Aula de
Revisão – TERCEIRÃO – Língua Portuguesa
Profª.:
Helayne Araújo
Aula + Atividade referentes a semana 30/03 a 03/04/2020
Aula + Atividade referentes a semana 30/03 a 03/04/2020
Frase,
oração e período são três conceitos essenciais da sintaxe.
Uma frase é um enunciado que
apresenta um sentido e uma estrutura completa. A estruturação de palavras em
frase visa a um propósito de comunicação, de transmissão de um conteúdo.
Existem frases simples e complexas, nominais e verbais, com diferentes
intenções comunicativas.
Uma oração é uma unidade sintática
que indica uma ação verbal. As frases mais complexas apresentam um ou mais
verbos ou locuções verbais. Cada um desses verbos ou locuções verbais é uma
oração.
Um período é uma frase onde há a
junção de uma ou mais orações de sentido completo. são simples ou compostos,
conforme o número de orações que apresentam.
Frase
Frase é um conceito muito abrangente, compreendendo
desde estruturas muito simples a estruturas muito complexas:
- Bom
dia!
- Não.
- Para!
- Cuidado
com isso!
- O
menino não obedeceu ao pai.
- Por
favor, sente-se aqui comigo.
- Você
quer saber o motivo da minha preocupação?
- Embora
tenha sido pedida a colaboração de todos, poucos funcionários dedicaram
parte do seu tempo à elaboração de uma lista de melhorias do processo de
produção da fábrica.
Uma frase é classificada de frase verbal quando
apresenta um verbo na sua constituição e de frase nominal quando não apresenta
um verbo na sua constituição.
Frase verbal: Você leu o projeto com atenção?
Frase nominal: Que maravilha!
Frase nominal: Que maravilha!
Veja também
outros exemplos de frases nominais.
Conforme a
intencionalidade comunicativa que apresentam, as frases podem ser classificadas
em diferentes tipos de frase.
Frase declarativa: Gosto muito de ler.
Frase interrogativa: Você gosta de ler?
Frase imperativa: Leia mais!
Frase exclamativa: Que bonita leitura!
Frase optativa: Tomara que ele leia sem errar!
Frase interrogativa: Você gosta de ler?
Frase imperativa: Leia mais!
Frase exclamativa: Que bonita leitura!
Frase optativa: Tomara que ele leia sem errar!
Além disso,
caso exprimam uma afirmação ou uma negação, as frases podem ser também
classificadas em frases afirmativas e negativas.
Oração
As orações são facilmente identificáveis através da
contagem dos verbos ou locuções verbais:
- Eu fui
ao cinema. (uma oração)
- Eu fui
ao cinema e me diverti muito. (duas orações)
- Eu fui
ao cinema e me diverti muito, apesar do filme ser horrível. (três orações)
As orações são classificadas em orações coordenadas
e orações subordinadas.
As orações coordenadas estão
unidas pelo sentido, mas são independentes, possuindo sentidos completos. São
classificadas em assindéticas e sindéticas, sendo estas últimas ainda
classificadas conforme o sentido que apresentam.
Veja aqui os diferentes tipos de orações coordenadas existentes.
As orações subordinadas não são
independentes, uma vez que uma oração completa o sentido da outra. São
classificadas principalmente em substantivas, adjetivas e adverbiais, mas cada
uma dessas classificações apresenta outras subclassificações.
Veja aqui os diferentes tipos de orações subordinadas existentes.
Período
De acordo com o número de orações que apresentam,
os períodos podem ser classificados em simples (apenas uma oração) ou compostos
(duas ou mais orações).
Período simples: Eu visitei minha tia ontem.
Período composto: Eu visitei minha tia, mas meu tio não estava em casa.
Período composto: Eu visitei minha tia, mas meu tio não estava em casa.
Nos períodos
compostos, as orações estabelecem entre si relações de coordenação ou de
subordinação.
Período composto por coordenação: Eu fui a Paris e vi a Torre
Eiffel.
Período composto por subordinação: Não visitei o Museu do Louvre porque estava uma fila enorme para entrar.
Período composto por subordinação: Não visitei o Museu do Louvre porque estava uma fila enorme para entrar.
INFORMATIVO:
Ponto
1: Não irei receber as atividades via whatsap e nem por foto do caderno
anexadas ao e-mail, pois é extremamente complicado corrigir essas atividades
postadas dessa maneira, a visibilidade fica prejudicada das questões e também
respostas. Espero que compreendam. Ponto 2: RESPEITEM O PRAZO DE ENTREGA DA
ATIVIDADE, por favor! Ponto 3: Qualquer dúvida me chamem no whatsap ou deixem
sua mensagem no próprio blogger, existe um espaço para isso reservado após a
atividade. ok!? Vamos então as datas:
DATA
DE ENTREGA: 11/04/2020 (SÁBADO)
ATIVIDADE
POSTADA EM: 06/04/2020 (SEGUNDA - FEIRA)
E-MAIL
PARA ENVIO DA ATIVIDADE: helaynenatalia@gmail.com
BEIJINHOS
E #ficaemcasa
ATIVIDADE DE REVISÃO:
1. Leia os
enunciados abaixo e classifique quem é FRASE, ORAÇÃO ou PERÍODO:
a) Que medo!
b) Ele chutou
a porta.
c) Coitadinho
do garoto que perdeu a mãe e fui expulso da escola!
d) O povo
odeia os governantes corruptos.
e)
Transmitirei o recado a sua namorada porque gosto de você.
f) Coragem,
companheiro!
g) Que voz
estranha!
h) A lanterna
produzia boa claridade, mas mesmo assim não achei o que procurava.
i) Luizinho,
não!
j) As risadas
não eram normais.
k) Que alívio,
meu Deus!
l) Mano, que
golaço!
m) Vocês
assistiram à transmissão do jogo pela tevê?
n) Em vez de
nadar, preferiram jogar bola.
o) O futebol
povo paixão pelo tem brasileiro.
p) Correram
para a garagem e entraram no carro.
q) O sobre
verde era gramado céu.
r) Clara
passeava com as crianças no jardim.
s) Mão
Luizinho trêmula.
t) Fui, vim e
venci.
u) Sois anjo
que me tenta e não me guarda.
v) Diga logo
se vai poder sair hoje comigo.
2. Leia o texto e responda o que se pede:
COMEU
Ela comeu meu coração
Trincou
Mordeu
Mastigou
Engoliu
Comeu
O meu
Ela comeu meu coração
Mascou
Moeu
Triturou
Deglutiu
Comeu
O meu
(...)
(Caetano
Veloso)
a) De que forma é estruturado esse texto?
b) Sobre o que trata o texto?
c) As palavras que compõem o texto estão no seu sentido real ou
em sentido figurado? Por quê?
d) Quantos e quais são os verbos que aparecem no texto?
e) Quantas orações há nesse texto?
3. Leia os enunciados e coloque nos parênteses F para
frase, O para oração e P para período.
( ) É importante conferir a documentação antes de
entregá-la.
( ) Saída de emergência.
( ) Deixe seu comentário sobre o site e ajude-nos a
melhorá-lo.
( ) Apague a luz.
( ) As chuvas fortes e abundantes alagaram grande
parte da cidade, especialmente a região central.
( ) Parabéns por tudo.
( ) Que comportamento agressivo!
( ) Agora, por favor!
( ) Como o morador não vivia mais naquele endereço,
a encomenda não foi entregue.
4. Observe a imagem abaixo e responda o que se pede:
a) Que gênero textual é esse?
b) Qual a sua finalidade?
c) O enunciado: “Mais qualidade e
energia para a sua vida.” Pode ser classificado
como frase, oração ou período?
d) Por que o enunciado “A maior linha do
Brasil” é uma frase?
e) Por que o enunciado “Mais de 100
produtos a preço único” não é uma oração?
5. Examine o texto abaixo e faça o que se pede:
Certo dia, um cavalo torceu a perna e não andava. O dono falou
com o veterinário que logo disse:
– Se ele amanhã não levantar, terá que sacrificá-lo!
O porco escutando, correu e foi avisar ao cavalo:
– Amigão! Levanta, véi, senão vão te matar.
O cavalo rapidamente levantou!
O dono, pela manhã, viu e ficou muito alegre e foi logo avisando
a todos:
– Vamos matar o porco para comemorar. Êbaaaa!!!
(https://muitobacana.com/piadas-do-tiririca/)
a) Que lição podemos tirar desta história?
b) Quantas orações há no período em destaque: "Certo dia, um cavalo torceu a perna e não andava. O dono falou com o
veterinário que logo disse"?
c) Quantas orações há no período: "O porco escutando, correu e foi avisar ao cavalo" ?
d) O enunciado “Amigão!” pode ser classificado como frase,
oração ou período?
e) Explique com suas palavras por que o enunciado “Se ele amanhã não levantar, terá que sacrificá-lo!” é um período.
6. Analise o texto abaixo e assinale a única alternativa CORRETA:
a) A partir do texto escrito, compreende-se que as embalagens
sempre são as mesmas.
b) O anúncio pretende promover um serviço para os consumidores.
c) O texto escrito é composto por um período formado por duas
orações.
d) Há dois verbos compondo orações.
e) O anuncio é construído partir de frases nominais, fazendo uma
comparação entre e o passado e o presente.
7. Sobre o trecho, é CORRETO firmar que
"O tempo voa. Cabe a você ser o piloto!"
a) Trata-se de um período, mas não é uma frase.
b) A 1ª é uma oração e a 2ª um período.
c) Trata-se apenas de um período.
d) As palavras “voa”, “cabe”, “você” e “ser” são verbos, portanto indicam orações.
e) O ponto final une a 1ª oração ao período.
"O tempo voa. Cabe a você ser o piloto!"
a) Trata-se de um período, mas não é uma frase.
b) A 1ª é uma oração e a 2ª um período.
c) Trata-se apenas de um período.
d) As palavras “voa”, “cabe”, “você” e “ser” são verbos, portanto indicam orações.
e) O ponto final une a 1ª oração ao período.
Nenhum comentário:
Postar um comentário