domingo, 29 de março de 2020

Língua Portuguesa - 3ª Série PROFª.: HELAYNE ARAÚJO


MATERIAL DE REVISÃO SOBRE AS CLASSES GRAMATICAIS
PROFª.: HELAYNE ARAÚJO
REFERENTE A SEMANA 17/03 a 20/03/2020


Olá meus queridos (as), em meio a essa pandemia que nos cerca, estar em casa é a melhor forma de nos resguardarmos e de proteger quem amamos também, certo?! Fiquem em casa!!!!! Mas o isolamento social não significa férias, portanto vamos estudar!!!!! Começaremos dando continuidade a aula do nosso último encontro presencial - Classes Gramaticais (REVISÃO):

Palavras Variáveis e Flexões

Substantivo
O substantivo é a palavra que nomeia os objetos, lugares, ações, qualidades e praticamente tudo ao nosso redor. O substantivo por ser variável pode ter mudanças de acordo com o gênero (masculino e feminino), número (singular e plural) e grau (aumentativo e diminutivo). 
Exemplos de substantivos: Ana, Raphael, sentimento, Itália, copo.
Verbo
verbo tem como função indicar ações, estado ou fenômeno da natureza.
Exemplos de verbos: andando, nadando, falar, cantar, chovendo, sou”. 
Por ser variável, o verbo pode sofrer flexões de acordo com a pessoa (primeira, segunda e terceira), o modo em que é falado (indicativo, subjuntivo e imperativo) e voz (ativa, passiva e reflexiva)
Adjetivo
adjetivo possui a capacidade de atribuir qualidade ou alguma característica aos substantivos. Como por exemplo a qualidade de ser “carinhosa”, pode ser encaixada ao lado do substantivo “moça” ou “pessoa”, como por exemplo “ uma moça carinhosa”. Já a qualidade “bondade” não pode ser colocada ao lado do substantivo “moça”, pois ficaria “moça bondade”.
Exemplos de adjetivos: feliz, amável, bondosa.
O gênero (uniforme e biforme), número (simples e composto) e grau (comparativo e superlativo), são fatores que geram o processo de variação gramatical dos adjetivos.
Pronome
pronome está sempre junto ao substantivo, seja substituindo ou ao lado dele, a sua função é indicar a relação das pessoas dentro do discurso. Por ser flexível, o gênero, pessoa ou número pode mudar a forma em que o pronome está.
Exemplos de pronomes: eu, você, tu, ele, ela, vós, nós, elas, aquele, contigo.
Artigo
artigo está antes do substantivo, como por exemplo “ Itália é encantadora”, nessa frase “Itália” é substantivo e “a” é o artigo. Logo se fosse a frase “os copos estão organizados”, o artigo passaria para o plural e mudaria o gênero, sendo assim ele é passível de variação e pode mudar de acordo com o gênero, número e pessoa.
Exemplos de artigos: o, as, uns, a, os, uma.
Numeral
O numeral é a palavra que pode mudar por causa do gênero, número e grau. Ela é responsável por indicar a posição ou quantidade de elementos presentes.
Exemplos de numerais: um, dois, três, primeiro, centena.

Palavras Invariáveis

Preposição
A proposição conecta duas partes em uma oração. 
As preposições essenciais são: a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, per, perante, por, sem, sob, sobre, trás.
Conjunção
A conjunção tem a função de conectar ou relacionar duas orações ou dois termos com a mesma função sintática. A locução conjuntiva ocorre quando duas ou mais palavras trabalham como conjunção.
Exemplos de conjunções: e, nem, mas também, mas, porém, contudo, todavia, entretanto, ou, quer logo, pois, portanto, porque, que, se, como, já que, visto que, caso, desde que, assim como, conforme, depois que, assim que, para que, a fim de que. 
Interjeição
A interjeição é a palavra que manifesta emoções, sentimentos e outras expressões.
Exemplos de interjeições: Oba!, Olá!, Psiu!, Eba!, Ishi! 
Advérbio
Essa palavra é capaz de mudar o verbo, o advérbio ou até mesmo outros advérbios, podendo expressar circunstâncias de tempo, modo, intensidade, etc.
Exemplos de Advérbios: muito, aqui, talvez, mal.

ATIVIDADE - REVISÃO - Classes Gramaticais Variáveis e Invariáveis
Referente a semana 23/03 a 27/03/2020

Depois da revisão, agora é hora de praticar e testar os nossos conhecimentos. Ok! Então, mãos a obra!!!!!

1 – (UFMG) – As expressões sublinhadas correspondem a um adjetivo, exceto em:
a) João Fanhoso anda amanhecendo sem entusiasmo.
b) Demorava-se de propósito naquele complicado banho.
c) Os bichos da terra fugiam em desabalada carreira.
d) Noite fechada sobre aqueles ermos perdidos da caatinga sem fim.
e) E ainda me vem com essa conversa de homem da roça.

2 – Univ. de Passo Fundo – RS – Em “Não choremos, amigo, a mocidade!”, o termo amigo tem a mesma função sintática que o segmento destacado na alternativa:
a) Que educação é essa, meu filho, que autoriza troçar assim das pessoas de idade?   
b) As crianças, um menino e uma menina, foram resgatadas a tempo.
c) Para não ser roubado o dinheiro, o menino chegou a escondê-lo entre a palma do pé e as meias.
d) Dona Bibiana, professorinha respeitada, percorria a cavalo aqueles rincões.
e) O irmão do Nogueira, o Zeferino, viveu muito pouco em nossa companhia
3 – (IBGE)  Assinale o par de frases em que as palavras sublinhadas são substantivo e pronome, respectivamente:
a)A imigração tornou-se necessária. / É dever cristão praticar o bem.
b)A Inglaterra é responsável por sua economia. / Havia muito movimento na praça.
c)Fale sobre tudo o que for preciso. / O consumo de drogas é condenável.
d)Pessoas inconformadas lutaram pela abolição. / Pesca-se muito em Angra dos Reis.
e)Os prejudicados não tinham o direito de reclamar. / Não entendi o que você disse.

4 – (U-BRASÍLIA) – Assinale o item que só contenha preposições:
a) durante, entre, sobre 
b) com, sob, depois
c) para, atrás, por
d) em, caso, após
e) após, sobre, acima

5 – (TTN) – Observe as palavras grifadas da seguinte frase: “Encaminhamos a V. Senhoria cópia autêntica do Edital nº 19/82.” Elas são, respectivamente:
a) verbo, substantivo, substantivo 
b) verbo, substantivo, advérbio e) pronome, adjetivo, adjetivo
c) verbo, substantivo, adjetivo
d) pronome, adjetivo, substantivo

6 – (EPCAR) – Aponte a alternativa em que a palavra em negrito é conjunção explicativa:
a) Como estivesse cansado, não foi trabalhar.
b) Assim que fores ao Rio, não te esqueças de avisar-me.
c) Retirou-se antes, já que assim o quis.
d) Não se aborreça, que estamos aqui para ouvi-lo.
e) Não compareceu, porque não foi avisado.

7 – (ITA) – Assinalar a alternativa que corretamente preenche a lacuna da sentença: “……. meus conselhos, ele pediu demissão.”
a) Entrementes 
b) Máxime
c) Mormente
d) Malgrado
e) Destarte

8 – (FUVEST) – Assinale a alternativa em que está correta a forma plural:
a) júnior – júniors
b) mal – maus
c) fuzil – fuzíveis
d) gavião – gaviães
e) atlas – atlas

9 – (FUVEST) – Além de parecer não ter rotação, a Terra parece também estar imóvel no meio dos céus. Ptolomeu dá argumentos astronômicos para tentar mostrar isso. Para entender esses argumentos, é necessário lembrar que, na antiguidade, imaginava-se que todas as estrelas (mas não os planetas) estavam distribuídas sobre uma superfície esférica, cujo raio não parecia muito superior à distância da Terra aos planetas. Suponhamos agora que a Terra esteja no centro da esfera das estrelas. Neste caso, o céu visível à noite deve abranger, de cada vez, exatamente a metade da esfera das estrelas. E assim parece realmente ocorrer: em qualquer noite, de horizonte a horizonte, é possível contemplar, a cada instante, a metade do zodíaco. Se, no entanto, a Terra estivesse longe do centro da esfera estelar, então o campo de visão à noite não seria, em geral, a metade da esfera: poderíamos ver mais da metade, outras vezes poderíamos ver menos da metade, de horizonte a horizonte. Portanto, a evidência astronômica parece indicar que a Terra está no centro da esfera de estrelas. E se ela está sempre no centro, ela não se move em relação às estrelas. (Roberto de A. Martins, Introdução geral ao Commentariolus de Nicolau Copernico)
Os termos além de, no entanto, então, portanto estabelecem, no texto, relações, respectivamente, de:
a) distanciamento – objeção – tempo – efeito
b) adição – objeção – tempo – conclusão
c) distanciamento – consequência – conclusão – efeito
d) distanciamento – oposição – tempo – consequência
e) adição – oposição – consequência – conclusão

P.S.: Peço que enviem as respostas da atividade para o e-mail helaynenatalia@gmail.com
Data de Entrega: 02/04/2020
BOM TRABALHO!!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AULA E ATIVIDADE PROJETO DE VIDA 1º ANO

SEGUE O LINK DA AULA E ATIVIDADE PROJETO DE VIDA 1º ANO: https://drive.google.com/file/d/1treRRXIHZKZzU8cridNdyckqB55Nq-jm/view?usp=sharing ...