Sugestões de link's para o estudo eficaz das Classes Gramaticais Variáveis e Invariáveis:
https://www.youtube.com/watch?v=JSuwkccXszI
https://www.youtube.com/watch?v=Xx9aWEbtJ_w&list=RDCMUCQtWs0FBApSsvZ1iat9VG-Q&index=2
https://www.youtube.com/watch?v=jbmyRlGJOeE&list=RDCMUCQtWs0FBApSsvZ1iat9VG-Q&index=10
https://www.youtube.com/watch?v=X-B1rE8ODMU&list=RDCMUCQtWs0FBApSsvZ1iat9VG-Q&index=12
https://www.youtube.com/watch?v=cFEtbS7I_4M&list=PLTvPSePqwzuQjFgIr99UjLul9AuET9wvl&index=3
https://www.youtube.com/watch?v=mB75Id7UVws&list=PLTvPSePqwzuQjFgIr99UjLul9AuET9wvl&index=4
TURMAS: 200 e 201 Profª.: Helayne Araújo
Referente a semana 30/03/2020 a 03/04/2020
Referente a semana 30/03/2020 a 03/04/2020
1- SUBSTANTIVO
|
6 - VERBO
|
2- ARTIGO
|
7 - ADVÉRBIO
|
3 - ADJETIVO
|
8 - PREPOSIÇÃO
|
4 - NUMERAL
|
9 - CONJUNÇÃO
|
5 - PRONOME
|
10 - INTERJEIÇÃO
|
SUBSTANTIVO é toda a
palavra que denomina um ser; é usada para nomear pessoas, coisas, animais,
lugares e sentimentos. Normalmente vem precedida de artigo.
Exemplo: O cachorro tomou
banho. (Cachorro é um substantivo)
Os substantivos classificam-se em:
· Comum/ Próprio
· Concreto/ Abstrato
· Primitivo/ Derivado
· Simples/ Composto
· Coletivo
ARTIGO é a palavra que se coloca antes do substantivo para determiná-lo
ou indeterminá-lo.
Os artigos classificam-se em:
Definidos: o / a / os / as
Indefinidos: um / uns / uma / umas
Indefinidos: um / uns / uma / umas
ADJETIVO é a palavra
que caracteriza o substantivo.
Exemplo: Aquela moça é muito bonita.
(Bonita é um adjetivo)
NUMERAL é uma palavra que exprime número, ordem numérica, múltiplo ou
fração.
O numeral pode ser:
PRONOME é a palavra que substitui ou acompanha o substantivo.
O pronome pode ser:
VERBO é a palavra que exprime ação, estado ou fenômeno da natureza.
ADVÉRBIO é a palavra invariável que modifica o sentido de um verbo, de um
adjetivo ou de outro advérbio. Os principais advérbios indicam circunstâncias
de:
· Tempo: ontem, hoje,
amanhã, já, cedo, tarde, antigamente...
· Lugar: aqui, ali,
acolá, aí, lá, perto, longe, acima, abaixo, dentro, fora...
· Modo: depressa,
devagar, bem, mal, calmamente, alegremente...
· Intensidade: muito,
menos, pouco, mais, bastante....
· Negação: não,
absolutamente...
· Dúvida: talvez,
provavelmente, possivelmente...
· Afirmação: sim,
certamente, realmente....
PREPOSIÇÃO é uma palavra invariável que liga um termo dependente a um termo
principal, estabelecendo uma relação entre eles.
As preposições essenciais são:
A, ANTE, APÓS, ATÉ, COM, CONTRA, DE, DESDE, EM,
ENTRE,
PARA, PERANTE, POR, SEM, SOB, SOBRE, TRÁS
|
CONJUNÇÃO é a palavra
invariável que liga:
· duas palavras com o
mesmo valor, numa oração.
· duas orações entre
si.
INTERJEIÇÃO são palavras
invariáveis que expressam uma emoção, um sentimento.
As interjeições mais comuns são
De alegria: ah! oh! oba!
De aplauso: viva! bis! bravo!
De chamamento: oi!olá! alô!
De dor: ui! ai!
De silêncio: silêncio! psiu!
De surpresa: oh! ah!
De advertência: cuidado! atenção!
De alívio: ufa! arre!
De admiração: ah!oh! puxa! nossa!
De desejo: oxalá, tomara!
De saudação: salve! viva! olá!
De terror: ui! credo! cruzes!
ATIVIDADE SOBRE AS CLASSES GRAMATICAIS - VARIÁVEIS E INVARIÁVEIS
REFERENTE A SEMANA 06/04 A 10/04/2020
ATIVIDADES:
1) Localize os substantivos que aparecem nas orações abaixo:
a) As pessoas estavam muito contentes na festa.
b) Todas as crianças parecem satisfeitas com o lanche.
c) A bicicleta de Paulo está com o pneu furado.
d) O garoto não entrou no teatro, porque esqueceu os bilhetes.
e) O cachorro quase me mordeu.
2) Classifique os artigos conforme o modelo:
O senhor me
dá um presente de aniversário?
o =
artigo definido, masculino, singular
um = artigo indefinido, masculino,
singular
a) Ganhei uma caneta
dourada.______________________________
b) Os irmãos ganharam
doces._______________________________
c) A gaita era
verde._______________________________________
3) Sublinhe os adjetivos presentes nas frases a seguir:
a) O sapo verde deu um pulo engraçado.
b) No meu pequeno jardim florescem violetas perfumadas.
c) A viagem a Ouro Preto foi instrutiva.
d) Quantos meninos eu vi, com roupas rasgadas e sapatos gastos!
e) Os belos e cantadores bem-te-vis acordam-me pela manhã.
4) O adjetivo caracteriza o substantivo de vários modos: bonito, por
exemplo, atribui uma qualidade positiva; feio, uma negativa.
Atribua a cada item a seguir uma qualidade positiva e uma negativa:
a) camarada:
_____________________________________________________________________
b) gesto:
_____________________________________________________________________
c) roupa:
_____________________________________________________________________
d) mulher:
_____________________________________________________________________
5) Classifique os numerais
sublinhados em cardinal, ordinal, multiplicativo ou fracionário:
a)Fernanda comeu um terço da torta.
_________________________________________________
b)Esse filme é de segunda categoria.
__________________________________________________
c)Lucas agora tem o dobro de trabalho na escola.
________________________________________
d)Maria e Ana convidaram seis amigas para jantar em sua
casa. ____________________________
e)Aproximadamente cinquenta mães participaram da
reunião. ______________________________
6) Dê o infinitivo dos verbos abaixo:
a) chegarei: ___________________________
b) subiram:
___________________________
c) coube:
_____________________________
d) fizeste:
____________________________
e) pusesses:
___________________________
f) sumiu:
_____________________________
g) estávamos:
_________________________
h) amássemos:
________________________
i) perceberdes:
________________________
j) é:
_________________________________
7) Classifique o pronome destacado
nas frases abaixo:
a) Este animal não vai participar da exposição.
__________________________________________
b) Vários atletas já chegaram. _______________________________________________________
c) Quantos ainda não votaram?
______________________________________________________
d)Há poucos erros na redação.
______________________________________________________
e) Ela sempre gostou de ler. ______________________________________________________
f) Nosso povo está despertando.
______________________________________________________
8) Identifique e classifique os
advérbios conforme o modelo.
Luiza e Marcos viajaram bastante pelo
mundo.
bastante: advérbio de
intensidade
|
a) Não engoli coisa nenhuma.
_____________________________________________________________________
b) Convoquei imediatamente a família.
_____________________________________________________________________
c) Os pais de Amanda gostavam muito de viajar.
_____________________________________________________________________
d) A velhinha passava rapidamente pela fronteira.
_____________________________________________________________________
e) Os meninos hospedaram-se aqui.
_____________________________________________________________________
9) Sublinhe as preposições:
a) Conversamos sobre nossos estudos.
b) Sempre lutamos contra má
vontade de alguns.
c) Estou mais uma vez sem meu
ajudante.
d) A criançada partiu para o acampamento.
e) Aquela chácara é de meus tios.
f) Você já viajou de avião?
10) Complete com a preposição
adequada:
a) Saí __________ meus pais.
b) Estamos __________ luz há alguns
minutos.
c) Minha família morou __________
Pernambuco vários anos.
d) Minha mãe gostava __________
conversar __________ arte.
e) __________ o juiz, ele não abriu a
boca.
f) Estarei __________ Curitiba na
próxima quinta-feira.
g) Deteve-se um instante ___________
observar o movimento ___________ pedestres.
11)Grife as conjunções:
a) Saiu cedo, mas não voltou ainda.
b) Estava estudando, quando você me
telefonou.
c) Você reage ou será dominado pela
doença.
d) Não compareceu à reunião nem
justificou a falta.
e) Não se afobe, pois dispomos de
bastante tempo.
f) Ele falava e eu ficava ouvindo.
g) Compre um jipe ou um caminhão.
h) Esperei-o até tarde, porém
ele não veio.
12) Sublinhe a interjeição,
relacionando-a às emoções do quadro abaixo:
alegria
– aborrecimento – saudação – advertência – admiração
|
a) Nossa! Como ela samba! ____________________________
b) Cuidado! Trecho sem acostamento! _______________________
c) Olá! Como passou a noite? ______________________________
d) Oba, as férias estão aí! ________________________________
e) Xi! Esse cara aqui
de novo. _______________________________________________________
INFORMATIVO:
Ponto
1: Não irei receber as atividades via whatsap e nem por foto do caderno
anexadas ao e-mail, pois é extremamente complicado corrigir essas atividades
postadas dessa maneira, a visibilidade fica prejudicada das questões e também
respostas. Espero que compreendam. Ponto 2: RESPEITEM O PRAZO DE ENTREGA DA
ATIVIDADE, por favor! Ponto 3: Qualquer dúvida me chamem no whatsap ou deixem
sua mensagem no próprio blogger, existe um espaço para isso reservado após a
atividade. ok!? Vamos então as datas:
DATA
DE ENTREGA: 11/04/2020 (SÁBADO)
ATIVIDADE
POSTADA EM: 06/04/2020 (SEGUNDA - FEIRA)
E-MAIL
PARA ENVIO DA ATIVIDADE: helaynenatalia@gmail.com
BEIJINHOS
E #ficaemcasa
Pode manda só as respostas?
ResponderExcluir