PROFESSOR:
|
DISCIPLINA:
|
BIMESTRE-MÊS
|
Monica Correa de Sousa
|
Biologia
|
1º Bimestre-Março/Abril/Maio
|
JUSTIFICATIVA:
|
||
A proposta do bimestre fundamenta-se
na inserção do aluno nos conhecimentos iniciais de Biologia assim como
permitir que ele tenha acesso e compreenda o meio científico de forma
contextualizada aos conhecimentos atuais de inovação tecnológica na Ciência
com uma visão crítica da mesma. Também, que o aluno compreenda a importância
do estudo da ecologia e compreensão do funcionamento das relações entre os
seres vivos.
|
Atividades
prévias
|
Atividades
Didáticas- Conteúdos
|
Diálogo sobre a importância da Ciência
nos dias atuais.
|
01. O que é vida? O que é Ciência? As origens da ciência
e da Biologia;
02.
A natureza do conhecimento científico: o
método científico;
03. A função social do cientista; Ciência e ética;
(leitura e discussão do texto);
04. Exibição e discussão:
Explicando Ep.Cultos
05.
Tertúlias do Livro Pseudociência;
06.
Tertúlias do Livro Pseudociência;
07. Um pouco da história; A formação do universo, do
Sistema Solar e da Terra;
08.
Exibição: Cosmos Ep. 1.
09. Crenças antigas sobre a origem da vida: Abiogênese X Biogênese;
10.
Crenças antigas sobre a origem da vida: Abiogênese X Biogênese;
11.
Crenças modernas sobre a origem da vida: evolução química;
12.
Composição química dos seres- vivos; Metabolismo; Componentes inorgânicos dos
seres- vivos; Componentes orgânicos dos seres- vivos;
13. Atividades;
14.
Correção da avaliação;
15.
Bases da ecologia: histórico; Um olhar estrutural da natureza; Conceitos
básicos em Ecologia;
16.
Fluxo de energia; Interações entre cadeias alimentares;
17.
Ciclos da Matéria;
18.
Ciclos da Matéria;
19.
Ciclos da Matéria;
20
Quiz;.
21.
Relações ecológicas: desarmônicas;
22.
Relações ecológicas: harmônica;
23. Jogo das relações ecológicas;
24.
Sucessões ecológicas; Biogeografia;
25.
Biomas brasileiros;
26.
Biomas brasileiros;
27. Dinâmica de populações;
28. Dinâmica de populações;
29. Dinâmica de populações;
30. Simulação de crescimento
exponencial e logístico na quadra da escola.
|
Fontes
e Referências
|
|
Livros:
Favaretto,J.
A. Biologia unidade e diversidade.
v.1. Ed. São Paulo:FTD,2016.
Lopes,S.;
Rosso,S. Conecte Bio. Vol. 1. São
Paulo: Saraiva, 2011.
Pilati,
Ronaldo. Ciência e pseudociência:
porque acreditamos naquilo em que queremos acreditar. São Paulo:
Contexto, 2018. Pg. 97-124.
SER
PROTAGONISTA. Biologia Ensino Médio.
Vol. 1. 2ª edição. São Paulo: SM, 2013.
Salvador,
N; Canalle, J. B. G.. Astronomia: ensino fundamental e médio.
Brasília: MEC, SEB; MCT; AEB, 2009. Vol. 11, pg. 132-137.
Steiner,
J. E. Estudos avançados 20 (58), 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ea/v20n58/20.pdf.
Filmes/ vídeos:
Cosmos (Temp.1, ep. 1). Direção: Brandon Braga, Bill Pope
d Ann Druyan. Produção: Livia Hanich e Steven Holtzman. Estados Unidos: 2014.
Produtora: Cosmos Studios Fuzzy Door Produtions.
Explained (Temp.2, ep. 10). Direção: Ezra Klein. Produção: Ezra
Klein, Kara Rozansky, Claire Gordon, Chad Mumm, Lisa Nishimura,
Joe Posner, Jason Spingarn-Koff, Kate
Townsend. Estados Unidos: 2018. Produtora: Netflix.
|
|
Atividades
Didáticas
|
|
Aula expositiva e dialogada;
Atividades;
Exibição de vídeos;
Aulas experimentais;
Jogos;
Tertúlias
dialógicas.
|
|
Atividades
Didáticas- Cooperativas
|
Temas
Transversais
|
Experimentos na disciplina Práticas
Laboratoriais;
Interação em jogos.
|
Ética, Meio Ambiente e trabalho e
consumo.
|
Atividades
Complementares
|
Valores
|
Leitura e discussão de textos.
|
Respeito, compromisso, diálogo, união
e dinamismo.
|
Critérios
de Avaliação
|
Anotações
|
AVA I: Avaliação bimestral
AVA II: Frequência + participação
AVA III: Atividades
AVA IV: Relatórios
|
Depois da aula
16 foi feito um podcast de resumo das aulas anteriores
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário