O mundo é repleto de imagens. Nos deparamos diariamente com ícones, gráficos, diagramas, desenhos, pinturas e fotografias. Nesse cenário, é preciso que saibamos interpretar o significado dessas imagens para que haja a compreensão da mensagem transmitida.
Os jornais e revistas utilizam as imagens para complementar as informações das notícias. Diante disso, vemos que as imagens não servem meramente para ilustrar, mas também para informar.
Ao lermos um texto, muitas vezes, não damos importância às imagens que ele apresenta. Ao contrário do que pensamos, essas não são meramente ilustrativas, pois trazem informações importantes acerca do assunto abordado.
As leituras de imagens fazem parte de nossas vidas. Quando olhamos um quadro tentamos imaginar o que o pintor retratou ali, nos reportamos à época do mesmo, avaliamos suas características gerais e individuais, sejam elas de objetos, paisagens, pessoas, animais, alimentos, etc. Dessa forma, identificamos os elementos ali presentes, se estão vivos ou mortos, se estão estáticos ou se movem e conseguimos até mesmo imaginar o que as pessoas conversavam.
A leitura das imagens também é importante em provas de vestibular, concursos e também no ambiente escolar e acadêmico. A leitura de imagens faz parte da rotina diária da sociedade, por isso é importante que as pessoas desenvolvam a capacidade de interpretar aquilo que vê.
Na arte, a leitura das imagens é fundamental para que possamos captar a essência da obra e o que o artista queria expressar. A interpretação das imagens nos dá a dimensão daquilo que o pintor retratou.
Paul Rand, professor, escritor, diretor de arte, designer e consultor de design de empresas como IBM, ABC e UPS disse que a arte deveria estar no quarto, na cozinha, não apenas nos museus. A arte deveria estar acessível a todos, estar na nossa experiência cotidiana e a gente deveria saber aproveitar dela. Não ter acesso a arte faz com que nós não tenhamos a total noção dela, além de criar uma segregação entre as pessoas que “entendem” e as que “não entendem” de arte, como se a arte fosse apenas para algumas pessoas. Restringir o público que terá acesso a arte cria uma nação que não valoriza nem a si próprio e nem a própria cultura – e isso é muito grave.
A relação distante que temos com a arte desde o ensino básico, atrapalha a criar senso crítico, limita a criatividade, nos impede de termos uma interpretação mais profunda das coisas ao nosso redor, faz as pessoas acreditarem que não são criativas, adormece a curiosidade, enfim. Se não temos o costume de perceber, ler, ouvir, ter acesso a arte no geral, perdemos a oportunidade de potencializar muito mais a construção crítica e compreensiva da população.
Muitas vezes a arte está tão longe da nossa vida que quando a estudamos, ao invés de irmos até onde ela está (já que geralmente ela está isolada no museu), vemos fotografias de quadros, esculturas, afrescos… E essas fotografias não são fieis a realidade, assim no mínimo perdemos as cores e as texturas que teríamos como apreciar se estivéssemos analisando a obra de perto.
Saber interpretar imagens é algo que muda a forma de vermos a vida. É como se te colocassem um óculos para você ver as coisas muito melhor. Uma boa leitura de imagens depende da percepção. Nesse contexto, as imagens podem ter dimensões diferentes. Elas podem ser classificadas como simbólicas, quando as imagens são icônicas ou representam divindades; podem ser epistêmicas, quando trazem informações sobre o mundo e a sociedade; e estéticas, quando a imagem tem apelo estético, belo.
A leitura das imagens pode se apresentar em três níveis:
Nível Instintivo: depende da percepção e é impulsionada por elementos emotivos. Notamos as cores, formas, expressões e emoções imediatas. O nível instintivo é a primeira impressão do cérebro.
Nível Descritivo: depende da captação das primeiras informações. Nesse nível, podemos analisar os elementos da imagem. As informações podem estar relacionadas à descrição dos ambientes ou personagens da imagem.
Nível Simbólico: nesse nível é possível extrair o simbolismo. Essa ação está relacionada aos mecanismos de conhecimento, ao nosso lado racional. Essa é a fase de codificação da mensagem.
Para ler imagens ou alfabetizar-se visualmente, é preciso desenvolver a observação de aspectos e de traços constitutivos presentes no interior da imagem, sem extrapolar para pensamentos que nada têm a ver com ela. Assim como um texto, uma imagem pode produzir várias leituras, mas não qualquer leitura. Dessa forma, as questões-chave, base para a leitura de imagens, são:
– Como as imagens se apresentam?
– Como indicam o que querem indicar?
– Qual é o seu contexto de referência?
– Como e por que as imagens significam?
– Como as imagens são produzidas?
– Como elas pensam?
– Quais são seus modos específicos de representar a realidade que está fora dela?
– De que modo os elementos estéticos, postos a serviço da intensificação do efeito de sentido, provocam significados para o observador?
As imagens falam
Buscar significados nas coisas é buscar por aquilo que as coisas querem dizer, afinal nada é feito por acaso, as coisas possuem objetivos para existirem, inclusive as imagens. Percebemos, por exemplo, o objetivo das imagens na publicidade na qual as empresas utilizam imagens (fotos, vídeos, e outras) com o objetivo de mostrar qualidades dos produtos divulgados, assim como ativar no público a necessidade por aquilo que está sendo vendido. Além do mais, também existem, por exemplo, as propagandas que utilizam imagens buscando a adesão do público a ideias, conceitos e mudanças de atitudes, valorizando esferas políticas, ideológicas ou religiosas.
Para além da publicidade e da propaganda, vivemos num mundo pautado na visualidade. Seja nas redes sociais, na escolha de nossas roupas, ou ainda na escolha de um quadro para compor a decoração de nossa casa, tudo se trata de imagem, afinal nossa cultura é visual, e cada vez mais essa característica tem se fortalecido na sociedade contemporânea.
As imagens falam, e mais que isso: muitas vezes as imagens falam por nós, afinal elas carregam emoções, ideias e informações, sendo fortes representantes das expressões de nossa humanidade.
Assista o vídeo no link para ampliar seu entendimento sobre o tema da nossa aula:
LEITURA DE IMAGENSAula para o período: 22 a 24 de abril
A leitura de imagens também induz as pessoas ao aumento do lado criativo, lúdico, poético, cognitivo e etc. |
Assista o vídeo no link para ampliar seu entendimento sobre o tema da nossa aula:
LEITURA DE IMAGENSAula para o período: 22 a 24 de abril
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