quarta-feira, 1 de abril de 2020

Aula de artes - 2° ano: arte renascentista


O Nascimento de Vênus - 483 - Sandro Botticelli

O Renascimento foi um movimento cultural nascido durante o século XIV na rica cidade de Florença na Itália. Os ideais renascentistas se espalharam por toda a Europa até o final do século XVI. Os artistas desse movimento visavam resgatar os valores da cultura greco-romana, segundo eles, abandonados no período conhecido como Idade Média.

Nessa mesma época, começou a difundir-se pelo resto da Europa, iniciando uma completa revolução artística, cujos efeitos perdurariam, com constantes acontecimentos, durante séculos. Este movimento, embora bastante complexo e variado internamente, estabeleceu princípios, métodos e, sobretudo, formas originais e típicas, mas comuns.

Para os artistas do renascimento, o contexto associado ao período medieval impossibilitou a evolução da arte em diversos aspectos. 

Isso porque, o medievo esteve intimamente relacionado a uma cultura religiosa, donde o teocentrismo (Deus no centro do Universo) regia a vida das pessoas. 

Foi a partir do avanço científico, social e cultural que surge o movimento do renascimento, o qual foi marcado sobretudo pelo caráter humanista. 

Assim, o teocentrismo medieval dá lugar ao antropocentrismo (que significa homem no centro) renascentista, com a chegada da Idade Moderna. 

Além de reviver a antiga cultura greco-romana, ocorreram nesse período muitos progressos e incontáveis realizações no campo das artes, da literatura e das ciências, que superaram a herança clássica. O fortalecimento da burguesia na Europa estimulou a expansão dos ideais renascentistas. Os estudiosos e artistas do Renascimento foram financiados por ricos banqueiros e comerciantes conhecidos como mecenas, estes financiavam e divulgavam o trabalho dos artistas em troca de reconhecimento social. A beleza das obras de arte gerava um grande prestígio para as cidades, o que levava os mecenas a competirem para contratar os melhores artistas. 

Características da Arte Renascentista 

O Renascimento e suas mais variadas expressões surgiram em Florença, mas ao se espalhar para outras regiões da Europa adquiriu especificidades de cada local. Apesar da liberdade de criação de cada artista, a arte renascentista apresentava algumas características em comum, entre elas pode-se destacar: 

Realismo: os artistas buscavam representar suas criações com o máximo de realidade, para isso no centro de suas obras estava o homem e a natureza. Com o objetivo de se aproximar dessa realidade, eles desenvolveram técnicas que visavam expressar os sentimentos e emoções humanas. 

Valorizavam-se muito os prazeres terrenos e a beleza do corpo, o que antes era considerado pecado pela sociedade medieval. 

A Técnica da Perspectiva: a utilização dessa técnica criava uma sensação de profundidade e volume às telas. Seu emprego só foi possível a partir da utilização de figuras geométricas e estudos matemáticos. Até mesmo as obras de arte eram fruto de incansáveis estudos científicos. 

Valorização da cultura greco-romana: Os renascentistas admiravam a relação dos gregos e romanos com os sentimentos humanos e a natureza. Para eles tudo o que foi criado por essas duas grandes civilizações da antiguidade clássica foi perdido durante a Idade Média, devido aos dogmas religiosos.

Principais Artistas do Renascimento 

Leonardo da Vinci (1452-1519)

Foi um dos principais artistas do movimento, um dos mais completos do período renascentista destacou-se por seus estudos científicos sobre os mais variados assuntos. Pintor, escultor, cientista, engenheiro, físico, escritor, etc. Leonardo conquistou maior reconhecimento em suas obras artísticas do que em seus estudos científicos. 

Obras principais:obras 

A última ceia (1495-1498) 

Michelangelo (1475-1564)

Michelangelo Buonorroti: destacou-se na pintura, na arquitetura e na escultura. Considerado o “Gigante do Renascimento”, destacou-se com a produção de sua escultura de diversas obras.

Suas principais obras: 

Pietà (1498-1499) 

Donatello di Niccoló (1368-1466)

Donatello foi um escultor italiano nascido em Florença, teve grande destaque na arte renascentista. Apesar de também exaltar a figura humana, o artista ficou conhecido por suas esculturas com temas religiosos. 

Suas principais obra: 

  • David; 
  • Gattamelata; 
  • São Marcos; 
  • Tabernáculo de São Jorge.
David (1430-1440) 

Sandro Boticcelli (1445-1510)

Pintor e desenhista italiano, Boticcelli foi um dos principais nomes do renascimento italiano. Reconhecido por suas representações de cenas da mitologia clássica. 

Suas principais obras:

  • Adoração dos Reis Magos; 
  • Primavera e Virgem com o Menino; 
  • São João Batista Criança.
O nascimento de Vênus (1485-1486)

Rafael Sanzio (1483-1520) 

Pintor italiano que, em suas obras, utilizou a técnica do contraste de luz e sombras, sendo reconhecido como um dos principais nomes do movimento renascentista. Ficou reconhecido pela pintura de várias Madonas (representação da virgem Maria com o menino Jesus). Suas obras apresentavam um estilo baseado na clareza das figuras. Apesar de criações inspiradas em temáticas religiosas, Rafael procurava em retratar o ser humano e explora o mundo real. As características realistas são nitidamente percebidas em suas obras. Uma das suas criações mais conhecidas é a Escola de Atenas, pintada em uma das paredes do Vaticano.

Suas principais obras: 

  • Pinturas de Madonas
  • O Casamento da Virgem.
Madona do Prado (1506) 

Masaccio (1401-1428)

Pintor italiano considerado o primeiro grande pintor do renascimento artístico.

Suas principais obras:

  • Sagrada Trindade;
  • A Natividade; 
  • Tríptico de San Giovenale; 
  • Expulsão do Paraíso; 
  • O pagamento do tributo. 
O pagamento do tributo (1425) 

Filippo Brunelleschi (1377-1446)

Arquiteto e escultor italiano. Sua principal criação foi à cúpula da catedral de Florença, modelo para a arquitetura renascentista.

Suas principais obras arquitetônicas:

  • Domo (cúpula) da catedral de Santa Maria del Fiore; 
  • Hospital do Inocentes; 
  • Palácio Pitti; 
  • Capela Pazzi. 
Cúpula da Catedral Santa Maria del Fiore (1438) em Florença 

Tintoretto (1518-1594)

Jacopo Comin, mais conhecido como Tintoretto, foi um pintor italiano da última fase do renascimento artístico (denominada de alto renascimento). Considerado precursor do movimento do barroco.

Suas principais obras:

  • Marte e Vênus surpreendidos por Vulcano; 
  • O Milagre de São Marcos; 
  • A Última Ceia; 
  • São Jorge lutando contra o Dragão. 
A última ceia - Tintoretto
A última ceia (1592-1594) 

Paolo Veronese (1529-1588)

Pintor italiano pertencente à última fase do renascimento, a obra de Veronese abrange aspectos da escola maneirista.

Suas principais obras:

  • As Bodas de Caná; 
  • A Batalha de Lepanto; 
  • O Sacrifício de Isaac; 
  • Adoração pelos Magos. 
As bodas de Caná (1562-1563) 

Andrea Mantegna (1431-1506)

Pintor e gravador italiano, Andrea contribuiu com a técnica do ilusionismo espacial.

Suas principais obras: 

  • Quarto dos esposos; 
  • Lamentação sobre Cristo Morto; 
  • Judite e Holofernes; 
  • A Circuncisão de Jesus.
Lamentação sobre o Cristo Morto (1480) 

Fra Angelico (1387-1455)

Guido Di Pietro Trosini, mais conhecido pelo nome Fra Angelico, foi um pintor italiano precursores da pintura renascentista. Foi beatificado pela Igreja Católica em 1982.

Suas principais obras: 

  • O Juízo Final; 
  • Adoração dos Reis Magos; 
  • A Anunciação; 
  • A Coroação do Virgem. 
A anunciação (1437-1446) 

Donato Bramante (1444-1514)

Arquiteto e pintor, foi discípulo de Andrea Mantegna. Contribuiu para as construções arquitetônicas da Igreja de São Pedro, em Montorio, e da Basílica de São Pedro. 
 
Na pintura, merecem destaque as obras: 

  • Cristo na Coluna; 
  • Homens de Armas.
                          Cristo na coluna (1479) 


Dante Alighieri (1265-1321)

Escritor italiano, considerado um dos primeiros e dos maiores escritores de língua italiana. Além da literatura, foi um estadista e político da época da renascença. 

Suas principais obras: 

Dante e seus Poemas (1460), por Domenico di Michelino.

Francesco Petrarca (1304-1374)

Escritor italiano considerado o "Fundador do Humanismo Renascentista" e criador da forma fixa literária, os sonetos.

Suas principais obras: 

  • Cancioneiro e o Triunfo; 
  • Meu Livro Secreto; 
  • Itinerário para a Terra Santa; 
  • Remédios para os Trancos e Barrancos.
                           Ciclo dos Famosos Homens e Mulheres (1450) 

Giovanni Boccaccio (1313-1375)

Escritor e humanista italiano, Boccaccio foi um estudioso da obra de Dante.

Sua principais obras são: 

  • Decameron (grande obra que inclui cerca de 100 novelas); 
  • Mulheres famosas; 
  • Rima e Visão Amorosa.
Representação de Boccaccio, autor desconhecido

Nicolau Maquiavel (1469-1527)

Escritor, historiador e político italiano, Maquiavel foi um dos grandes nomes da literatura renascentista. 
Considerado o “Pai do Pensamento Político Moderno”.

Sua principal obra é O Príncipe, que aborda sobre o tema da unificação italiana.

Retrato de Nicolau Maquiavel feito na segunda metade do século XVI, por Santi di Tito

Arquitetura

Catedral de Santa Maria del Fiore - cúpula da autoria de Filippo Brunelleschi, Florença

A arquitetura renascentista deve o seu arranque a Filippo Brunelleschi (1377-1446, Florença, Itália) que apesar de ter começado a carreira como escultor, se vai destacar como arquiteto.

Por volta de 1417-19, Brunelleschi vai competir pela construção de uma cúpula com Lorenzo Ghiberti (1381-1455, escultor italiano) contra quem perdera uns anos antes o concurso para as portas do Baptistério.

A referida cúpula deveria encimar a Catedral de Santa Maria del Fiore, edifício monumental que começara a ser construído na época medieval, e que continuaria em trabalhos de finalização até ao século XIX.

Devido à grandiosidade do edifício, até então todas as soluções para a construção da cúpula haviam falhado. Mas Brunelleschi consegue apresentar uma solução viável e dessa forma construir aquela que é considerada a primeira grande obra da renascença italiana.

A solução de Brunelleschi para a massiva cúpula foi não só revolucionária, como uma admirável vitória da engenharia. Esta consistiu na construção de dois grandes cascos separados ligados e inseridos um dentro do outro, de forma a que um reforçasse o outro e assim o peso da estrutura ficasse distribuído.

Interior da Igreja de San Lorenzo, Florença (igreja românica refeita por Brunelleschi, cujos trabalhos apenas se finalizaram cerca de 20 anos depois do artista morrer, sendo que a fachada permanece incompleta até hoje)

Além disso, Brunelleschi recusou também usar as técnicas habituais de transporte dos materiais, criando ele soluções engenhosas para tal, como máquinas que içassem os referidos materiais.

Os contributos de Brunelleschi vão muito além da grandiosa cúpula, pois ele se tornou no primeiro grande arquiteto da época moderna, introduziu ao Renascimento a perspectiva linear e fez regressar os arcos de volta-perfeita e as colunas em vez dos pilares.

Apesar de ter nascido e começado sua carreira em Florença é em Roma que o seu futuro se vai traçar. Junto com Donatello, Brunelleschi vai viajar para Roma e lá estudar as obras da Antiguidade Clássica e mais tarde adaptar métodos de construção da Roma Antiga nos seus edifícios, mas com diferentes proporções.

Brunelleschi vai usar processos geométricos e matemáticos de projeção do espaço como a perspectiva matemática, e a ele se deve outras descobertas científicas que usou a favor da arte, ajudando assim a elevar as Belas-Artes.

Essas descobertas de Brunelleschi foram recolhidas por escrito por Leone Battista Alberti (1404, Génova, Itália-1472, Roma, Itália), que escreveu os primeiros tratados de pintura (dedicado a Brunelleschi e que contém referência a Donatello, amigo comum dos dois) e escultura do Renascimento, e começou um sobre a arquitetura.

Os Novos Meios de Divulgação

A invenção da imprensa, das academias literárias e artísticas contribuiu para a divulgação das obras renascentistas. Os novos meios de se divulgar as criações e artistas fez com que o renascimento atingisse toda a Europa até o século XVI. A substituição dos livros manuscritos, pelos livros que utilizavam os tipos móveis inventados pelo alemão Johannes Gutenberg, facilitou a circulação desse movimento cultural.

Para complementar seus estudos, acessa link abaixo: 

Conteúdo referente a duas aulas: Período 1° a 08/04/2020

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