3º ano - Turma: 300
Profª.: Karin Cibelle
Assunto: Tipos de Redações
Uma das
competências da prova do Enem é ter o domínio do tipo textual
dissertativo-argumentativo e a compreensão da proposta. Porém, outros
vestibulares podem te cobrar a compreensão de outros tipos textuais que
existem. Você sabe quais são e como que se estruturam? Confira abaixo:
Dissertativo-argumentativo
Uma redação
dissertativa-argumentativa tem por objetivo analisar elementos de uma
determinada realidade a partir de conceitos abstratos, apresentando argumentos
a favor ou contra do ponto de vista que está sendo defendido.
A estrutura de
um texto dissertativo-argumentativo deve seguir a seguinte estrutura:
Parágrafo de
introdução: Apresenta ao leitor o tema que será abordado, de modo que ele
possa entender a que contexto se refere os argumentos que serão expostos. Além
disso, também deve ser apresentado a “tese central” do seu texto, ou seja, o
ponto de vista geral que será defendido ao longo do texto.
Desenvolvimento: O
desenvolvimento do seu texto deve ter em média três parágrafos e será a parte
de sua redação em que você irá convencer o leitor da sua tese principal,
através da apresentação de seus argumentos.
Conclusão: O último
parágrafo de seu texto deve ser reservado para apresentar as conclusões finais
sobre o tema abordado e, o mais importante, apresentar a sua proposta de
intervenção para o problema discutido.
Descritivo
Um texto
descritivo irá descrever elementos concretos que representem uma realidade. É
um tipo de texto que envolve a descrição de algo, seja um objeto, pessoa,
animal, lugar, acontecimento e o seu objetivo, sobretudo, é transmitir para o
leitor as qualidades e impressões desse algo.
Um texto
descritivo deve seguir a seguinte estrutura:
- Parágrafo de
introdução: Apresentação do que se pretende descrever.
- Desenvolvimento: É a parte
onde a descrição é feita, através de uma caracterização objetiva ou subjetiva
do que você deseja descrever.
- Conclusão: Nesta parte,
a finalização da apresentação é feita. Não há um procedimento específico para a
conclusão de um texto descritivo, normalmente é a parte em que se completa a
caracterização.
Narrativo
Um texto
narrativo irá relatar uma determinada história usando artifícios que passem a
ideia de uma progressão temporal ao leitor. Diferente do texto descritivo, que
situa elementos concretos no espaço, o texto narrativo irá situar seres e
objetos no espaço e no tempo.
Um texto
narrativo segue a seguinte estrutura:
Parágrafo de
introdução: Apresenta as personagens da narração, localizando-as no espaço
e no tempo.
Desenvolvimento: Nesta parte que
se estrutura as características das personagens, constroem-se a trama e o
suspense, que dão resultado ao clímax da redação.
Conclusão: Existem
várias maneiras de concluir uma narração. Pode-se apresentar um desfecho para a
trama ou apenas esclarecer o desenvolvimento da história.
A redação do ENEM é um texto
dissertativo-argumentativo, pois são avaliadas 5 competências que os estudantes
devem respeitar para realizar a prova.
A construção desse texto se dá através da compreensão
do tema que é proposto com o auxílio de uma coletânea de textos, onde estão
informações bem importantes para compreender o tema em questão. A partir daí, o
vestibulando deve desenvolver os seguintes parágrafos:
Introdução: a introdução é a
apresentação inicial do texto, onde se é apresentada uma tese.
Desenvolvimento: o desenvolvimento
é composto de argumentos (I e II), onde o estudante defende a tese que foi
apresentada na introdução. Nesse ponto, podem ser usados dados estatísticos,
citações e tudo mais.
Conclusão: na conclusão deve
ser apresentada uma proposta de solução para a questão social colocada em pauta
pelo Exame.
#dica: Atente-se em
expor mais suas teses do que meramente ideias, ok?
Um ponto importante, antes de tudo, é ter a certeza
de que o tema foi bem compreendido. Se não for bem compreendido, a fuga do tema
ocorrerá facilmente e a redação será zerada.
Aí é que entram os textos de apoio! Utilizá-los
para certificar de que o tema está realmente sendo compreendido é fundamental.
Leia e releia sempre que for necessário. A
missão principal deles é informar qual é o enfoque que deve ser dado na redação
que será desenvolvida.
E o que você não pode fazer com os
textos de apoio?
·
Ficar preso a eles. Eles são para
auxiliar, não para te guiar durante toda a escrita.
·
Copiar trechos dos textos: o
candidato pode, no máximo, citar algo que está sendo apresentado nos textos de
apoio, porém, a cópia de trechos inteiros são mal interpretadas e as linhas que
são usadas na redação para apresentar esses trechos não são computadas, ou
seja, você pode ficar com menos linhas do que é exigido no Exame.
No mais, é muita leitura e treinar bastante e se manter sempre
informado através de jornais, revistas, podcats! 📰
Por que tem que ser feita uma redação no ENEM?
Bom, a escrita é fundamental para a formação de qualquer cidadão, mesmo que não
necessite em seu meio profissional e pessoal com muita frequência. Além disso,
dominar a escrita ajuda também na interpretação, que é muito exigida na prova,
como já falamos aqui no nosso blog. É difícil vermos alguém que escreve bem com
dificuldades em interpretação e vice-versa.
A avaliação da redação visa algumas habilidades do
aluno que está prestando o exame como: repertório cultural, capacidade de fazer
citações, seu potencial em concentrar informações sobre determinado tema, sua
habilidade em propor soluções para problemas sociais, assim por diante.
A redação do ENEM é redigida de forma
dissertativa-argumentativa, ou seja, na redação se deve defender um ponto de
vista sobre o tema proposto. A avaliação é feita através de 5 critérios,
chamados de competências. São eles:
1 – Domínio da norma culta da Língua Portuguesa:
Avalia-se a capacidade de o aluno utilizar a linguagem formal na produção do
texto e que tenha domínio das regras de nossa língua.
2 – Domínio do tipo textual
dissertativo-argumentativo e compreensão da proposta:
É avaliada a capacidade do candidato de desenvolver um texto no tipo proposto,
defendendo um ponto de vista e é avaliado também compreensão do candidato sobre
o tema indicado.
3 – Coerência Textual:
Neste critério, o aluno deverá demonstrar capacidade de reunir argumentos em
torno de uma ideia principal, selecionando informações sobre o tema.
4 – Coesão Textual:
Avalia-se a organização de orações, frases e parágrafos que resultará num texto
claro e eficaz.
5 – Validade da proposta de intervenção:
O candidato deve apresentar as propostas de solução dos problemas sociais
abordados na sua redação e elas devem ser válidas e coerentes com o que foi
proposto.
Lembrando que cada competência tem a pontuação
máxima de 200 e desenvolver um texto ciente do que elas pedem irá ajudar e
muito nos seus resultados. Quem sabe não rola um 1000? 😀
Prezados alunos, primeiro é necessário muita disciplina; disciplina que acordar cedo e ir estudar, realizar os estudos, leituras, treinos, assistir bons jornais, ler jornais e livros.Tudo isso vai ajudar no seu repertório e no seu desenvolvimento para uma boa produção. Entenda que você tem que tomar a decisão, você é capaz e conte comigo para alcançar o seu objetivo. Vamos lá terceirão 2020.
Realize a leitura e o estudo, faça as anotações no seu caderno das principais informações. Pois será necessário para você realizar uma redação nota 1000.
Dúvidas, orientações e sugestões podem enviar pelo e-mail ou whatsapp: karinvalentelima@gmail.com
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