segunda-feira, 6 de abril de 2020

AULA: Revisão sobre Frase, Oração e Período - 3ª Série - T: 300 Profª.: Helayne Araújo



Aula de Revisão – TERCEIRÃO – Língua Portuguesa
Profª.: Helayne Araújo
Aula + Atividade referentes a semana 30/03 a 03/04/2020

Frase, oração e período são três conceitos essenciais da sintaxe.
Uma frase é um enunciado que apresenta um sentido e uma estrutura completa. A estruturação de palavras em frase visa a um propósito de comunicação, de transmissão de um conteúdo. Existem frases simples e complexas, nominais e verbais, com diferentes intenções comunicativas.

Uma oração é uma unidade sintática que indica uma ação verbal. As frases mais complexas apresentam um ou mais verbos ou locuções verbais. Cada um desses verbos ou locuções verbais é uma oração.

Um período é uma frase onde há a junção de uma ou mais orações de sentido completo. são simples ou compostos, conforme o número de orações que apresentam.

Frase
Frase é um conceito muito abrangente, compreendendo desde estruturas muito simples a estruturas muito complexas:
  • Bom dia!
  • Não.
  • Para!
  • Cuidado com isso!
  • O menino não obedeceu ao pai.
  • Por favor, sente-se aqui comigo.
  • Você quer saber o motivo da minha preocupação?
  • Embora tenha sido pedida a colaboração de todos, poucos funcionários dedicaram parte do seu tempo à elaboração de uma lista de melhorias do processo de produção da fábrica.
Uma frase é classificada de frase verbal quando apresenta um verbo na sua constituição e de frase nominal quando não apresenta um verbo na sua constituição.
Frase verbal: Você leu o projeto com atenção?
Frase nominal: Que maravilha!
Veja também outros exemplos de frases nominais.
Conforme a intencionalidade comunicativa que apresentam, as frases podem ser classificadas em diferentes tipos de frase.
Frase declarativa: Gosto muito de ler.
Frase interrogativa: Você gosta de ler?
Frase imperativa: Leia mais!
Frase exclamativa: Que bonita leitura!
Frase optativa: Tomara que ele leia sem errar!
Além disso, caso exprimam uma afirmação ou uma negação, as frases podem ser também classificadas em frases afirmativas e negativas.

Oração
As orações são facilmente identificáveis através da contagem dos verbos ou locuções verbais:
  • Eu fui ao cinema. (uma oração)
  • Eu fui ao cinema e me diverti muito. (duas orações)
  • Eu fui ao cinema e me diverti muito, apesar do filme ser horrível. (três orações)
As orações são classificadas em orações coordenadas e orações subordinadas.
As orações coordenadas estão unidas pelo sentido, mas são independentes, possuindo sentidos completos. São classificadas em assindéticas e sindéticas, sendo estas últimas ainda classificadas conforme o sentido que apresentam.
Veja aqui os diferentes tipos de orações coordenadas existentes.
As orações subordinadas não são independentes, uma vez que uma oração completa o sentido da outra. São classificadas principalmente em substantivas, adjetivas e adverbiais, mas cada uma dessas classificações apresenta outras subclassificações.
Veja aqui os diferentes tipos de orações subordinadas existentes.

Período
De acordo com o número de orações que apresentam, os períodos podem ser classificados em simples (apenas uma oração) ou compostos (duas ou mais orações).
Período simples: Eu visitei minha tia ontem.
Período composto: Eu visitei minha tia, mas meu tio não estava em casa.
Nos períodos compostos, as orações estabelecem entre si relações de coordenação ou de subordinação.
Período composto por coordenação: Eu fui a Paris e vi a Torre Eiffel.
Período composto por subordinação: Não visitei o Museu do Louvre porque estava uma fila enorme para entrar.

INFORMATIVO:

Ponto 1:  Não irei receber as atividades via whatsap e nem por foto do caderno anexadas ao e-mail, pois é extremamente complicado corrigir essas atividades postadas dessa maneira, a visibilidade fica prejudicada das questões e também respostas. Espero que compreendam. Ponto 2: RESPEITEM O PRAZO DE ENTREGA DA ATIVIDADE, por favor! Ponto 3: Qualquer dúvida me chamem no whatsap ou deixem sua mensagem no próprio blogger, existe um espaço para isso reservado após a atividade. ok!? Vamos então as datas:

DATA DE ENTREGA: 11/04/2020  (SÁBADO)
ATIVIDADE POSTADA EM: 06/04/2020 (SEGUNDA - FEIRA)

E-MAIL PARA ENVIO DA ATIVIDADE: helaynenatalia@gmail.com


BEIJINHOS E #ficaemcasa


ATIVIDADE DE REVISÃO:


1. Leia os enunciados abaixo e classifique quem é FRASEORAÇÃO ou PERÍODO:
a) Que medo!

b) Ele chutou a porta.

c) Coitadinho do garoto que perdeu a mãe e fui expulso da escola!

d) O povo odeia os governantes corruptos.

e) Transmitirei o recado a sua namorada porque gosto de você.

f) Coragem, companheiro!

g) Que voz estranha!

h) A lanterna produzia boa claridade, mas mesmo assim não achei o que procurava.

i) Luizinho, não!

j) As risadas não eram normais.

k) Que alívio, meu Deus!

l) Mano, que golaço!

m) Vocês assistiram à transmissão do jogo pela tevê?

n) Em vez de nadar, preferiram jogar bola.

o) O futebol povo paixão pelo tem brasileiro.

p) Correram para a garagem e entraram no carro.

q) O sobre verde era gramado céu.

r) Clara passeava com as crianças no jardim.

s) Mão Luizinho trêmula.

t) Fui, vim e venci.

u) Sois anjo que me tenta e não me guarda.

v) Diga logo se vai poder sair hoje comigo. 


2. Leia o texto e responda o que se pede:

COMEU

Ela comeu meu coração
Trincou
Mordeu
Mastigou
Engoliu
Comeu
O meu
Ela comeu meu coração
Mascou
Moeu
Triturou
Deglutiu
Comeu
O meu
(...)
                                       (Caetano Veloso)

a) De que forma é estruturado esse texto?

b) Sobre o que trata o texto?

c) As palavras que compõem o texto estão no seu sentido real ou em sentido figurado? Por quê?

d) Quantos e quais são os verbos que aparecem no texto?

e) Quantas orações há nesse texto? 

3. Leia os enunciados e coloque nos parênteses F para frase, O para oração e P para período. 

(   ) É importante conferir a documentação antes de entregá-la.
(   ) Saída de emergência.
(   ) Deixe seu comentário sobre o site e ajude-nos a melhorá-lo.
(   ) Apague a luz.
(   ) As chuvas fortes e abundantes alagaram grande parte da cidade, especialmente a região central. 
(   ) Parabéns por tudo.
(   ) Que comportamento agressivo!
(   ) Agora, por favor!
(   ) Como o morador não vivia mais naquele endereço, a encomenda  não foi entregue. 

4. Observe a imagem abaixo e responda o que se pede:
a) Que gênero textual é esse?


b) Qual a sua finalidade?

c) O enunciado: “Mais qualidade e energia para a sua vida.” Pode ser classificado como frase, oração ou período?

d) Por que o enunciado “A maior linha do Brasil” é uma frase?  

e) Por que o enunciado “Mais de 100 produtos a preço único” não é uma oração? 

5. Examine o texto abaixo e faça o que se pede:

Certo dia, um cavalo torceu a perna e não andava. O dono falou com o veterinário que logo disse:
– Se ele amanhã não levantar, terá que sacrificá-lo!
O porco escutando, correu e foi avisar ao cavalo:
– Amigão! Levanta, véi, senão vão te matar.
O cavalo rapidamente levantou! 
O dono, pela manhã, viu e ficou muito alegre e foi logo avisando a todos:
– Vamos matar o porco para comemorar. Êbaaaa!!! 

(https://muitobacana.com/piadas-do-tiririca/)
a) Que lição podemos tirar desta história?

b) Quantas orações há no período em destaque: "Certo dia, um cavalo torceu a perna e não andava. O dono falou com o veterinário que logo disse"?

c) Quantas orações há no período: "O porco escutando, correu e foi avisar ao cavalo" ?

d) O enunciado “Amigão!” pode ser classificado como frase, oração ou período?

e) Explique com suas palavras por que o enunciado “Se ele amanhã não levantar, terá que sacrificá-lo!” é um período.

6. Analise o texto abaixo e assinale a única alternativa CORRETA:

a) A partir do texto escrito, compreende-se que as embalagens sempre são as mesmas.
b) O anúncio pretende promover um serviço para os consumidores.
c) O texto escrito é composto por um período formado por duas orações.
d) Há dois verbos compondo orações.
e) O anuncio é construído partir de frases nominais, fazendo uma comparação entre e o passado e o presente. 

7. Sobre o trecho, é CORRETO firmar que

"
O tempo voa. Cabe a você ser o piloto!
"

a) Trata-se de um período, mas não é uma frase.
b) A 1ª é uma oração e a 2ª um período.
c) Trata-se apenas de um período.
d) As palavras “voa”, “cabe”, “você” e “ser” são verbos, portanto indicam orações.
e) O ponto final une a 1ª oração ao período.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AULA E ATIVIDADE PROJETO DE VIDA 1º ANO

SEGUE O LINK DA AULA E ATIVIDADE PROJETO DE VIDA 1º ANO: https://drive.google.com/file/d/1treRRXIHZKZzU8cridNdyckqB55Nq-jm/view?usp=sharing ...