quarta-feira, 1 de abril de 2020

Aula de Arte - 1° ano: Arte na Pré-História

A representação artística possivelmente foi uma das primeiras formas de expressão utilizadas pelos seres humanos para expor situações vividas no cotidiano. A arte da Pré-História, denominada de arte rupestre, como forma de expressão, provavelmente surgiu ao longo de milhares de anos. Por arte da Pré-História compreendemos todas as produções artísticas que foram produzidas durante o período conhecido como Pré-História, antes do surgimento da escrita. 

Dentro da Pré-História existem três períodos conhecidos como Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais. A arte pré-histórica é caracterizada por pinturas rupestres, esculturas, construções megalíticas etc.

A respeito dos três períodos da Pré-História é importante considerar que:
  • Período Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada (do surgimento da humanidade até 8.000 a.C.);
  • Período Neolítico ou Idade da Pedra Polida (de 8000 a.C. até 5.000 a.C.);
  • Idade dos Metais (5000 a.C. até o surgimento da escrita, por volta de 3500 a.C.).
O termo “arte” faz referência a um conceito moderno. Sendo assim, para os homens pré-históricos esse conceito não era conhecido. Ou seja, eles não criavam com o intuito de contemplação e adorno, e sim com a função utilitária.

O que conhecemos como mais antigo na arte rupestre são as imagens pintadas em paredes, rochedos e estalactites de cavernas. Essas pinturas representam principalmente animais e os seres humanos, muitas vezes em cenas de caça. Mas não era só isso. 

Geralmente, as pessoas têm a ideia de que na Pré-História a única forma de arte desenvolvida foram as pinturas rupestres, mas existiram manifestações artísticas nesse período além das pinturas rupestres; também tiveram as esculturas e os monumentos megalíticos 

Apesar dos inúmeros debates a respeito das reais intenções e significados por detrás das obras de arte pré-históricas, o fato é que nunca teremos uma real compreensão de seu significado, podendo, no máximo, nos aproximarmos por meio de teorias. Hoje em dia, é aceito por quase a totalidade dos pesquisadores que as pinturas rupestres são uma forma de "expressão artística", carregadas de significados e de técnicas complexas de produção. 

Em razão da longa distância temporal, é extremamente difícil para os pesquisadores apontar um significado preciso a respeito das produções. Uma hipótese de significado ligada às cenas de caça, por exemplo, é a de que, ao pintar-se como um caçador e também imprimir na parede o animal que seria seu alvo, o homem primitivo já estaria atacando sua presa. 

Possivelmente, para ele, a pintura não era apenas uma imagem, era o próprio animal que estava ali presente. Ao desenhar a caça e o abatimento da presa, ele já estaria atacando o animal e enfraquecendo-o. Logo, quando os encontrasse, os animais verdadeiros também sucumbiriam ao poder desses caçadores. Nesse sentido, a pintura rupestre tinha um caráter místico, que transcendia o próprio ato da pintura, ligando-a às manifestações da vida real. 

Arte no Período Paleolítico 

Pintura rupestre encontrada na Caverna de Altamira, localizada na Espanha. 

Do Período Paleolítico, as pinturas rupestres são o grande destaque, isto é, as gravuras que eram desenhadas nas paredes das cavernas. Acredita-se, de acordo com os especialistas, que as pinturas rupestres tenham surgido por volta de 40 mil anos atrás em grupos humanos que já haviam descoberto o fogo e que utilizavam ferramentas de pedra lascada. 

A arte rupestre era produzida se utilizando de materiais como: carvão, sangue, folhas, flores, terra etc. 

A complexidade das pinturas não se limitou apenas ao significado. As técnicas de pintura eram complexas. Um exemplo pode ser encontrado nas pinturas da Caverna de Chauvet, na França, feitas entre 30 mil e 15 mil anos atrás. 
  
Leões representados em pintura rupestre na caverna de Chauvet, na França

Nessas imagens é possível perceber técnicas de sombreamento das figuras que seriam usadas novamente apenas na época do Renascimento. Noções de perspectivas e de movimento dos grupos animais também impressionaram os pesquisadores que descobriram a caverna na década de 1990. 


Cavalo pintado em parede da caverna de Altamira, na Espanha

Existem registros de pintura rupestre em diferentes partes do mundo. Atualmente, algumas estatísticas indicam a existência de aproximadamente 400 mil sítios arqueológicos ao redor de todo o mundo. A África, principalmente nas regiões sul e do Deserto do Saara, concentra a maior quantidade de pinturas e gravuras desse tipo.

Alguns do principais sitio arqueológicos do mundo:

Portugal
  • Gravura rupestre em Vila Nova de Foz Côa;
  • Vale do rio Côa, Patrimônio Mundial;
  • Vale do Tejo, dos mais antigos ao ar livre;
  • Gruta do Escoural;
  • Cro-Magnon;

Brasil
  • Pinturas rupestres no Parque Nacional da Serra da Capivara;
  • Parque Nacional da Serra da Capivara no Piauí, o principal sítio é Patrimônio Mundial da Unesco, com o maior acervo do continente americano, e um dos mais estudados;
  • Parque Nacional do Catimbau, no estado de Pernambuco;
  • Lajedos de Corumbá, no Mato Grosso do Sul;
  • Pedra do Ingá, na Paraíba;
  • Lagoa Santa, em Minas Gerais. 

Itália
  • Arte rupestre de Val Camonica, Patrimônio Mundial da UNESCO

Líbia
  • Tadrart Acacus, Patrimônio Mundial da UNESCO

Arábia Saudita
  • Arte rupestre na região de Ha’il, Património Mundial da UNESCO

Espanha
  • Caverna de Altamira;
  • Arte rupestre paleolítica do norte da Espanha, Patrimônio Mundial da UNESCO

Argentina
  • Pinturas na Cueva de las Manos;
  • Cueva de las Manos, Patrimônio Mundial da UNESCO

Índia
  • Abrigos na Rocha de Bhimbetka, Patrimônio Mundial da UNESCO

França
  • Grutas decoradas do vale do Vézère, Patrimônio Mundial, incluindo, entre outras;
  • Lascaux, Les Combarelles e Font de Gaume;
  • La Marche, perto de Lussac-les-Chateaux;
  • Caverna de Chauvet, perto de Vallon-Pont-d'Arc;
  • Caverna de Cosquer, perto de Marselha;
  • Caverna de Pech Merle;
  • Caverna de Les Trois-Frères;

Inglaterra
  • Creswell Crags

Produções de esculturas  

Esculturas também estiveram presentes nas formas de manifestações da arte rupestre. As descobertas arqueológicas indicam que tais tipos de produção artística foram mais comuns durante o período Paleolitico. Este período é conhecido por ter sido o berço de esculturas conhecidas como Vênus. Essas estatuetas foram produzidas entre 40.000 a.C. e 10.000 a.C. e representavam um corpo feminino nu com formas bastante volumosas. Entre as formas femininas muito conhecidas dessas estatuetas estão os seios grandes e os quadris largos. 

As estatuetas conhecidas como Vênus, segundo opinião corrente entre os especialistas, eram registros humanos relacionados com algum culto associado à fertilidade que estava inserido no culto da Deusa Mãe.
(Vênus” é uma descrição genérica para diversos tipos de imagens ou estátuas femininas. Vênus é a deusa do amor e da beleza na Mitologia Romana. Equivale a deusa Afrodite da Mitologia Grega)


A estatueta desse tipo mais conhecida se chama Vênus de Willendorf, tem 11 cm de altura. Possui 25 mil anos de existência e foi encontrada na Áustria, em 1908, pelo arqueólogoJosef Szombathy. Está esculpida em calcário oolítico, material que não existe na região, e colorido com ocre vermelho.

Vênus de Willendorf, uma das mais antigas esculturas conhecidas, representando a mulher e, possivelmente, a fertilidade 

O lento processo de sedentarização teria proporcionado um tempo maior às pessoas da época para dedicarem-se às expressões artísticas, resultando inclusive no aprimoramento de técnicas de produção, utilizando cerâmicas, entalhando madeira e outros materiais, polindo-os, entre outros procedimentos, o que demonstraria outros níveis de abstração.

Arte no Período Neolítico 

O Período Neolítico é conhecido, sobretudo, por conta dos avanços que aconteceram no estilo de vida do homem em comparação com o Paleolítico. O grande destaque do Neolítico é, obviamente, o processo de sedentarização do homem, resultado do desenvolvimento da agricultura e da domesticação dos animais. 

A sedentarização do homem trouxe inúmeras mudanças e permitiu que o homem desenvolvesse novas ferramentas para utilizar no seu cotidiano. O Neolítico também registrou o desenvolvimento de moradias feitas por meio da arquitetura. Destacam-se aqui dois tipos de casas construídas: os nuragues e os dolmens. 

O desenvolvimento de habilidades arquitetônicas também foram utilizadas na arte, mais precisamente na construção dos monumentos megalíticos, que eram enormes complexos construídos de grandes rochas. As causas que explicam essas construções eram a necessidade de criar registros homenageando os antepassados, ou poderiam servir como marcação do tempo, ou estavam relacionados com a observação dos astros. 

Stonehenge, na Inglaterra, é a construção megalítica mais conhecida do planeta.

O exemplo mais conhecido de monumento megalítico que existe é Stonehenge, localizado na Inglaterra. Outro lugar muito conhecido é chamado de Cromeleque dos Almendres, localizado em Portugal. Essas construções estão espalhadas em diversas partes do mundo e podem ser encontradas em países como Irlanda e Turquia, por exemplo. 

Além disso, nesse período, as pinturas rupestres continuaram a ser elaboradas, porém com estilo diferentes e outros objetos artísticos, como cerâmicas e estatuetas de metal, também passaram a ser produzidos. 

Idade dos Metais 

Com a descoberta dos metais, a arte começa a adquirir outro aspecto. Nesse período, ela esteve marcada pelo desenvolvimento da metalurgia e da expansão das técnicas de fundição. 

Peças de metal encontradas nos Bálcãs, datam de 5.300 a.

A Idade dos Metais está dividida de acordo com o metal mais utilizado, a saber: 
  • Idade do Bronze 
  • Idade do Cobre 
  • Idade do Ferro
Também encontradas nos Bálcãs, figura feminina sem cabeça e pedaços de madeira e metal

Nesse período, destacam-se os utensílios, instrumentos e ferramentas fabricados com o intuito utilitário. Por exemplo, os instrumentos de cozinha, objetos artísticos, armas, ferramentas para a agricultura, caça e pesca. Havia ainda esculturas em metal representando mulheres com roupas detalhadas e também guerreiros. 

É desse período a invenção da roda e o arado de bois utilizado na agricultura. Nesse momento, também começam a surgir os primeiros experimentos na escrita. 

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