segunda-feira, 25 de maio de 2020

AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA - TURMA: 300 - PROFª.: HELAYNE ARAÚJO - Referente as semanas: 11/05 a 15/05/20 e 18/05 a 22/05/20


AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA – TURMA: 300
PROFª.: HELAYNE ARAÚJO
 Referente as semanas: 11/05 a 15/05/20 e 18/05 a 22/05/20 
ASSUNTO: CONCORDÂNCIA NOMINAL

Regra geral:

O artigo, o numeral, o adjetivo e o pronome adjetivo concordam com o substantivo a que se referem em gênero e número.

Ex.: Dois pequenos goles de vinho e um calçado certo deixam qualquer mulher irresistivelmente alta.

Concordâncias especiais:

Ocorrem quando algumas palavras variam sua classe gramatical, ora se comportando como um adjetivo (variável), ora como um advérbio (invariável).

Mais de um vocábulo determinado:

1- Pode ser feita a concordância gramatical ou a atrativa.
Exemplos:

Comprei um sapato e um vestido pretos. (gramatical - o adjetivo concorda com os dois substantivos)

Comprei um sapato e um vestido preto. (atrativa, apesar de o adjetivo se referir aos dois substantivos, ele concordará apenas com o núcleo mais próximo)

Um só vocábulo determinado:

1- Um substantivo acompanhado (determinado) por mais de um adjetivo: os adjetivos concordam com o substantivo

Ex.: Seus lábios eram doces e macios.

2- Bastante - bastantes

Quando adjetivo, será variável, e quando advérbio, será invariável
Exemplos:

Há bastantes motivos para sua ausência. (bastantes será adjetivo de motivos)

Os alunos falam bastante. (bastante será advérbio de intensidade, referindo-se ao verbo)

3- Anexo, incluso, obrigado, mesmo, próprio

São adjetivos que devem concordar com o substantivo a que se referem.
Exemplos:

A fotografia vai anexa ao curriculum.

Os documentos irão anexos ao relatório.

Dicas:
Quando precedido da preposição em, fica invariável.


Ex.: A fotografia vai em anexo.

Envio-lhes, inclusas, as certidões./ Incluso segue o documento.

A professora disse: muito obrigada./ O professor disse: muito obrigado.

Ele mesmo fará o trabalho./ Ela mesma fará o trabalho.


Dicas:
“Mesmo” pode ser advérbio quando significa realmente, de fato. Será, portanto, invariável.

Exemplos:

Maria viajará mesmo para os EUA.

Ele próprio fará o pedido ao diretor./ Ela própria fará o pedido ao diretor.

4- Muito, pouco, caro, barato, longe, meio, sério, alto

São palavras que variam seu comportamento, funcionando ora como advérbios (sendo assim invariáveis), ora como adjetivos (variáveis).
Exemplos:

Os homens eram altos./ Os homens falavam alto.
Poucas
 pessoas acreditavam nele./ Eu ganho pouco pelo meu trabalho.
Os sapatos custam caro./ Os sapatos estão caros.
A água é barata./ A água custa barato.
Viajaram por longes terras./ Eles vivem longe.
Eles são homens sérios./ Eles falavam sério.
Muitos
 homens morreram na guerra./ João fala muito.
Ele não usa meias palavras./ Estou meio gorda.

5 - É bom, é necessário, é proibido

Só variam se o sujeito vier precedido de artigo ou outro determinante.
Exemplos:


É proibido entrada de estranhos./ É proibida a entrada de estranhos.

É necessário chegar cedo./ É necessária sua chegada.

6 - Menos, alerta, pseudo

São sempre invariáveis.
Exemplos:

Havia menos professores na reunião./Havia menos professoras na reunião.

O aluno ficou alerta./ Os alunos ficaram alerta.

Era um pseudomédico./ Era uma pseudomédica.

7 - Só, sós


Quando adjetivos, serão variáveis, quando advérbios, serão invariáveis.
Exemplos:

A criança ficou ./ As crianças ficaram sós. (adjetivo)

Depois da briga, só restaram copos e garrafas quebrados. (advérbio)

Dicas:
A locução adverbial “a sós” é invariável.


Ex.: Preciso falar a sós com ele.


8 - Concordância dos particípios

Os particípios concordarão com o substantivo a que se referirem.
Exemplos:

Os livros foram comprados a prazo./ As mercadorias foram compradas a prazo.

Dicas:
Se o particípio pertencer a um tempo composto, será invariável.

Exemplos:


O juiz tinha iniciado o jogo de vôlei./ A juíza tinha iniciado o jogo de vôlei.

ATIVIDADE:
1 – (FCC) – Elas _____ providenciaram os atestados, que enviaram _____ às procurações, como instrumentos _____ para os fins colimados.
a) mesmas, anexos, bastantes
b) mesmo, anexo, bastante
c) mesmas, anexo, bastante
d) mesmo, anexos, bastante
e) mesmas, anexos, bastante

2 – (UFSC) – Marque a única frase onde a concordância nominal aparece de maneira inadequada.
a) Obrigava sua corpulência a exercício e evolução forçada.
b) Obrigava sua corpulência a exercício e evolução forçados.
c) Obrigava sua corpulência a exercício e evolução forçadas.
d) Obrigava sua corpulência a forçado exercício e evolução.
e) Obrigava sua corpulência a forçada evolução e exercício.

3 – (PUC-Campinas) – A frase em que a concordância nominal está INCORRETA é:
a) As ferramentas que julgo necessárias para você consertar o motor, ei-Ias nesta caixa; deixo anexa, para seu próprio controle, uma relação delas.
b) É realmente louvável os esforços que vocês empreenderam para nos ajudar, portanto, qualquer que sejam os resultados, agradecemos muito.
c) Questões político-econômicas envolvem amplo debate, logo não considere inaceitáveis algumas indefinições referentes a esses pontos.
d) Muitas pesquisas recentes tornaram superadas algumas afirmações sobre a língua e a literatura portuguesas.
e) Passadas cerca de duas semanas, foram conhecidos os resultados do concurso que premiou o artista mais destacado do carnaval e de outras folias cariocas.

4 – (FCC-BA) – “Água às refeições é ________ para a saúde. Essa é uma das muitas precauções que ________ tomar, se se quer conservar a silhueta.”
a) mau, é preciso
b) mau, são precisas
c) mal, é precisa
d) má, são precisas
e) má, é preciso

5 – (Cesgranrio) –  “Noites pesadas de cheiros e calores amontoados…”
Aponte a opção em que, substituídos os substantivos destacados acima, fica incorreta a concordância de “amontoado”.
a) odores e brisas amontoadas
b) brisas e odores amontoadas
c) nuvens e brisas amontoadas
d) nuvens e morros amontoados
e) morros e nuvens amontoados

6 – (UFJF) – Texto para a próxima questão:
O fragmento de texto abaixo, de André Machado, foi adaptado da seção Informática etc., do jornal O Globo, de 30 de junho de 2003, p. 2.
Texto
A Vida Antes e Depois do Computador e da Internet
Professora usa blog2 para informar sobre deficiências.
Usar um computador pode de fato dar uma nova dimensão ao dia de um deficiente físico. A professora Marcela Cálamo Vaz Silva, 36, moradora de Guarulhos, SP, é tetraplégica desde os seis anos de idade e conta que a tecnologia mudou sua vida. Ela também cita o Motrix e o Dosvox como exemplos de softwares que ajudam os deficientes, embora seu caso não os exija:
– Nunca usei nenhum software específico para portadores de deficiência, pois, mesmo com uma lesão num nível muito alto, que me classifica como tetraplégica, tenho preservados os movimentos de braços, mãos e dedos – explica, por e-mail. Mas posso dizer, com toda segurança, que minha vida se divide em duas fases: antes e depois do computador, sobretudo a Internet. Meu contato com a rede começou há quatro anos, através dos chats3. A fase do chat durou uns dois anos e meio e foi no final dela que descobri o quanto meu mundo poderia crescer através da Internet. Mesmo sendo paraplégica desde os seis anos de idade, meu contato com outros portadores de deficiências Iimitara-se aos poucos anos em que frequentei a AACD (Associação de Apoio à Criança Deficiente). Foi através da Internet que retomei o contato com pessoas com necessidades especiais, como eu, e comecei a me interessar por assuntos relativos à deficiência, como luta por direitos, preconceito, acessibilidade.
Foi também através de um amigo de chat que Marcela teve o primeiro contato com o mundo dos blogs (em julho, seu blog Maré fará um ano). Hoje, ela é uma blogueira convicta.
– No início era apenas um blog com assuntos despretensiosos. Mas, depois, percebi que o estava direcionando para informar meus leitores, a maioria formada por pessoas sem qualquer tipo de deficiência, sobretudo que minha experiência como “cadeirante” permitia. Percebi o quanto as pessoas são mal informadas a respeito de como um portador de deficiência vive e que essa ignorância se deve à falta de convivência ou de alguém que possa dizer a elas como as coisas realmente são. Decidi que faria isso em meu blog.
No fragmento “(…) tenho PRESERVADOS os movimentos de braços, mãos e dedos (…).” (2º parágrafo), o ajuste de flexões em “preservados” se explica por um processo de:
a) concordância nominal com “braços”.
b) concordância verbal com “movimentos”.
c) concordância nominal com “movimentos”.
d) concordância verbal com “braços, mãos e dedos”.
e) concordância nominal com “dedos”.

7 – (UNEB) – Assinale a alternativa em que, pluralizando-se a frase, as palavras destacadas permanecem invariáveis:
a) Este é o meio mais exato para você resolver o problema: estude só.
b) Meia palavra, meio tom – índice de sua sensatez.
c) Estava só naquela ocasião; acreditei, pois em sua meia promessa.
d) Passei muito inverno só.
e) Só estudei o elementar, o que me deixa meio apreensivo.

8 – (Cesgranrio) – Há concordância nominal inadequada em:
a) clima e terras desconhecidas;
b) clima e terra desconhecidos;
c) terras e clima desconhecidas;
d) terras e clima desconhecido;
e) terras e clima desconhecidos.

ATIVIDADE DEVE SER RESPONDIDA E ENVIADA PARA O E-MAIL: helaynenatalia@gmail.com
Data de entrega: 30/05/2020
Beijos no coração!!!!

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