segunda-feira, 6 de abril de 2020

2º an Bio: aulas referente a semana 06/04 a 10/04/2020

Na aula passada vimos o processo de respiração celular de forma geral. Na aula dessa semana veremos de forma mais detalhada os 3 processos de respiração celular: glicólise, ciclo de Krebs e cadeia respiratória.

  • Os vídeos baixo são sugestões. Vocês podem assistir também em outros canais o mesmo assunto.

Glicólise
Ciclo de Krebs
Cadeia respiratória



  • Agora vamos ver outras formas de obtenção de energia: a Fotossíntese:




ATIVIDADE 1:


1.(UECE-2007) Certas organelas produzem moléculas de ATP e outras utilizam o ATP produzido, pelas primeiras, para a síntese orgânica a partir do dióxido de carbono. Estamos falando, respectivamente, de:

a) lisossomos e cloroplastos.
b) mitocôndrias e complexo de Golgi.
c) mitocôndrias e cloroplastos.
d) lisossomos e mitocôndrias.

2. (UFSC-2003) “A ingestão em quantidades elevadas de aspirina (5 a 10 gramas, no caso de crianças) pode acarretar o bloqueio da respiração celular, um quadro de intoxicação fatal”.
(Texto extraído do Jornal Universitário da UFSC, publicado em julho de 2001, p. 12).
Sobre o processo de respiração celular, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

01. Parte dele acontece no hialoplasma, quando ocorre a quebra da molécula de glicose.
02. Durante a glicólise, uma molécula de 6 carbonos é quebrada em duas moléculas de 3 carbonos, produzindo energia sob a forma de ATP.
04. Esse processo é menos eficiente na obtenção de ATP do que a respiração anaeróbica, já que esta independe da presença de oxigênio e de glicose.
08. Uma organela fundamental para a sua ocorrência é o centríolo, que permite a entrada da glicose na célula.
16. Ao seu final, são produzidas moléculas de gás carbônico, água e ATP.
32. Algumas etapas desse processo ocorrem dentro das mitocôndrias.

SOMA= (     )

3.(VUNESP-2005) Com relação às equações que descrevem dois importantes processos biológicos

 I. 12H2O + 6CO2® C6H12O6 + 6O2 + 6H2O
 II. C6H12O6 + 6O2® 6H2O + 6CO2

Pode-se afirmar que:

a) I ocorre nos cloroplastos, apenas em células vegetais, e II ocorre nas mitocôndrias, apenas em células animais.
b) I ocorre nas mitocôndrias, tanto em células animais quanto vegetais, e II ocorre nos cloroplastos, apenas em células vegetais.
c) I ocorre nas mitocôndrias, apenas em células animais, e II ocorre nos cloroplastos, apenas em células vegetais.
d) I ocorre nos cloroplastos, apenas em células vegetais, e II ocorre nas mitocôndrias, tanto em células animais quanto vegetais.
e) I ocorre nos cloroplastos e mitocôndrias, apenas em células vegetais, e II ocorre nas mitocôndrias, apenas em células animais.

4.(UEPB-2006) O processo de oxidação dos alimentos através do qual a planta obtém energia para a manutenção de seus processos vitais denomina-se:

a) Fotólise
b) Respiração
c) Fotossíntese
d) Transpiração
e) Diálise
5.(UEPB-2006) Entre outras organelas, a célula vegetal apresenta mitocôndrias e cloroplastos, com funções especializadas. Entre as substâncias citadas a seguir, é produzido(a) nos cloroplastos e pode ser utilizado(a) nas mitocôndrias:

a) o ATP
b) a glicose
c) o gás carbônico
d) o ácido pirúvico
e) o oxigênio

6.(VUNESP-2010) No quadro negro, a professora anotou duas equações químicas que representam dois importantes processos biológicos, e pediu aos alunos que fizessem algumas afirmações sobre elas.

Equações:

I. 12H2O + 6CO2 → C6H12O6 + 6O2 + 6H2O
II. C6H12O6 + 6O2 → 6H2O + 6CO2

Pedro afirmou que, na equação I, o oxigênio do gás carbônico será liberado para a atmosfera na forma de O2 João afirmou que a equação I está errada, pois o processo em questão não forma água. Mariana afirmou que o processo representado pela equação II ocorre nos seres autótrofos e nos heterótrofos. Felipe afirmou que o processo representado pela equação I ocorre apenas em um dos cinco reinos: Plantae. Patrícia afirmou que o processo representado pela equação II fornece, à maioria dos organismos, a energia necessária para suas atividades metabólicas.

Pode-se dizer que:

a) todos os alunos erraram em suas afirmações.
b) todos os alunos fizeram afirmações corretas.
c) apenas as meninas fizeram afirmações corretas.
d) apenas os meninos fizeram afirmações corretas.
e) apenas dois meninos e uma menina fizeram afirmações corretas.

7.(Unifesp-2003) Considere as duas afirmações que seguem.

I. A energia luminosa é transformada em energia química.
II. A energia química acumulada é transformada em outra forma de energia química, que permite sua utilização imediata.

É correto afirmar que:

a) I corresponde à fotossíntese e II, à quimiossíntese. Ambos os processos ocorrem numa mesma célula, em momentos diferentes.
b) I corresponde à fotossíntese e II, à respiração. Esses processos não ocorrem numa mesma célula. c) I corresponde à fotossíntese e II, à respiração. Ambos os processos ocorrem numa mesma célula, em momentos simultâneos.
d) I corresponde à quimiossíntese e II, à respiração. Esses processos não ocorrem numa mesma célula.
e) I corresponde à fotossíntese e II, à fermentação. Ambos os processos ocorrem numa mesma célula, em momentos diferentes.

8.(VUNESP-2005) Os esquemas representam três rotas metabólicas possíveis, pelas quais a glicose é utilizada como fonte de energia.

a) Quais rotas ocorrem em ambiente totalmente anaeróbico?
b) Cite dois grupos de organismos nos quais se verificam as rotas 1 e 2. Cite dois produtos da indústria alimentícia fabricados a partir dos processos representados nessas rotas.

RESPOSTAS PODEM SER ENVIADAS PELO BLOG OU ATRAVÉS DO EMAIL: MIOCNA.BIO@GMAIL.COM.


NÃO ESQUEÇAM!
ORGANIZEM SEUS HORÁRIOS DE ESTUDO.
TIREM DÚVIDAS ATRAVÉS DESSE BLOG.
ASSISTAM AOS VÍDEOS PARA RESPONDER AS ATIVIDADES.


DATA DE ENTREGA: 14/04/2020


BONS ESTUDOS!!!


3 comentários:

AULA E ATIVIDADE PROJETO DE VIDA 1º ANO

SEGUE O LINK DA AULA E ATIVIDADE PROJETO DE VIDA 1º ANO: https://drive.google.com/file/d/1treRRXIHZKZzU8cridNdyckqB55Nq-jm/view?usp=sharing ...