AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA – TURMAS: 200 e
201
PROFª.: HELAYNE ARAÚJO
Referente as semanas: 11/05 a 15/05/20 e
18/05 a 22/05/20
1. Os termos grifados são, respectivamente:
I. Seu filho tem confiança em você.
II. A comida foi preparada pelas cozinheiras.
III. Emprestei o
vestido azul.
a) Complemento nominal, agente da passiva, objeto
direto.
b) Objeto indireto, objeto indireto, complemento
nominal.
c) Complemento nominal, objeto indireto, objeto
direto.
d) Objeto indireto, agente da passiva, objeto
direto.
2. O período cujo termo destacado NÃO apresenta
complemento nominal é:
a) A credulidade da vítima era inabalável.
b) Era-lhe difícil a solução do problema.
c) Chegou cheio de problemas.
d) Não se discuta a execução da ordem.
3.
Observando a frase: “Alguém daria a
ele...”. Concluímos que:
a) O verbo dar é só transitivo direto.
b) O verbo dar é transitivo indireto.
c) O verbo dar é intransitivo.
d) O verbo dar é de ligação.
4. Sobre o verbo da oração “O homem estava em casa; *...+” é correto
afirmar que é:
a) transitivo direto
b) transitivo indireto
c) de ligação
d) transitivo direto e indireto
e) intransitivo
5. Assinale a alternativa em que ocorre sujeito
indeterminado:
a) Algo preocupa os obesos.
b) Falaram muito bem de você na reunião.
c) Flores
ornamentavam o restaurante.
d) Viajamos para os Estados Unidos.
e) Está calor.
6. Assinale a afirmativa que apresenta sujeito
composto:
a) As máquinas foram descobertas recentemente.
b) Essa criação é uma linguagem intuitiva.
c) A experimentação e a construção reconstruíram um
universo de sons.
d) Na primeira metade do século XIX surgiu a
orquestra.
e) O ser humano aprendeu a pintar na Antiguidade
Clássica.
7. Assinale a alternativa em que a oração possui
predicado verbal:
a) O dia amanheceu cinzento.
b) Santos Dumont foi o inventor de talento.
c) Os alunos ouviam a aula atentos.
d) O futebol é uma paixão séria.
e) O exército americano chegou ao Brasil.
8. Identifique a alternativa correta quanto ao
predicado no enunciado - “A família chamou o médico.”:
a) Predicado verbo-nominal
b) Predicado nominal
c) Predicado verbal
d) Nenhuma das alternativas está correta
9. Assinale a alternativa que contém um período
simples:
a) O homem chegou à lua bem antes da cura do
câncer;
b) Pedro quebrou a perna e sofreu com isso;
c) Estudei e passei no concurso;
d) Estudei, mas não passei no concurso.
10. Considere a frase: – “Que dia lindo!”. A
respeito desta expressão, pode-se afirmar que:
a) É uma frase nominal
b) É uma oração nominal
c) É um período nominal
d) É uma oração com sujeito indeterminado
e) Um período não verbal
AULA DE LITERATURA –
TURMAS 200e 201
Assunto: Romantismo no
Brasil – 2ª Geração Poética
Profª.: Helayne Araújo
INTRODUÇÃO
O
Romantismo tem origem na Alemanha do século XVIII, quando Goethe publica Os
Sofrimentos do Jovem Werther, obra que anuncia os temas centrais do
movimento romântico na Europa, como o sentimentalismo, a idealização da mulher
e do amor e a evasão da realidade.
Porém,
aquele que se torna o mais marcante da primeira geração romântica brasileira é
a evasão da realidade, mecanismo que permitiu aos nossos escritores descobrir o
passado histórico do país e sua paisagem natural. Como foi explicado em
Romantismo – Primeira Geração (link), o surgimento do movimento romântico em
terras brasileiras coincide com o momento em que o país torna-se independente
de Portugal, levando artistas e intelectuais do período à construção de uma
identidade autenticamente nacional. O índio valoroso e a natureza abundante
surgem como símbolos de brasilidade.
Veremos de que forma a segunda
geração dará continuidade ao projeto romântico brasileiro.
MAL-DO-SÉCULO
(ULTRARROMANTISMO)
Entre as
características gerais do Romantismo, aquela que mais se faz presente na
segunda geração do movimento no Brasil é a evasão da realidade. Só
que essa evasão não acontece no tempo ou no espaço, como na primeira geração.
Agora, a fuga da realidade ganha contornos trágicos. Os heróis românticos
encontram na morte uma solução para seus problemas existenciais, podendo
chegar, inclusive, ao suicídio. Isso acontece porque, de acordo com o
pensamento romântico, o indivíduo vive em constante conflito com a sociedade,
tornando-se uma espécie de “desajustado”. Essa sensação de constante desajuste
tem como consequência alguns comportamentos tipicamente românticos:
-
pessimismo
- dor existencial
- sofrimento
- isolamento
- sofrimento
- isolamento
Referência da imagem ao lado: O Anjo da Morte (1851) (Foto: Pintura: Horace Vernet/Reprodução)
Essas
atitudes caracterizam aquilo que ficou conhecido como “mal-do-século”.
Assim sendo, por levar o subjetivismo romântico às últimas consequências, a
segunda fase do Romantismo no Brasil também é conhecida como geração
ultrarromântica. A tela abaixo representa a atração que os artistas
românticos têm pela morte também na pintura.
ÁLVARES DE AZEVEDO - LIRISMO
DA DESCRENÇA
O
principal representante do ultrarromantismo no Brasil é o poeta paulistano, com
passagem pelo Rio de Janeiro, Álvares de Azevedo. Assim como os outros poetas
de sua geração, coloca em segundo plano o nacionalismo da primeira geração e
passa a explorar a subjetividade, o mundo interior, o que se passa nas
profundezas do indivíduo, revelando uma visão trágica da existência. Suas obras
mais famosas são o livro de poemas Lira dos vinte anos, a peça Macário e
os contos de Noite na taverna.
Soneto
(...)
Morro, morro por ti! na minha aurora
A dor do coração, a dor mais forte,
A dor de um desengano me devora...
(...)
Morro, morro por ti! na minha aurora
A dor do coração, a dor mais forte,
A dor de um desengano me devora...
Sem que
última esperança me conforte,
Eu - que outrora vivia! - eu sinto agora
Morte no coração, nos olhos morte!
Eu - que outrora vivia! - eu sinto agora
Morte no coração, nos olhos morte!
Observe que, nesses versos, a frustração amorosa
provocada por uma mulher sempre idealizada e inacessível, leva o eu lírico a
desejar a morte. Na poesia da segunda fase, parece que o eu lírico sente prazer
em sofrer.
Outros autores
- Junqueira Freire: aos 18 anos decidiu-se pela vida religiosa,
ingressando no Mosteiro de São Bento. Sua obra tem como tema central a morte
como libertação da matéria.
- Fagundes
Varela: poeta
marcado pela perda prematura de seu filho e pelo alcoolismo, sua obra explora
temas nacionalistas e ultrarromânticos, mas também sociais, como a questão no
negro, inaugurando uma tendência que será aprofundada na próxima fase do
Romantismo no Brasil.
NO ENEM
(Enem
-2010)
Soneto
Já da
morte o palor me cobre o rosto,
Nos lábios meus o alento desfalece,
Surda agonia o coração fenece,
E devora meu ser mortal desgosto!
Do leito embalde no macio encosto
Tento o sono reter!… já esmorece
O corpo exausto que o repouso esquece…
Eis o estado em que a mágoa me tem posto!
Nos lábios meus o alento desfalece,
Surda agonia o coração fenece,
E devora meu ser mortal desgosto!
Do leito embalde no macio encosto
Tento o sono reter!… já esmorece
O corpo exausto que o repouso esquece…
Eis o estado em que a mágoa me tem posto!
O adeus,
o teu adeus, minha saudade,
Fazem que insano do viver me prive
E tenha os olhos meus na escuridade.
Fazem que insano do viver me prive
E tenha os olhos meus na escuridade.
Dá-me a
esperança com que o ser mantive!
Volve ao amante os olhos por piedade,
Olhos por quem viveu quem já não vive!
(AZEVEDO, A. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2000)
Volve ao amante os olhos por piedade,
Olhos por quem viveu quem já não vive!
(AZEVEDO, A. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2000)
O núcleo temático do soneto citado é típico da
segunda geração romântica, porém configura um lirismo que o projeta para além
desse momento específico. O fundamento desse lirismo é:
A) a
angústia alimentada pela constatação da irreversibilidade da morte.
B) a melancolia que frustra a possibilidade de reação diante da perda.
C) o descontrole das emoções provocado pela autopiedade.
D) o desejo de morrer como alívio para a desilusão amorosa.
E) o gosto pela escuridão como solução para o sofrimento.
As atividades deverão ser
entregues via e-mail: helaynenatalia@gmail.com
Data de entrega: 30/05/20
Beijos no coração!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário