quarta-feira, 3 de junho de 2020

1º ano Biologia, 1º bimestre


PROFESSOR:
DISCIPLINA:
BIMESTRE-MÊS
Monica Correa de Sousa
Biologia
1º Bimestre-Março/Abril/Maio
JUSTIFICATIVA:
A proposta do bimestre fundamenta-se na inserção do aluno nos conhecimentos iniciais de Biologia assim como permitir que ele tenha acesso e compreenda o meio científico de forma contextualizada aos conhecimentos atuais de inovação tecnológica na Ciência com uma visão crítica da mesma. Também, que o aluno compreenda a importância do estudo da ecologia e compreensão do funcionamento das relações entre os seres vivos.
Atividades prévias
Atividades Didáticas- Conteúdos
Diálogo sobre a importância da Ciência nos dias atuais.
01. O que é vida? O que é Ciência? As origens da ciência e da Biologia;
02. A natureza do conhecimento científico: o método científico;
03. A função social do cientista; Ciência e ética; (leitura e discussão do texto);
04. Exibição e discussão: Explicando Ep.Cultos
05. Tertúlias do Livro Pseudociência;
06. Tertúlias do Livro Pseudociência;
07. Um pouco da história; A formação do universo, do Sistema Solar e da Terra;
08. Exibição: Cosmos Ep. 1.
09. Crenças antigas sobre a origem da vida: Abiogênese X Biogênese;
10. Crenças antigas sobre a origem da vida: Abiogênese X Biogênese;
11. Crenças modernas sobre a origem da vida: evolução química;
12. Composição química dos seres- vivos; Metabolismo; Componentes inorgânicos dos seres- vivos; Componentes orgânicos dos seres- vivos;
13.  Atividades;
14. Correção da avaliação;
15. Bases da ecologia: histórico; Um olhar estrutural da natureza; Conceitos básicos em Ecologia;
16. Fluxo de energia; Interações entre cadeias alimentares;
17. Ciclos da Matéria;
18. Ciclos da Matéria;
19. Ciclos da Matéria;
20 Quiz;.
21. Relações ecológicas: desarmônicas;
22. Relações ecológicas: harmônica;
23. Jogo das relações ecológicas;
24. Sucessões ecológicas; Biogeografia;
25. Biomas brasileiros;
26. Biomas brasileiros;
27. Dinâmica de populações;
28. Dinâmica de populações;
29. Dinâmica de populações;
30. Simulação de crescimento exponencial e logístico na quadra da escola.

Fontes e Referências
Livros:
Favaretto,J. A. Biologia unidade e diversidade.  v.1. Ed. São Paulo:FTD,2016.
Lopes,S.; Rosso,S. Conecte Bio. Vol. 1. São Paulo: Saraiva, 2011.
Pilati, Ronaldo. Ciência e pseudociência: porque acreditamos naquilo em que queremos acreditar. São Paulo: Contexto, 2018. Pg. 97-124.
SER PROTAGONISTA. Biologia Ensino Médio. Vol. 1. 2ª edição. São Paulo: SM, 2013.
Salvador, N; Canalle, J. B. G.. Astronomia: ensino fundamental e médio. Brasília: MEC, SEB; MCT; AEB, 2009. Vol. 11, pg. 132-137.
Steiner, J. E. Estudos avançados 20 (58), 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ea/v20n58/20.pdf.
Filmes/ vídeos:
Cosmos (Temp.1, ep. 1). Direção: Brandon Braga, Bill Pope d Ann Druyan. Produção: Livia Hanich e Steven Holtzman. Estados Unidos: 2014. Produtora: Cosmos Studios Fuzzy Door Produtions.
Explained (Temp.2, ep. 10). Direção: Ezra Klein. Produção: Ezra Klein, Kara Rozansky, Claire Gordon, Chad Mumm, Lisa Nishimura, Joe Posner, Jason Spingarn-Koff, Kate Townsend. Estados Unidos: 2018. Produtora: Netflix.
Atividades Didáticas
Aula expositiva e dialogada;
Atividades;
Exibição de vídeos;
Aulas experimentais;
Jogos;
Tertúlias dialógicas.                  
Atividades Didáticas- Cooperativas
Temas Transversais
Experimentos na disciplina Práticas Laboratoriais;
Interação em jogos.
Ética, Meio Ambiente e trabalho e consumo.
Atividades Complementares
Valores
Leitura e discussão de textos.
Respeito, compromisso, diálogo, união e dinamismo.
Critérios de Avaliação
Anotações
AVA I: Avaliação bimestral
AVA II: Frequência + participação
AVA III: Atividades
AVA IV: Relatórios
Depois da aula 16 foi feito um podcast de resumo das aulas anteriores

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AULA E ATIVIDADE PROJETO DE VIDA 1º ANO

SEGUE O LINK DA AULA E ATIVIDADE PROJETO DE VIDA 1º ANO: https://drive.google.com/file/d/1treRRXIHZKZzU8cridNdyckqB55Nq-jm/view?usp=sharing ...