1. Sobre o barroco, marque (V) VERDADEIRO ou (F) FALSO:
a) ( ) O estilo barroco retomou os próprios princípios da arte da antigüidade grecoromana; e de acordo com essa nova tendência, uma obra só seria perfeitamente
bela na medida em que imitasse os artistas clássicos gregos.
b) ( ) Diante da Reforma Protestante a Igreja Católica logo se organizou contra. E
assim a Arte Barroca serviu para revigorar seus princípios doutrinários.
c) ( ) Com o vigor barroco, os palácios barrocos se tornaram ambientes de
encantamento, projetados para impressionar os visitantes com o poder e a glória
do rei.
d) ( ) O ideal humanista, a preocupação com o rigor científico e a composição
equilibrada, são as principais características da Arte Barroca.
2. Segundo a Arte Barroca, julgue os itens a seguir em (C) CERTOS ou (E)
ERRADOS:
a) ( ) O Barroco foi um movimento contra reforma protestante.
b) ( ) No Barroco existe um predomínio das emoções e não o racionalismo
renascentista.
c) ( ) O Barroco foi um movimento quase sem cor e formas.
d) ( ) Este movimento foi quase sem expressão nas artes plásticas.
3. Quanto a Pintura Barroca analise itens abaixo e em seguida marque a
ÚNICA alternativa CORRETA.
a) ( ) Na pintura, freqüentemente uma luz incide diretamente sobre aquilo que o pintor quer valorizar na tela.
b) ( ) As cores de tons azul e rosa são banidos da pintura.
c) ( ) O artista Barroco esta fortemente ligado ao misterioso e ao sobrenatural.
d) ( ) Há uma tendência para a utilização da cor preta.
4. Quanto à arte do período Barroco assinale (V) VERDADEIRO ou (F)
FALSO: :
a) ( ) Na pintura utilizava de uma técnica conhecida como claro e escuro.
b) ( ) A expressão dramática e os gestos amplos não são marcas da escultura barroca.
c) ( ) O dourado é banido da escultura como uma forma de entrega dos bens materiais.
d) ( ) É na arquitetura barroca que surgem os arcos e cúpulas.
5. Sobre o Barroco, pode-se afirmar que:
a) ( ) Foi uma forma de manifestação artística inspirada nos conceitos pagãos de Idade Média e a Antigüidade.
b) ( ) Fez uso da grandeza excessiva, do extravagante, do artificial, para expressar as concepções de mundo moderno.
c) ( ) Surgiu nos países anglo-saxões, no final do século XVII, e se espalhou por toda a Europa no século XVIII.
d) ( ) Impôs uma nítida diferenciação entre as formas artísticas, como a pintura, a escultura e a arquitetura.
6. O Barroco como afirmação artística religiosa buscava se opor aos conceitos do Renascimento, principalmente a utilização do antropocentrismo e da racionalidade na produção estética. Sobre o barroco, qual das afirmativas abaixo é incorreta:
a) ( ) Há no barroco o surgimento de pinturas e esculturas marcadas por formas retorcidas e tensas.
b) ( ) A preocupação do barroco era reforçar o racionalismo e equilibrá-lo com as emoções, e não em criar uma arte mais emotiva e cotidiana.
c) ( ) A história e atributos de santos e mártires católicos se viam representados com bastante frequência na pintura, nas esculturas e construções do período, sendo que os elementos eram dispostos de maneira pouco simétrica, assumindo na maioria das vezes uma organização diagonal.
d) ( ) A valorização das cores e a contraposição de luzes e sombras tinham grande importância na demonstração dos gestos e estados de espírito do homem.
7. O barroco surge como uma resposta no campo artístico ao protestantismo, buscando reafirmar os valores católicos, recorrendo principalmente ao uso de imagens e de santos. Entretanto, o barroco se coloca como oposição a outro movimento artístico do século XVI, baseado na racionalidade e na busca da simetria em suas produções artísticas. Qual é este movimento?
a) ( ) Classicismo.
b) ( ) Modernismo.
c) ( ) Renascimento.
d) ( ) Romantismo.
8. A alternativa que apresenta as principais características do Barroco é:
a) ( ) Racionalismo, Universalismo, perfeição formal, presença de elementos da mitologia greco-latina e humanismo.
b) ( ) Pastoralismo, bucolismo, nativismo, tom confessional, espontaneidade dos sentimentos e exaltação da pureza, da ingenuidade e da beleza.
c) ( ) Preocupação formal, preferência por temas descritivos, objetivismo, apego à tradição clássica e vocabulário culto.
d) ( ) Apelo religioso, misticismo, erotismo, castigo como decorrência do pecado, fugacidade da vida e instabilidade das coisas.
9. A respeito da arte Barroca julgue nos itens:
a) ( ) Tudo na arte barroca invocava a teatralidade e o movimento.
b) ( ) Na pintura, temas religiosos eram transmitidos através da emoção.
c) ( ) Composição em diagonal e contraste de claro e escuro, não constituíram características da pintura barroca.
d) ( ) O barroco tinha um caráter extremamente racional.
e) ( ) O período barroco caracteriza-se, dentre outros temas, pela presença da religiosidade por meio de ideias contrárias como pecado e perdão, castigo e arrependimento, e da morte como expressão da fragilidade da vida.
a) F, V, F, F, V
b) V, V, F, V, F
c) F, V, V, V, F
d) V, F, F, V, V
e) F, V, F, V, V
10. Marque (V) VERDADEIRO ou (F) FALSO:
a) ( ) O “Juízo Final” pintado por Michelangelo no teto da Capela Sistina, foi sem dúvida alguma, uma das primeiras obras com características barrocas.
b) ( ) A Arte Barroca originou-se na Itália e não tardou a espalhar-se pela Europa e também pela América.
c) ( ) O Barroco desenvolveu-se igualmente nos diversos países em que se manifestou, realização raramente conquistada pelos outros movimentos artísticos existentes, fazendo com que o Barroco se diferencie dos demais em termos de importância.
d) ( ) A arte barroca originou-se na Itália (séc. XVII) mas não tardou a irradiar-se por outros países da Europa e a chegar também ao continente americano, trazida pelos colonizadores portugueses e espanhóis.
11. Sobre o Barroco no Brasil, é correto afirmar, exceto:
a) ( ) A obra considerada tradicionalmente o marco inicial do Barroco brasileiro é Prosopopeia (1601), de Bento Teixeira, um poema que procura imitar Os lusíadas.
b) ( ) Gregório de Matos é o maior poeta barroco brasileiro e um dos fundadores da poesia lírica e satírica em nosso país. Primou pela irreverência, quebrou os modelos barrocos europeus e denunciou contradições e falsidades da sociedade baiana de sua época.
c) ( ) A lírica religiosa, uma das características do Barroco brasileiro, obedece aos princípios fundamentais do Barroco europeu, fazendo uso de temas como o amor a Deus, a culpa, o arrependimento, o pecado e o perdão, além de constantes referências bíblicas.
d) ( ) Como expressão artística da burguesia, o Barroco veiculou certos ideais políticos e ideológicos dessa classe formulados pelo Iluminismo, movimento filosófico constituído por pensadores que defendiam o uso da razão, em contraposição à fé cristã, e combatiam o Absolutismo.
12. O barroco teve como berço a Europa, mais precisamente em Roma. Sendo tal movimento artístico trazido ao Brasil pelos colonizadores, torna-se correto afirmar que:
a) ( ) O barroco brasileiro foi diretamente influenciado pelo barroco europeu.
b) ( ) O barroco era utilizado apenas em espaços religiosos.
c) ( ) Sendo associado com a religião católica, o Barroco brasileiro foi utilizado em muitas igrejas e nas fachadas das construções civis.
d) ( ) Influenciado pelo protestantismo, o Barroco assumiu outro posicionamento religioso no Brasil, mesmo com a presença dos jesuítas quando na colonização.
e) ( ) Tal movimento se desenvolveu com as mesmas características, em todas as regiões brasileiras.
(a) V,V,F,V,V
(b) V,F,V,F,F
(c) F,F,V,V,F
(d) F,V,F,V,F
(e) V,V,V,F,V
13. Sobre o "Barroco Mineiro", é INCORRETO afirmar que:
a) ( ) Antônio Francisco de Lisboa, também conhecido como Aleijadinho, foi escultor e arquiteto e o principal representante do barroco mineiro.
b) ( ) Manoel da Costa Ataíde – o mestre Ataíde, foi um importante pintor dos tetos de muitas igrejas mineiras.
c) ( ) As esculturas de aleijadinho eram talhadas em madeira e recobertas com ouro, devido à prosperidade mineira quanto à mineração do ouro.
d) ( ) O Barroco Mineiro foi diretamente influenciado pelo Barroco Italiano.
e) ( ) A arte Barroca era utilizada como instrumento de controle religioso.
14. A arte barroca foi uma arte em essência funcional, prestando-se muito bem aos fins a que foi posta a servir: além de sua função puramente decorativa. Qual foi outra importante função do barroco brasileiro?
15. Cite as principais características do barroco brasileiro.
16. Um dos grandes mestres do Barroco Mineiro, que se destacou tanto na escultura quanto em projetos arquitetônicos, foi Antônio Francisco Lisboa, conhecido também como Aleijadinho. Esse artista recebeu tal apelido em decorrência:
a) ( ) Do fato de ter uma perna amputada.
b) ( ) De ter nascido sem um dos braços.
c) ( ) Das gangrenas que provocavam deformações em seu corpo, sobretudo nas mãos.
d) ( ) De ser manco de uma das pernas.
e) ( ) De ter paralisia infantil.
Atividade referente à aula do dia 20/05/2020. Deverá ser devolvido via e-mail até o dia 27/05/2020.
Questionamentos e/ou comentários poderão ser feito pelo grupo do whatsApp ou pelo e-mail: santosjotab@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário