terça-feira, 16 de junho de 2020

Produção de Texto e Leitura 2º ano - 8 a 12/06

Disciplina: PRODUÇÃO TEXTUAL E LEITURA
2º Ano Turmas: 200 / 201
Profª.: Karin Cibelle
Assunto: Redação do ENEM / Competências 




De tudo, ao meu amor serei atento

Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.

Quero vivê-lo em cada vão momento

E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento.

E assim, quanto mais tarde me procure

Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama.

Eu possa me dizer do amor (que tive):

Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.


Vinicius de Moraes pertence à segunda geração modernista da poesia brasileira. No famoso Soneto da Fidelidade, o autor fala sobre o amor e a contradição de sentimentos por meio de figuras de linguagem como a metáfora e o paradoxo.





A redação do ENEM é um texto dissertativo-argumentativo, pois são avaliadas 5 competências que os estudantes devem respeitar para realizar a prova. 


A construção desse texto se dá através da compreensão do tema que é proposto com o auxílio de uma coletânea de textos, onde estão informações bem importantes para compreender o tema em questão. A partir daí o vestibulando deve desenvolver os seguintes parágrafos:
Introdução: a introdução é a apresentação inicial do texto, onde se é apresentada uma tese.
Desenvolvimento: o desenvolvimento é composto de argumentos (I e II), onde o estudante defende a tese que foi apresentada na introdução. Nesse ponto, podem ser usados dados estatísticos, citações e tudo mais.
Conclusão: na conclusão deve ser apresentada uma proposta de solução para a questão social colocada em pauta pelo Exame.

#dica: Atente-se em expor mais suas teses do que meramente ideias, ok? 
Um ponto importante, antes de tudo, é ter a certeza de que o tema foi bem compreendido. Se não for bem compreendido, a fuga do tema ocorrerá facilmente e a redação será zerada. 
Aí é que entram os textos de apoio! Utilizá-los para certificar de que o tema está realmente sendo compreendido é fundamental. Leia e releia sempre que for necessário. A missão principal deles é informar qual é o enfoque que deve ser dado na redação que será desenvolvida.
E o que você não pode fazer com os textos de apoio?
·         Ficar preso a eles. Eles são para auxiliar, não para te guiar durante toda a escrita.
·         Copiar trechos dos textos: o candidato pode, no máximo, citar algo que está sendo apresentado nos textos de apoio, porém, a cópia de trechos inteiros são mal interpretadas e as linhas que são usadas na redação para apresentar esses trechos não são computadas, ou seja, você pode ficar com menos linhas do que é exigido no Exame.
No mais, é muita leitura e treinar bastante e se manter sempre informado através de jornais, revistas, podcats! 📰





Por que tem que ser feita uma redação no ENEM? Bom, a escrita é fundamental para a formação de qualquer cidadão, mesmo que não necessite em seu meio profissional e pessoal com muita frequência. Além disso, dominar a escrita ajuda também na interpretação, que é muito exigida na prova, como já falamos aqui no nosso blog. É difícil vermos alguém que escreve bem com dificuldades em interpretação e vice-versa.
A avaliação da redação visa algumas habilidades do aluno que está prestando o exame como: repertório cultural, capacidade de fazer citações, seu potencial em concentrar informações sobre determinado tema, sua habilidade em propor soluções para problemas sociais, assim por diante.
A redação do ENEM é redigida de forma dissertativa-argumentativa, ou seja, na redação se deve defender um ponto de vista sobre o tema proposto. A avaliação é feita através de 5 critérios, chamados de competências. São eles:

1 – Domínio da norma culta da Língua Portuguesa:
Avalia-se a capacidade de o aluno utilizar a linguagem formal na produção do texto e que tenha domínio das regras de nossa língua.

2 – Domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo e compreensão da proposta:
É avaliada a capacidade do candidato de desenvolver um texto no tipo proposto, defendendo um ponto de vista e é avaliado também compreensão do candidato sobre o tema indicado.

3 – Coerência Textual:
Neste critério, o aluno deverá demonstrar capacidade de reunir argumentos em torno de uma ideia principal, selecionando informações sobre o tema.

4 – Coesão Textual:
Avalia-se a organização de orações, frases e parágrafos que resultará num texto claro e eficaz.

5 – Validade da proposta de intervenção:
O candidato deve apresentar as propostas de solução dos problemas sociais abordados na sua redação e elas devem ser válidas e coerentes com o que foi proposto.

Lembrando que cada competência tem a pontuação máxima de 200 e desenvolver um texto ciente do que elas pedem irá ajudar e muito nos seus resultados. Quem sabe não rola um 1000? 😀


















Atividade: Produção textual - Dissertativo-argumentativo 
Tema: Desafios para a adoção no Brasil.
Redação com no mínimo 20 linhas e no máximo 30 linhas. Alunos essa é a hora de praticar.
Prazo: 19/06/2020 e-mail: Karinvalentelima@gmail.com


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