periferia da cidade o que o fazia gastar muito tempo para chegar ao trabalho.

l) O prefeito mandou construir um obelisco depois patrocinou um desfile de modas.

m) Este ano como se sabe é o ano de eleições. Cabe ao jovem feliz ou não votar com consciência.

n) Desejoso de escolher a nova diretoria do grêmio da escola Henrique por exclusão acabou votando na chapa do Antonio.

2) Deixo os meus bens: ao meu irmão não, aos sobrinhos nada, aos netos.

Ao encontrar esta frase no testamento da irmã, o irmão modificou a pontuação para que fosse ele o beneficiado. Escreva em seu caderno como ficaria a nova frase.

3) (FCC-SP) Cada um dos períodos seguintes foi pontuado de cinco formas diferentes. Leia-os todos e assinale a letra que corresponde ao período de pontuação correta.
a) A questão, porém, não é de pão, é de manteiga.
b) A questão porém, não é de pão é de manteiga.
c) A questão, porém, não é de pão é de manteiga.
d) A questão porém não: é de pão, é de manteiga.
e) A questão, porém não é de pão, é de manteiga.

Bjs.
Profª.: Helayne Araújo 

Data de entrega: 08/05/20
Enviar as respostas pelo e-mail: helaynenatalia@gmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AULA E ATIVIDADE PROJETO DE VIDA 1º ANO

SEGUE O LINK DA AULA E ATIVIDADE PROJETO DE VIDA 1º ANO: https://drive.google.com/file/d/1treRRXIHZKZzU8cridNdyckqB55Nq-jm/view?usp=sharing ...