O que é estético, assim como entendiam os gregos, atrai os sentidos. Logo, tudo o que atravessa as sensações humanas poderia ser considerado “coisa” estética. Entretanto, as teorizações acerca da Estética com o olhar para o homem como produtor de conhecimento sobre suas experiências sensoriais só acontecem, assim como nos damos conta hoje, a partir do século XVIII, quando o conceito grego aisthetiké é rearticulado e redirecionado para as discussões sobre o Belo partindo de uma perspectiva antropocêntrica.
Voltada principalmente para a beleza e à arte, a Estética está intimamente ligada à realidade e às pretensões humanas de dominar, moldar, representar, reproduzir, completar, alterar, apropriar-se do mundo como realidade humanizada. Na contemporaneidade, a Estética nos conduz para além do império da técnica, das máquinas e da arte como produto comercial, ou do belo como conceito acessível para poucos, na busca de espaço de reflexão, pensamento, representação e contemplação do mundo.
O estudo da estética é melhor desenvolvido no campo da filosofia, aqui, faremos uma abordagem superficial sobre o tema. Futuramente farão um aprofundamento nas aulas de filosofia.
Acesse os link abaixo para um maior entendimento:
Que dia para entregar?
ResponderExcluir