sexta-feira, 29 de maio de 2020

3º ano - Produção Textual e Leitura Profª.: Karin Cibelle - Referente a semana de 18 a 22/05

Produção Textual e Leitura
3º ano - Turma: 300
Profª.: Karin Cibelle 
Assunto: Tipos de Redações




Uma das competências da prova do Enem é ter o domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo e a compreensão da proposta. Porém, outros vestibulares podem te cobrar a compreensão de outros tipos textuais que existem. Você sabe quais são e como que se estruturam? Confira abaixo:

Dissertativo-argumentativo

Uma redação dissertativa-argumentativa tem por objetivo analisar elementos de uma determinada realidade a partir de conceitos abstratos, apresentando argumentos a favor ou contra do ponto de vista que está sendo defendido.
A estrutura de um texto dissertativo-argumentativo deve seguir a seguinte estrutura:
Parágrafo de introdução: Apresenta ao leitor o tema que será abordado, de modo que ele possa entender a que contexto se refere os argumentos que serão expostos. Além disso, também deve ser apresentado a “tese central” do seu texto, ou seja, o ponto de vista geral que será defendido ao longo do texto.
Desenvolvimento: O desenvolvimento do seu texto deve ter em média três parágrafos e será a parte de sua redação em que você irá convencer o leitor da sua tese principal, através da apresentação de seus argumentos.
Conclusão: O último parágrafo de seu texto deve ser reservado para apresentar as conclusões finais sobre o tema abordado e, o mais importante, apresentar a sua proposta de intervenção para o problema discutido.
Descritivo
Um texto descritivo irá descrever elementos concretos que representem uma realidade. É um tipo de texto que envolve a descrição de algo, seja um objeto, pessoa, animal, lugar, acontecimento e o seu objetivo, sobretudo, é transmitir para o leitor as qualidades e impressões desse algo.
Um texto descritivo deve seguir a seguinte estrutura:
  • Parágrafo de introdução: Apresentação do que se pretende descrever.
  • Desenvolvimento: É a parte onde a descrição é feita, através de uma caracterização objetiva ou subjetiva do que você deseja descrever.
  • Conclusão: Nesta parte, a finalização da apresentação é feita. Não há um procedimento específico para a conclusão de um texto descritivo, normalmente é a parte em que se completa a caracterização.

Narrativo
Um texto narrativo irá relatar uma determinada história usando artifícios que passem a ideia de uma progressão temporal ao leitor. Diferente do texto descritivo, que situa elementos concretos no espaço, o texto narrativo irá situar seres e objetos no espaço e no tempo.
Um texto narrativo segue a seguinte estrutura:
Parágrafo de introdução: Apresenta as personagens da narração, localizando-as no espaço e no tempo.
Desenvolvimento: Nesta parte que se estrutura as características das personagens, constroem-se a trama e o suspense, que dão resultado ao clímax da redação.
Conclusão: Existem várias maneiras de concluir uma narração. Pode-se apresentar um desfecho para a trama ou apenas esclarecer o desenvolvimento da história.



A redação do ENEM é um texto dissertativo-argumentativo, pois são avaliadas 5 competências que os estudantes devem respeitar para realizar a prova. 

A construção desse texto se dá através da compreensão do tema que é proposto com o auxílio de uma coletânea de textos, onde estão informações bem importantes para compreender o tema em questão. A partir daí, o vestibulando deve desenvolver os seguintes parágrafos:
Introdução: a introdução é a apresentação inicial do texto, onde se é apresentada uma tese.
Desenvolvimento: o desenvolvimento é composto de argumentos (I e II), onde o estudante defende a tese que foi apresentada na introdução. Nesse ponto, podem ser usados dados estatísticos, citações e tudo mais.
Conclusão: na conclusão deve ser apresentada uma proposta de solução para a questão social colocada em pauta pelo Exame.
#dica: Atente-se em expor mais suas teses do que meramente ideias, ok? 
Um ponto importante, antes de tudo, é ter a certeza de que o tema foi bem compreendido. Se não for bem compreendido, a fuga do tema ocorrerá facilmente e a redação será zerada. 
Aí é que entram os textos de apoio! Utilizá-los para certificar de que o tema está realmente sendo compreendido é fundamental. Leia e releia sempre que for necessário. A missão principal deles é informar qual é o enfoque que deve ser dado na redação que será desenvolvida.
E o que você não pode fazer com os textos de apoio?
·         Ficar preso a eles. Eles são para auxiliar, não para te guiar durante toda a escrita.
·         Copiar trechos dos textos: o candidato pode, no máximo, citar algo que está sendo apresentado nos textos de apoio, porém, a cópia de trechos inteiros são mal interpretadas e as linhas que são usadas na redação para apresentar esses trechos não são computadas, ou seja, você pode ficar com menos linhas do que é exigido no Exame.
No mais, é muita leitura e treinar bastante e se manter sempre informado através de jornais, revistas, podcats! 📰



Por que tem que ser feita uma redação no ENEM? Bom, a escrita é fundamental para a formação de qualquer cidadão, mesmo que não necessite em seu meio profissional e pessoal com muita frequência. Além disso, dominar a escrita ajuda também na interpretação, que é muito exigida na prova, como já falamos aqui no nosso blog. É difícil vermos alguém que escreve bem com dificuldades em interpretação e vice-versa.
A avaliação da redação visa algumas habilidades do aluno que está prestando o exame como: repertório cultural, capacidade de fazer citações, seu potencial em concentrar informações sobre determinado tema, sua habilidade em propor soluções para problemas sociais, assim por diante.
A redação do ENEM é redigida de forma dissertativa-argumentativa, ou seja, na redação se deve defender um ponto de vista sobre o tema proposto. A avaliação é feita através de 5 critérios, chamados de competências. São eles:
1 – Domínio da norma culta da Língua Portuguesa:
Avalia-se a capacidade de o aluno utilizar a linguagem formal na produção do texto e que tenha domínio das regras de nossa língua.

2 – Domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo e compreensão da proposta:
É avaliada a capacidade do candidato de desenvolver um texto no tipo proposto, defendendo um ponto de vista e é avaliado também compreensão do candidato sobre o tema indicado.

3 – Coerência Textual:
Neste critério, o aluno deverá demonstrar capacidade de reunir argumentos em torno de uma ideia principal, selecionando informações sobre o tema.

4 – Coesão Textual:
Avalia-se a organização de orações, frases e parágrafos que resultará num texto claro e eficaz.

5 – Validade da proposta de intervenção:
O candidato deve apresentar as propostas de solução dos problemas sociais abordados na sua redação e elas devem ser válidas e coerentes com o que foi proposto.

Lembrando que cada competência tem a pontuação máxima de 200 e desenvolver um texto ciente do que elas pedem irá ajudar e muito nos seus resultados. Quem sabe não rola um 1000? 😀

Prezados alunos, primeiro é necessário muita disciplina; disciplina que acordar cedo e ir estudar, realizar os estudos, leituras, treinos, assistir bons jornais, ler jornais e livros.Tudo isso vai ajudar no seu repertório e no seu desenvolvimento para uma boa produção. Entenda que você tem que tomar a decisão, você é capaz e conte comigo para alcançar o seu objetivo. Vamos lá terceirão 2020.
Realize a leitura e o estudo, faça as anotações no seu caderno das principais informações. Pois será necessário para você realizar uma redação nota 1000.
Dúvidas, orientações e sugestões podem enviar pelo e-mail ou whatsapp: karinvalentelima@gmail.com

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