Disciplina: PRODUÇÃO TEXTUAL
E LEITURA
2º Ano Turmas: 200 / 201
Profª.: Karin Cibelle
Assunto: Redação do ENEM / Competências
De tudo, ao meu amor serei
atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.
Quero vivê-lo em cada vão
momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento.
E assim, quanto mais tarde
me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama.
Eu possa me dizer do amor
(que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.
Vinicius de Moraes pertence à segunda geração modernista da poesia brasileira. No famoso Soneto da Fidelidade, o autor fala sobre o amor e a contradição de sentimentos por meio de figuras de linguagem como a metáfora e o paradoxo.
A redação
do ENEM é um texto dissertativo-argumentativo, pois são avaliadas 5
competências que os estudantes devem respeitar para realizar a prova.
A
construção desse texto se dá através da compreensão do tema que é proposto com
o auxílio de uma coletânea de textos, onde estão informações bem importantes
para compreender o tema em questão. A partir daí o vestibulando deve
desenvolver os seguintes parágrafos:
Introdução: a
introdução é a apresentação inicial do texto, onde se é apresentada uma tese.
Desenvolvimento: o
desenvolvimento é composto de argumentos (I e II), onde o estudante defende a
tese que foi apresentada na introdução. Nesse ponto, podem ser usados dados
estatísticos, citações e tudo mais.
Conclusão: na
conclusão deve ser apresentada uma proposta de solução para a questão social
colocada em pauta pelo Exame.
#dica: Atente-se em expor mais suas teses do que
meramente ideias, ok?
Um ponto
importante, antes de tudo, é ter a certeza de que o tema foi bem compreendido.
Se não for bem compreendido, a fuga do tema ocorrerá facilmente e a redação
será zerada.
Aí é que entram os textos de apoio! Utilizá-los para
certificar de que o tema está realmente sendo compreendido é fundamental. Leia
e releia sempre que for necessário. A missão
principal deles é informar qual é o enfoque que deve ser dado na redação que
será desenvolvida.
E o que você não pode fazer com os textos de apoio?
· Ficar preso a eles. Eles são para auxiliar, não para te
guiar durante toda a escrita.
· Copiar trechos dos textos:
o candidato pode, no máximo, citar algo que está sendo apresentado nos textos
de apoio, porém, a cópia de trechos inteiros são mal interpretadas e as linhas
que são usadas na redação para apresentar esses trechos não são computadas, ou
seja, você pode ficar com menos linhas do que é exigido no Exame.
No mais,
é muita leitura e treinar bastante e se manter sempre informado através de jornais,
revistas, podcats! 📰
Por que tem que ser feita uma redação no ENEM? Bom, a
escrita é fundamental para a formação de qualquer cidadão, mesmo que não
necessite em seu meio profissional e pessoal com muita frequência. Além disso,
dominar a escrita ajuda também na interpretação, que é muito exigida na prova,
como já falamos aqui no nosso blog. É difícil vermos alguém que escreve bem com
dificuldades em interpretação e vice-versa.
A avaliação da redação visa algumas habilidades do aluno que
está prestando o exame como: repertório cultural, capacidade de fazer citações,
seu potencial em concentrar informações sobre determinado tema, sua habilidade
em propor soluções para problemas sociais, assim por diante.
A redação do ENEM é redigida de forma dissertativa-argumentativa,
ou seja, na redação se deve defender um ponto de vista sobre o tema proposto. A
avaliação é feita através de 5 critérios, chamados de competências. São eles:
1 –
Domínio da norma culta da Língua Portuguesa:
Avalia-se
a capacidade de o aluno utilizar a linguagem formal na produção do texto e que
tenha domínio das regras de nossa língua.
2 –
Domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo e compreensão da proposta:
É
avaliada a capacidade do candidato de desenvolver um texto no tipo proposto,
defendendo um ponto de vista e é avaliado também compreensão do candidato sobre
o tema indicado.
3 –
Coerência Textual:
Neste
critério, o aluno deverá demonstrar capacidade de reunir argumentos em torno de
uma ideia principal, selecionando informações sobre o tema.
4 –
Coesão Textual:
Avalia-se
a organização de orações, frases e parágrafos que resultará num texto claro e
eficaz.
5 –
Validade da proposta de intervenção:
O
candidato deve apresentar as propostas de solução dos problemas sociais abordados
na sua redação e elas devem ser válidas e coerentes com o que foi proposto.
Lembrando que cada competência tem a pontuação máxima de 200 e
desenvolver um texto ciente do que elas pedem irá ajudar e muito nos seus
resultados. Quem sabe não rola um 1000? 😀
Atividade: Produção textual - Dissertativo-argumentativo
Tema: Desafios para a adoção no Brasil.
Redação com no mínimo 20 linhas e no máximo 30 linhas. Alunos essa é a hora de praticar.
Prazo: 19/06/2020 e-mail: Karinvalentelima@gmail.com
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