quinta-feira, 11 de junho de 2020

AULA DE ARTE - 2° ANO: ARTE ROCOCÓ NO BRASIL

As manifestações artísticas costumam ser didaticamente subdivididas em períodos, levando em conta as principais características que apresentavam em cada momento. Essa divisão é didática porque quando os artistas estão produzindo as suas obras (sejam elas de artes plásticas, literatura, música, arquitetura ou qualquer outra) não estão pensando “vou fazer uma obra com as características do Rococó”! Essa organização é feita por estudiosos anos mais tarde.
O que torna possível essa divisão da arte em momentos com características próprias é o fato de que ela não se dissocia da realidade nunca. A sociedade vem passando por transformações desde o surgimento das civilizações mais primitivas e essas mudanças refletem diretamente em suas produções artísticas. Não se pode estudar a arte sem contextualizá-la historicamente, socialmente e geograficamente.

Ao contrário do que aconteceu em grande parte dos países europeus, a arte Rococó ao chegar ao Brasil em meados do século XVIII teve influência de temas religiosos, ao contrário das representações da vida profana e aristocrática comuns em outras localidades. Manifestou-se, principalmente, no campo da arquitetura. A arquitetura religiosa do Rococó brasileiro pode ser vista nas cidades históricas de Minas Gerais, em Belém e Pernambuco.

O rococó decorava algumas igrejas, mas foi realmente difundido para decoração de palácios que glorificavam o poder civil. A primeira vez que essa linha artística apareceu por aqui foi na parte mobiliária, que era muito apreciada por D. João V. Tanto é que muitos se referiam ao Rococó como “a arte de D. João V”.

Por ter essa aproximação com a religiosidade, no Brasil o Rococó realmente se mistura muito com o Barroco, não sendo tão fácil diferenciar um do outro. 

Principais artistas no Brasil.

No Brasil, Manuel da Costa Ataíde, Francisco Xavier de Brito e Antônio Francisco Lisboa, "Aleijadinho" produziram obras que iam do Barroco ao Rococó.
A arte Rococó revela preferência por cores claras. Os vermelhos e turquesa tão presentes no Barroco deixam de ser ressaltados. Prevalecem o azul, o amarelo, e o rosa, cores que enchem as telas e encantam os olhos, por sua suavidade.

A elegância predomina, enquanto decai o realismo. Uma nova era de perfeição invade as vontades artísticas e nota-se o aprimoramento do brilho. As sedas, assim como as rendas, passam a vestir as personagens dos quadros e ganham representatividade bastante significativa.

Uma interessante alternativa para obtenção do efeito veludo e transparência dos vestidos de seda é encontrada nos tons pastéis. É nesta época que torna-se aprimorada a técnica do material pastel.

arquitetura rococó no brasil
Igreja de São Francisco de Assis,  em Ouro Preto, Mina Gerais, é um dos exemplos mais conhecidos do estilo rococó no Brasil. 

Conteúdo referente à aula do período: 10/06 a 16/06/2020. Neste intervalo você deverá fazer o estudo do material.

Questionamentos poderão ser feito pelo grupo do whatsApp ou pelo e-mail: santosjotab@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AULA E ATIVIDADE PROJETO DE VIDA 1º ANO

SEGUE O LINK DA AULA E ATIVIDADE PROJETO DE VIDA 1º ANO: https://drive.google.com/file/d/1treRRXIHZKZzU8cridNdyckqB55Nq-jm/view?usp=sharing ...