segunda-feira, 1 de junho de 2020

3º ano - Produção Textual e Leitura Profª.: Karin Cibelle - Referente a semana de 25 a 29/05


3º ANO - PRODUÇÃO TEXTUAL E LEITURA
Turma: 300
Profª.: Karin Cibelle
Redação



INSTRUÇÕES PARA A REDAÇÃO
1. O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado
2. O Texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
3. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.
 4. Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:
 4.1. tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada “texto insuficiente”.
4.2. fugir ao tema ou qual não atender ao tipo dissertativo-argumentativo. 4.3. apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto
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Tema de redação: A prática da justiça com as próprias mãos no Brasil
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “A prática da justiça com as próprias mãos no Brasil”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
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TEXTOS MOTIVADORES

TEXTO I





















Disponível em: http://jornal4cantos.com.br/legitima-defesa-e-justica-com-as-proprias-maos-voce-sabe-a-diferenca/ Acesso em 11 agosto 2017

TEXTO II

Não é a primeira vez que ondas de ódio popular manifestam-se através da famosa justiça com as próprias mãos. Se não temos um Estado forte, punível, justo, célere e capaz de usar a jurisdição para resolver todos os conflitos como a sociedade deseja, por que não dar à sociedade o direito de resolver os seus problemas sem o dedo do Estado? Simples, porque isso nos remete ao estágio dos primórdios humanos onde o famoso olho por olho e dente por dente era muito mais importante e eficaz que os 250 Artigos da Constituição e os 97 da ADCT. Mas afinal, por que isso é preocupante?
Diferentemente da justiça aplicada pelo Estado, a “justiça” aplicada pelo povo diretamente não comporta princípios e leis que são responsáveis por toda a evolução jurídica e social até o presente momento. Essa autotutela popular é perigosa porque princípio nenhum é capaz de parar o sangue na garganta de um pai que acabou de ver seu filho ser morto, sua mulher e filha ser estuprada, seu carro comprado com todo o esforço dividido em milhões de prestações ser levado por um irresponsável que quer que tudo venha fácil pra si. E não é pra ser diferente. 
Disponível em: https://jus.jusbrasil.com.br/artigos/116592121/justica-com-as-proprias-maos-ate-onde-e-justa Acesso em 11 agosto 2017


TEXTO III



















Disponível em: https://jfhipermidia.wordpress.com/cotidiano/justica-com-as-proprias-maos/ Acesso em 11 agosto 2017


TEXTO IV





Disponível em: http://www.assimpassei.com.br/justica-com-as-proprias-maos-no-guaruja-nao-e-caso-isolado/ Acesso em 11 agosto 2017
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PROPOSTA DE REDAÇÃO
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “A prática da justiça com as próprias mãos no Brasil”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
Prazo para o envio da redação: 04/06/2020 para o e-mail: karinvalentelima@gmail.com

Informações importantes / Extra


Correção da redação do Enem

A redação do Enem é avaliada por dois corretores, que concedem uma nota entre 0 e 200 pontos em cada uma das cinco competências:
1) Domínio da norma padrão da língua portuguesa;
2) Compreensão da proposta de redação;
3) Seleção e organização das informações;
4) Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto
5) Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os valores e considerando as diversidades socioculturais.
Caso a diferença entre as notas dos dois avaliadores for maior que 80 pontos em uma competência ou superior a 100 pontos no total, um terceiro corretor avalia a redação. Nesse caso, a nota final do participante será a média aritmética entre as duas notas totais que mais se aproximarem.
Persistindo a discrepância de notas, a redação é avaliada por uma banca de especialistas. Essa banca também avalia todas as redações que recebem nota 1000 pelos avaliadores.


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