Turmas: 100 e 101
Referente a semana 06/04 a 10/04/2020
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AULA 3: ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
Teoria definida pelo linguista e
estudioso russo Roman Jakobson, os elementos da comunicação estão relacionados
aos diversos atos discursivos. Nós já sabemos que o principal objetivo da
linguagem é a transmissão de uma informação a um ou a vários indivíduos, e de
acordo com nossas intenções comunicativas, utilizamos uma função da linguagem
específica. Jakobson criou para os elementos da comunicação (contexto, emissor,
mensagem, receptor, canal da comunicação e código):
Esquema dos elementos da comunicação
Principais
características:
- Emissor ou destinador: alguém
que emite a mensagem;
- Receptor ou destinatário: a quem
se destina a mensagem;
- Código: o código é formado por um conjunto de sinais,
organizados de acordo com determinadas regras, em que cada um dos
elementos tem significado em relação com os demais. Pode ser a língua,
oral ou escrita, gestos, etc.;
- Canal de comunicação: O
canal deve garantir o contato entre emissor e receptor. Pode ser um meio
físico ou virtual;
- Mensagem: é o objeto da comunicação, é constituída pelo
conteúdo das informações transmitidas;
- Referente: a situação aos quais a
mensagem se refere. Pode dizer respeito aos aspectos do mundo textual da
mensagem.
ATIVIDADE:
1. O pai conversa com a filha ao telefone e diz que
vai chegar atrasado para o jantar.
Nesta situação,
podemos dizer que o canal é:
a) o pai
b) a filha
c) fios de telefone
d) o código
e) a fala
2. Assinale a alternativa incorreta:
b) a filha
c) fios de telefone
d) o código
e) a fala
2. Assinale a alternativa incorreta:
a) Só existe comunicação quando a pessoa que recebe a mensagem entende o
seu significado.
b) Para entender o significado de uma mensagem, não é preciso conhecer o código.
c) As mensagens podem ser elaboradas com vários códigos, formados de palavras, desenhos, números etc.
b) Para entender o significado de uma mensagem, não é preciso conhecer o código.
c) As mensagens podem ser elaboradas com vários códigos, formados de palavras, desenhos, números etc.
d) Para entender bem um código, é necessário conhecer suas regras.
e) Conhecendo os elementos e regras de um código, podemos combiná-los de várias maneiras, criando novas mensagens.
e) Conhecendo os elementos e regras de um código, podemos combiná-los de várias maneiras, criando novas mensagens.
3. Uma pessoa é convidada a dar uma palestra em Espanhol. A pessoa não aceita o convite, pois não sabia falar com fluência a língua Espanhola. Se esta pessoa tivesse aceitado fazer esta palestra seria um fracasso porque:
a) não dominava os
signos
b) não dominava o código
c) não conhecia o referente
d) não conhecia o receptor
e) não conhecia a mensagem
4. Um guarda de trânsito percebe que o motorista de um carro está em alta velocidade. Faz um gesto pedindo para ele parar. Neste trecho o gesto que o guarda faz para o motorista parar, podemos dizer que é:
b) não dominava o código
c) não conhecia o referente
d) não conhecia o receptor
e) não conhecia a mensagem
4. Um guarda de trânsito percebe que o motorista de um carro está em alta velocidade. Faz um gesto pedindo para ele parar. Neste trecho o gesto que o guarda faz para o motorista parar, podemos dizer que é:
a) o código que ele
utiliza
b) o canal que ele utiliza
c) quem recebe a mensagem
d) quem envia a mensagem
e) o assunto da mensagem
5. A mãe de Felipe sacode-o levemente e o chama: “FELIPE, ESTÁ NA HORA DE ACORDAR”.
O que está destacado é:
b) o canal que ele utiliza
c) quem recebe a mensagem
d) quem envia a mensagem
e) o assunto da mensagem
5. A mãe de Felipe sacode-o levemente e o chama: “FELIPE, ESTÁ NA HORA DE ACORDAR”.
O que está destacado é:
a) o emissor
b) o código
c) o canal
d) a mensagem
e) o referente
6. Podemos afirmar que Referente é:
b) o código
c) o canal
d) a mensagem
e) o referente
6. Podemos afirmar que Referente é:
a) quem recebe a
mensagem
b) o assunto da mensagem
c) o que transmite a mensagem
d) quem envia a mensagem
e) o código usado para estabelecer comunicação
b) o assunto da mensagem
c) o que transmite a mensagem
d) quem envia a mensagem
e) o código usado para estabelecer comunicação
7. Comunicação só
poderá existir quando duas ou mais pessoas
estiverem interagindo em torno de uma mensagem, seja ela
escrita ou oral por canais, como rádio,
telefone, carta, etc. Para
que haja comunicação, é necessária a interação de vários
elementos.
Sobre os
elementos da comunicação, assinale a
alternativa que corresponde ao veículo que permite a
transmissão da mensagem.
a)
Emissor.
b)
Receptor.
c) Ruído.
d) Canal.
e)
Mensagem.
4ª AULA: Funções da Linguagem
Nas diversas situações comunicativas, a linguagem assume funções diferentes, que dependem das intenções do emissor e do contexto da interação linguística.
Estamos imersos em meio a um cotidiano estritamente social, no qual nos interagimos com nossos semelhantes por meio da linguagem. Ela permite-nos revelar nossos sentimentos, expressar nossas opiniões, trocar informações no intuito de ampliar nossa visão de mundo, dentre outros benefícios.
A cada mensagem que enviamos ou recebemos, seja ela de natureza verbal ou não verbal, estamos compartilhando com um discurso que se pauta por finalidades distintas, ou seja, entreter, informar, persuadir, emocionar, instruir, aconselhar, entre outros propósitos.
O objetivo de qualquer ato comunicativo está vinculado à intenção de quem o envia, no caso, o emissor. Dessa forma, de acordo com a natureza do discurso presente na relação emissor X interlocutor, a linguagem assume diferentes funções, todas elas portando-se de características específicas, conforme analisaremos adiante:
Função
emotiva ou expressiva
Nessa função, há um envolvimento pessoal do
emissor, que comunica seus sentimentos, emoções, inquietações e opiniões centradas
na expressão do próprio “eu”, levando em consideração o seu mundo interior.
Para tal, são utilizados verbos e pronomes em 1ª pessoa, muitas vezes
acompanhados de sinais de pontuação, como reticências, pontos de exclamação,
bem como o uso de onomatopeias e interjeições.
Soneto de Fidelidade
De tudo ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.
Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento
E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama
Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.
Vinícius de Moraes
De tudo ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.
Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento
E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama
Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.
Vinícius de Moraes
Função
apelativa
A ênfase da função apelativa está diretamente
vinculada ao receptor, na qual o discurso visa persuadi-lo, conduzindo-o a
assumir um determinado comportamento. Essa modalidade encontra-se presente na
linguagem publicitária de uma forma geral e traz, como característica
principal, o emprego dos verbos no modo imperativo.
Função
referencial ou denotativa
Ocorre quando o objetivo do emissor é traduzir a
realidade visando à informação. Sua predominância atém-se a textos científicos,
técnicos ou didáticos, alguns gêneros do cotidiano jornalístico, documentos
oficiais e correspondências comerciais. A linguagem, nesse caso, é
essencialmente objetiva, razão pela qual os verbos são retratados na 3ª pessoa
do singular, conferindo-lhe total impessoalidade por parte do emissor.
Cultura na tela
O portal domínio público, biblioteca digital do
Ministério da Educação, recebeu 6,2 milhões de acessos em pouco mais de um mês
de funcionamento. Nela, o internauta pode ler gratuitamente 699 obras
literárias com mais de 70 anos de existência, ou seja, já de domínio público;
166 publicações de ciências sociais e uma de exatas. Há também partituras de
Beethoven, pinturas de Van Gogh e de Leonardo da Vinci, como a Monalisa, hinos
e músicas clássicas contemporâneas.
Isto É, São Paulo,
29 de dez. de 2005.
Função
fática
O objetivo do emissor é estabelecer o contato,
verificar se o receptor está recebendo a mensagem de forma autêntica, ou ainda
visando prolongar o contato. Há o predomínio de expressões usadas nos
cumprimentos como: "bom dia", "Oi!" Ou das expressões que
usamos ao telefone ("Pronto!", "Alô!") e em outras
situações em que se testa o canal de comunicação ("Está me
ouvindo?").
- Alô! Como vai?
- Tudo bem, e você?
- Vamos ao cinema hoje?
- Prometo pensar no assunto. Retorno mais tarde para decidirmos o horário.
- Tudo bem, e você?
- Vamos ao cinema hoje?
- Prometo pensar no assunto. Retorno mais tarde para decidirmos o horário.
Função
metalinguística
A linguagem tem função metalinguística quando o uso
do código tem por finalidade explicar o próprio código.
Catar Feijão
Catar feijão se limita com escrever:
joga-se os grãos na água do alguidar
e as palavras na folha de papel;
e depois, joga-se fora o que boiar.
Certo, toda palavra boiará no papel,
água congelada, por chumbo seu verbo:
pois para catar esse feijão, soprar nele,
e jogar fora o leve e oco, palha e eco.
2.
Ora, nesse catar feijão entra um risco:
o de que entre os grãos pesados entre
um grão qualquer, pedra ou indigesto,
um grão imastigável, de quebrar dente.
Certo não, quando ao catar palavras:
a pedra dá à frase seu grão mais vivo:
obstrui a leitura fluviante, flutual,
açula a atenção, isca-a como o risco.
João Cabral de Melo Neto
Catar feijão se limita com escrever:
joga-se os grãos na água do alguidar
e as palavras na folha de papel;
e depois, joga-se fora o que boiar.
Certo, toda palavra boiará no papel,
água congelada, por chumbo seu verbo:
pois para catar esse feijão, soprar nele,
e jogar fora o leve e oco, palha e eco.
2.
Ora, nesse catar feijão entra um risco:
o de que entre os grãos pesados entre
um grão qualquer, pedra ou indigesto,
um grão imastigável, de quebrar dente.
Certo não, quando ao catar palavras:
a pedra dá à frase seu grão mais vivo:
obstrui a leitura fluviante, flutual,
açula a atenção, isca-a como o risco.
João Cabral de Melo Neto
Função
poética
Nessa modalidade, a ênfase encontra-se centrada na
elaboração da mensagem. Há um certo cuidado por parte do emissor ao elaborar a
mensagem, no intuito de selecionar as palavras e recombiná-las de acordo com
seu propósito. Encontra-se permeada nos poemas e, em alguns casos, na prosa e
em anúncios publicitários.
Canção
Ouvi cantar de tristeza,
porém não me comoveu.
Para o que todos deploram.
que coragem Deus me deu!
Ouvi cantar de alegria.
No meu caminho parei.
Meu coração fez-se noite.
Fechei os olhos. Chorei.
[...]
Cecília Meireles
Ouvi cantar de tristeza,
porém não me comoveu.
Para o que todos deploram.
que coragem Deus me deu!
Ouvi cantar de alegria.
No meu caminho parei.
Meu coração fez-se noite.
Fechei os olhos. Chorei.
[...]
Cecília Meireles
Resumo sobre as funções
da linguagem:
Funções da Linguagem
|
Característica
|
Onde encontramos
|
|
1
|
Emotiva ou Expressiva
|
Coloca o emissor do texto em destaque; é subjetivo, pessoal,
expressa sentimento.
|
Em textos líricos, que expressa sentimentos da alma do
emissor.
|
2
|
Referencial
|
O assunto é posto em destaque, com o objetivo de informar.
|
Em textos jornalísticos, didáticos e científicos.
|
3
|
Apelativa ou Conativa
|
O interlocutor ou receptor é colocado em destaque, com a
intenção de convencimento.
|
Em discursos políticos, anúncios publicitários e argumentações
jurídicas.
|
4
|
Metalinguística
|
O código é posto em destaque, com a língua explicando a
língua.
|
Em livros didáticos, gramáticas e dicionários.
|
5
|
Poética
|
A mensagem é colocada em destaque, chamando a atenção do
interlocutor para o modo como ela foi organizada.
|
Principalmente em textos literários, tanto em prosa como em
verso.
|
6
|
Fática
|
Ocorre quando o canal é posto em destaque, com a intenção de
estabelecer diálogo.
|
É utilizada para estabelecer um diálogo.
|
ATIVIDADE:
1) (ENEM-2006)
A linguagem
na ponta da
língua
tão fácil de falar
e de entender.
A linguagem
na superfície estrelada de letras,
sabe lá o que quer dizer?
Professor
Carlos Góis, ele e quem sabe,
e vai
desmatando
o amazonas de minha ignorância.
Figuras de gramática, esquemáticas,
atropelam-me, aturdem-me, sequestram-me.
1Já esqueci
a língua em que comia,
em que pedia
para ir lá fora,
em que
levava e dava pontapé,
a língua, breve língua entrecortada
do namoro com a priminha.
O português são dois; o outro, mistério.
Carlos
Drummond de Andrade. Esquecer para lembrar. Rio de Janeiro: José Olympio, 1979
Explorando a
função emotiva da linguagem, o poeta expressa o contraste entre marcas de
variação de usos da linguagem em:
a) situações formais e informais.
b)
diferentes regiões dos pais.
c) escolas literárias distintas.
d) textos
técnicos e poéticos.
e) diferentes épocas.
2) (Enem
Cancelado-2009) O texto a
seguir e um trecho de uma conversa por meio de um programa de computador que
permite comunicação direta pela Internet em tempo real, como o MSN Messenger.
Esse tipo de conversa, embora escrita, apresenta muitas características da
linguagem falada, segundo alguns linguistas. Uma delas e a interação ao vivo e
imediata, que permite ao interlocutor conhecer, quase instantaneamente, a
reação do outro, por meio de suas respostas e dos famosos emoticons (que podem
ser definidos como “ícones que demonstram emoção").
João diz: oi
Pedro diz: blz?
João diz: na paz e vc?
Pedro diz: tudo trank ☺
João diz: o q vc ta fazendo?
[...]
Pedro
diz: tenho q sair agora...
João diz: flw
Pedro diz: vlw, abc
Para que a comunicação, como no MSN Messenger
se dê em tempo real, e necessário que a escrita das informações seja rápida, o
que e feito por meio de:
a) frases completas, escritas cuidadosamente
com acentos e letras maiúsculas (como “o q vc ta fazendo?”).
b) frases curtas e simples (como “tudo
trank”') com abreviaturas padronizadas pelo uso (como “vc” –você – “vlw” -
valeu!).
c) uso de reticências no final da frase, para
que não se tenha que escrever o resto da informação.
d) estruturas coordenadas, como “na paz e
vc”.
e) flexão verbal rica e substituição de dígrafos
consonantais por consoantes simples (“qu" por “k”).
3) (Mack-2005)
Estou farto do lirismo comedido
Do lirismo bem comportado 4
Do lirismo funcionário público com livro de
ponto
expediente
[protocolo e manifestações de apreço ao sr.
diretor.
(...)
Estou farto do lirismo namorador
Político
Raquítico
Sifilítico
Manuel
Bandeira
Assinale a afirmativa correta:
a) O lirismo caracterizado no terceiro verso
é o oposto do lirismo comedido (primeiro verso).
b) No quarto verso, o eu lírico repudia o
envolvimento amoroso.
c) Raquítico e Sifilítico, nesse contexto,
são palavras antônimas.
d) No terceiro verso, as expressões que
caracterizam o lirismo pertencem a campos semânticos diferentes.
e) A palavra lirismo, no poema, é índice de
função metalinguística, isto é, revela que o assunto do poema é o próprio fazer
poético.
4)
(UEMG-2006) Assinale a alternativa em que
o(s) termo(s) em negrito do
fragmento citado NÃO contém (êm)
traço(s) da função emotiva da linguagem.
a) Os poemas (infelizmente!) não estão nos rótulos de embalagens nem junto aos
frascos de remédio.
b) A leitura ganha contornos de “cobaia de laboratório” quando sai de
sua significação e cai no ambiente artificial e na situação inventada.
c) Outras leituras significativas são o rótulo de um produto que se vai
comprar, os preços do bem de consumo, o tíquete do cinema, as placas do ponto
de ônibus (...)
d) Ler e escrever são condutas da vida em
sociedade. Não são ratinhos mortos (...)
prontinhos para ser desmontados e
montados, picadinhos (...)
INFORMATIVO:
Ponto 1: Não irei receber as atividades via whatsap e nem por foto do caderno anexadas ao e-mail, pois é extremamente complicado corrigir essas atividades postadas dessa maneira, a visibilidade fica prejudicada das questões e também respostas. Espero que compreendam. Ponto 2: RESPEITEM O PRAZO DE ENTREGA DA ATIVIDADE, por favor! Ponto 3: Qualquer dúvida me chamem no whatsap ou deixem sua mensagem no próprio blogger, existe um espaço para isso reservado após a atividade. ok!? Vamos então as datas:
DATA DE ENTREGA: 11/04/2020 (SÁBADO)
ATIVIDADE POSTADA EM: 06/04/2020 (SEGUNDA - FEIRA)
E-MAIL PARA ENVIO DA ATIVIDADE: helaynenatalia@gmail.com
BEIJINHOS E #ficaemcasa
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