Queridos
alunos, o assunto dessa semana
refere-se ao conteúdo “Ginástica e suas modalidades”
e, acompanhando nosso guia referem-se
aos itens 13,14,15,16, 17 18 no planejamento inicial , antes da pandemia esses itens seriam
trabalhados de forma pratica como vivencia porem diante dos atuais
acontecimentos teremos que fazer
as adaptações necessárias .Será disposto textos para
leitura no blogger e vídeos no You
tube para subsidia los.
No entanto é necessário que: “ façam, o exercício da leitura dos textos”.
Ao final dos textos, as
atividades estarão sendo solicitadas deverão ser realizadas e entregues com
prazo máximo do dia 30 de abril,
haja visto que foram solicitadas tardiamente.
TEXTO 1 GINÁSTICA
Ginástica,
enquanto atividade física, tem suas origens na Antiguidade, uma vez que os
exercícios típicos do esporte já eram desempenhados pelos homens pré-históricos
com o intuito de se protegerem de ameaças naturais. Por volta de 2600 a.C.,
especialmente em civilizações orientais, os exercícios da ginástica passaram a
fazer parte de festividades, jogos e rituais religiosos.
Contudo, pode-se dizer
que foi na Grécia que a ginástica ganhou grande destaque, se tornando um
elemento fundamental para a educação física dos gregos. De fato, os mesmos a
conceberam como uma forma de busca por corpos e mentes sãos, dando à modalidade
um papel fundamental na busca do equilíbrio entre aptidões físicas e
intelectuais. Além disso, a valorização grega do ideal de beleza humana
favoreceu ainda mais a evolução da ginástica, uma vez que sua prática era vista
como uma forma de cultuar o corpo.
Posteriormente, na
civilização romana, o esporte se afastou bastante de sua faceta grega, já que a
valorização do corpo era vista como algo imoral pelos romanos. Assim, nesta
época, a prática da ginástica se resumiu apenas a exercícios destinados à
preparação militar. A rejeição do culto à beleza física também foi registrada
durante a Idade Média, aspecto que resultou na perda da importância do esporte
na época. Desta forma, a ginástica retomou sua evolução somente com o
Renascentismo e a revalorização das referências culturais da antiguidade
clássica.
Para
a maioria dos especialistas, a ginástica atual teve no início do século XIX seu
grande momento, pois foi neste período que surgiram as quatro grandes escolas
do esporte (Inglesa, Alemã, Sueca e Francesa) e os principais métodos e
aparelhos ginásticos. Desde então, a modalidade não parou de se desenvolver.
Em 23 de julho de 1881,
foi fundada a Federação Europeia de Ginástica, entidade que se tornaria
posteriormente, em 1921, a atualmente conhecida FIG (Federação Internacional de
Ginástica).
A Ginástica Artística é uma das
práticas desportivas mais antigas da humanidade, com referências desde a
pré-história. O que se deu ao longo dos séculos foi a afirmação, a
fundamentação e o aperfeiçoamento de uma das mais belas atividades físicas que
existem. Para entender o que vemos hoje nos ginásios pelo mundo e nos diversos
aparelhos que integram a modalidade, precisamos voltar no tempo para mostrar
como surgiu a atividade.
A história
Estudos indicam que a
ginástica artística teria surgido de forma simultânea na Grécia Antiga, como
uma atividade física atlética, e no Egito Antigo, onde as pessoas realizavam
acrobacias circenses nas ruas para entreter os pedestres. Como a prática
desenvolvia habilidades corporais importantes, como força e elasticidade, ela
passou a ser adaptada no treinamento militar.
A ginástica caiu em desuso
com o passar do tempo, retornando somente na Idade Moderna, mais precisamente
no século XV. O surgimento preciso da atividade como esporte aliado à educação
veio no início do século XIX, com o professor Friedrich Ludwig Jahn (1778 –
1852). Foi em Berlim que Jahn fundou o primeiro clube de ginástica. A proposta
inspirou jovens da cidade em prol do orgulho alemão. Jahn também ficou marcado
por criar regras específicas, aparelhos diferentes e um sistema de exercícios
físicos chamado Die Deutsche Turnkunst (em português: a arte gímnica),
considerado matriz na ginástica artística atual.
No final do mesmo século,
surge a Federação Internacional de Ginástica, em 1891 – uma das entidades
esportivas mais antigas do mundo. Poucos anos depois, em 1896, a atividade fez
sua estreia em Jogos Olímpicos (apenas com os homens). Desde então, são mais de
100 anos de aperfeiçoamento e graus de dificuldades cada vez mais elevados.
Entenda a modalidade
É importante entender os
equipamentos utilizados na prática da ginástica artística profissional, que se
diferem entre homens e mulheres. A intenção declarada dos idealizadores do
esporte era mostrar a beleza dos movimentos femininos, frente à força das ações
masculinas.
São aparelhos estritamente femininos:
As barras assimétricas, que
avaliam a força e o equilíbrio nos movimentos entre duas barras de metal que
ficam a 2,36m e 1,57m de altura;
A trave olímpica, barra revestida com material aderente,
situada a 1,25 metros do chão, com cinco metros de comprimento e dez
centímetros de largura.
Já os aparelhos
especificamente masculinos são:
Cavalo com alça
(dimensões: 1,15 m x 1,60 m x 35 cm), para verificar o equilíbrio do ginasta
sobre uma mesa com alças ajustáveis;
As argolas, que tem como estrutura duas argolas, a 2,75
metros do solo;
As barras paralelas, que
aferem o equilíbrio do ginasta ao trabalhar com seus braços entre duas barras
de 1,95 x 3,5m, além de estarem distanciadas entre 42 e 52 cm;
A barra fixa, sobre uma
estrutura de metal a 2,75 m do solo e possui 2,40 m de
comprimento;
Ainda restam os
aparelhos comuns aos dois gêneros:
A salto, mais conhecido
como o “salto sobre o cavalo”, que funciona com a corrida de um ginasta até um
trampolim para fazê-lo saltar sobre uma mesa com o objetivo de realizar
acrobacias no ar;
E finalmente o solo, que
funciona com uma apresentação sobre o tablado para avaliar os movimentos de
acrobacias, força e equilíbrio.
As competições podem ser
separadas por aparelhos, tendo atletas especialistas para cada um deles, ou no
âmbito geral, para verificar qual ginasta é o mais “completo”, saindo-se bem em
todas as atividades. Em grandes competições, há também a avaliação por equipes.
Tudo isso parece muito
complexo e requer equipamentos caros. Mas os movimentos básicos da ginástica
artística podem ser praticados na escola de forma adaptada, lúdica e divertida.
Os
países mais vencedores da Ginástica Artística
Já com a consolidação do
esporte nos moldes atuais, a partir do século XX, começaram a surgir as
potências na modalidade. Com uma referência europeia desde o início dos anos de
1900, começou a despontar a partir de 1950 a nação que dominou a ginástica por
mais de 40 anos: a União Soviética.
Com o advindo da Guerra
Fria, o governo local fez investimentos nas modalidades esportivas para
competir com os Estados Unidos. Uma das atividades escolhidas foi a ginástica.
Surgiu então a grande equipe de Ginástica Artística do país. Contando a partir
de 1896, a União Soviética conquistou 184 medalhas olímpicas, sendo 73 de ouro.
O número é bem superior às 114 conquistas norte-americanas (com 37 medalhas de
ouro).
Não podemos deixar de
mencionar duas potenciais orientais: China e Japão, que se destacam cada vez
mais no cenário mundial.
Os grandes nomes do
esporte
São nos Jogos Olímpicos
que grandes nomes do esporte ficam marcados na história. A União Soviética
apresentou ao mundo estrelas como Larissa Latynina (ucraniana de nascimento), a
maior medalhista olímpica seguida de Olga Korbut, Ludmilla Tourischevae
e Nellie Kim.
Há que se destacar também
as atletas da Romênia. Uma em especial impressionou o mundo com seu desempenho
nos Jogos de 1976, em Montreal, no Canadá. Trata-se de Nadia Comaneci, à época
com 16 anos. Ela registrou a primeira nota 10 da modalidade.
Entre os homens, também são muitos destaques. Do Japão, Sawao Kato marcou época ao conquistar três medalhas Olímpicas de ouro entre 1968 e 1976. Já o russo Nikolai Andrianov é um dos grandes nomes do esporte por ser o homem com mais medalhas (em 2001, ele foi alçado ao Hall da Fama do esporte). Por fim, surge o chinês Zou Kai, o mais novo do trio, com três ouros conquistados na Olimpíada de Pequim, em 2008.
A americana Simone Biles
é considerada a mais completa ginasta da atualidade. Ela soma 20 medalhas em
mundiais, sendo 14 delas de ouro. Em sua única Olimpíada até agora (Simone tem
apenas 22 anos), no Rio, foram cinco medalhas, sendo quatro de ouro.
A
Ginástica Artística no Brasil
Veio da Alemanha a
primeira referência da Ginástica Artística para os brasileiros. Os imigrantes
alemães recém-chegados ao Rio Grande do Sul, em meados do século XIX, trouxeram
os ensinamentos do professor Friedrich Ludwig Jahn. As primeiras competições, porém,
têm sede em Santa Catarina, já no final da década de 1850.
Ao longo dos anos, o desenvolvimento da modalidade
esbarrou nas especificidades de seus aparelhos. Eram poucos os clubes ou
instituições de ensino que ofereciam um tablado para a prática do solo ou uma
trave para treinamentos de equilíbrio. O primeiro torneio nacional aconteceu
apenas em 1950, reunindo atletas gaúchos, cariocas e paulistas.
A Confederação Brasileira de Ginástica ganhou forma na
década de 1970, logo se filiando à Federação Internacional de Ginástica e ao
Comitê Brasileiro de Desportos (o atual Comitê Olímpico Brasileiro).
Nossos campeões
A estreia brasileira nos
Jogos Olímpicos aconteceu em 1980, em Moscou, na Rússia. Na década de 1990, o
nosso grande destaque na modalidade foi Luisa Parente, única a disputar duas
Olimpíadas em sequência (1988 e 1992). Somente na década de 2000, o
investimento no esporte ganhou forma com o surgimento de clubes voltados à
modalidade, especialmente no Sul do país, em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Teve grande importância
no cenário nacional Oleg Ostapenko, técnico da seleção brasileira de ginástica
por quase toda a década. Nas mãos do ucraniano, o Brasil passou a disputar
medalhas nas competições internacionais. O país passou a concorrer com Cuba, Canadá
e Estados Unidos pelas primeiras posições em Jogos Pan-Americanos.
Em mundiais,
destaque para Daiane dos Santos, primeira brasileira a conquistar um ouro (no
solo). Já em Jogos Olímpicos, os homens fizeram história com importantes
resultados. No Rio, Diego Hypolito e Arthur Nori celebraram medalhas. Em
Londres, quatro anos antes, Arthur Zanetti levou o único ouro brasileiro em
Jogos (nas argolas).
QUESTÕES
1- Quais são os fundamentos da ginástica?
2- Quais são as categorias da ginástica artistica para o sexo masculino ?
3- Pesquise e cite sobre os aparelhos executados pelas mulheres
e homens na ginastica artística
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