quinta-feira, 11 de junho de 2020

AULA DE ARTES 1° ANO – ARTE GREGA

A arte grega engloba todas as manifestações artísticas e revela a história, a estética e mesmo a filosofia desta civilização. 

Enquanto a arte egípcia é uma arte ligada ao espírito, a arte grega liga-se à inteligência, pois os seus reis não eram deuses, mas seres inteligentes e justos que se dedicavam ao bem-estar do povo. A arte grega volta-se para o gozo da vida presente.

Contemplando a natureza, o artista se empolga pela vida e tenta, através da arte, exprimir suas manifestações. Na sua constante busca da perfeição, o artista grego cria uma arte de elaboração intelectual em que predomina o ritmo, o equilíbrio, a harmonia ideal.
Eles têm como características: o racionalismo; o amor pela beleza; o interesse pelo homem, essa pequena criatura que é “a medida de todas as coisas”; e a democracia. 


O povo grego foi na antiguidade um dos que exibiam manifestações culturais mais livres, rendendo-se pouco às ordens de reis e sacerdotes, pois acreditavam que o ser humano era a concepção mais incrível do universo.

A arte grega foi a precursora quando o assunto é retratar o ser humano nas obras. Para a arte grega, o homem era o ser mais importante e deveria ser retrato à sua imagem e semelhança. Esses conceitos artísticos são fundamentais e fazem parte da formação de artistas até os dias de hoje.

Os principais monumentos da arquitetura grega:

a) templos, dos quais o mais importante é o Partenon de Atenas;
b) teatros, que eram
construídos em lugares
abertos (encostas);
c) ginásios, edifícios
destinados à cultura física;
d) praça - Ágora onde os
gregos se reuniam para
discutir os mais variados
assuntos, entre eles, filosofia.

Características da Arte Grega: 

Os gregos se destacaram especialmente na pintura, na arquitetura e na escultura. Vejamos algumas características:
  • Simetria;
  • Perfeição;
  • Obras realizadas a partir de modelos vivos;
  • Uso religioso, doméstico ou funerário;
  • Valorização do ser humano.

Pintura Grega


A pintura grega encontra-se na arte cerâmica, bem como nas paredes das grandes construções. Representavam pessoas em suas atividades diárias e cenas da religião ou da religião.

Os gregos, inicialmente, faziam as suas pinturas em painéis de madeira, que não resistiam ao tempo e por conta disso não possuem grande acervo registrado. Porém, o costume de pintar em vasos de decoração, fez com que o mundo pudesse conhecer o trabalho realizado pelos pintores. Os vasos de cerâmica ficaram conhecidos não só pela sua forma, mas pelos seus desenhos.

Os vasos gregos são também conhecidos não só pelo equilíbrio de sua forma, mas também pela harmonia entre o desenho, as cores e o espaço utilizado para a ornamentação. Os vasos nem sempre foram peças de decoração, sendo utilizados no trabalho diário, além de servir para rituais religiosos, esses vasos eram usados para armazenar, entre outras coisas, água, vinho, azeite e mantimentos. 

Por isso, a sua forma correspondia à função para que eram destinados:  
  • ânfora - vasilha em forma de coração, com o gargalo largo ornado com duas asas;
  • hidra - tinha três asas, uma vertical para segurar enquanto corria a água e duas para levantar; 
  • cratera - tinha a boca muito larga, com o corpo em forma de um sino invertido, servia para misturar água com o vinho. gro;

As pinturas mostravam harmonia e rigor nos detalhes. No que respeita às cores, seguia-se o seguinte padrão: figuras negras sobre fundo vermelho ou figuras vermelhas e douradas sobre fundo negro ou fundo branco.

A pintura grega se divide em três partes:
  • Figuras negras sobre o fundo vermelho;
  • Figuras vermelhas sobre o fundo negro;
  • Figuras vermelhas sobre o fundo branco.

Arquitetura Grega

Panteon de Atenas
Aspecto exterior do Panteão de Atenas, na capital da Grécia

Os grandes templos erguidos pelos gregos tinham o propósito de prestar culto aos seus deuses. Uma das suas características é a utilização das colunas e a simetria entre a entrada e os fundos do templo.

Igualmente, as praças eram importantes dentro da polis grega, pois eram um local de encontro e de passagem para seus habitantes.

Outras obras de interesse na arquitetura grega foram a Acrópole de Atenas, Colosso de Rodes, Estátua de Zeus, Farol de Alexandria, Templo de Ártemis.

A princípio, apenas as obras públicas recebiam atenção e imponência, entretanto, no século V a.C., as moradas também começam a ser realizadas de forma mais confortável e espaçosa.

Estilos Arquitetônicos Gregos



Podemos definir três estilos arquitetônicos gregos:
  • Coríntio: rico em detalhes;
  • Dórico: simples e maciço, representa o masculino;
  • Jônico: luxuoso, representa o feminino.
Os principais artistas da arquitetura grega foram: Calícrates, Fídeas e Ictinos. 

Esculturas grega

Exemplos das primeiras esculturas gregas onde a mulher estava vestida e o homem, nu


Esta arte se manifesta nas esculturas dos deuses e dos atletas cuja perfeição dos detalhes dos corpos tornam os gregos excepcionais nessa manifestação artística.
As esculturas, chamada de kouros - homem jovem e korés - mulher jovem, eram inicialmente feitas de mármore. Encontravam-se numa posição rígida e simétrica com o objetivo de dar-lhes equilíbrio.

No entanto, com a necessidade de retratar movimentos, o mármore foi substituído pelo bronze por se tratar de um material mais leve. Assim, reduzia a probabilidade de a esculturar se partir.

Com o tempo, as esculturas femininas que eram vestidas, passaram a se apresentar sem roupa. Da mesma forma, as estátuas não tinham grandes expressões faciais e passaram a retratar sentimentos.

As esculturas gregas que chegaram até o dias de hoje são cópias feitas pelos romanos. Poucos exemplos, como a Vênus de Milo, são originais.

As esculturas viraram símbolos da arte grega, representando a sua religião e a sua mitologia.

A escultura está presente em três períodos da arte grega. O arcaico, o clássico e o helenístico. No início do seu processo, as esculturas tinham um formato menos natural, mas foram evoluindo para uma caracterização heroica, jovem e bela.

A adoração pelos deuses é uma característica do seu povo e na arte grega não poderia ser diferente. As esculturas gregas são feitas à imagem e semelhança dos homens, tentando chegar o mais próximo possível da perfeição. O antropomorfismo (esculturas em formas humanas) retrata as veias, os nervos e músculos humanos nas figuras esculpidas.Os gregos criaram vários mitos para poder passar mensagens para as pessoas e também com o objetivo de preservar a memória histórica de seu povo.

Os principais nomes da escultura grega foram: Fídias, Lisipo, Miron, Policleto e Praxíteles.

Teatro Grego



O teatro teve início com as festas em honra aos deuses, mais precisamente com o culto à Dionísio e se constituíam numa parte das celebrações religiosas. O “Culto a Dionísio” acontecia nos templos, onde os jovens dançavam e ofereciam vinho ao deus Dionísio. Com o tempo, o culto passou a ser organizado, e representado para grandes plateias, ganhando grande fama e reconhecimento por toda a Grécia. Esses espetáculos ficaram conhecidos como Tragédia e Comédia Gregas.

Além dos atores, contavam com o coro que comentavam a cena e explicavam as sutilezas das tramas para o espectador. A tragédia grega constitui uma das maiores heranças artísticas desse povo e são encenadas até hoje. 

O desenvolvimento artístico do teatro está intimamente ligado à arquitetura dos anfiteatros gregos que aproveitavam o máximo a acústica para que todos pudessem ouvir o texto.
Mais tarde, o teatro passou a retratar o cotidiano através da comédia. 

Nesta época clássica, foram construídos diversos teatros ao ar livre. Eram aproveitadas montanhas e colinas de pedra para servirem de suporte para as arquibancadas. 

A acústica (propagação do som) era perfeita, de tal forma que a pessoa sentada na última fileira (parte superior) podia ouvir tão bem a voz dos atores, quanto quem estivesse sentado na primeira fileira.

Os atores representavam usando máscaras e túnicas de acordo com o personagem. Muitas vezes, eram montados cenários bem decorados para dar maior realismo à encenação.

Os temas mais representados nas peças teatrais gregas eram: tragédias relacionadas a fatos cotidianos, problemas emocionais e psicológicos, lendas e mitos, homenagem aos deuses gregos, fatos heroicos e críticas humorísticas aos políticos.

Os atores, além das máscaras, utilizam muito os recursos da mímica. Muitas vezes, a peça era acompanhada por músicas reproduzidas por um coral.

Três mil anos atrás, não havia explicações científicas para grande parte dos fenômenos da natureza ou para os acontecimentos históricos. 

Portanto, para buscar um significado para os fatos políticos, econômicos e sociais, os gregos criaram uma série de histórias, de origem imaginativa, que eram transmitidas, principalmente, por meio da literatura oral.

Portanto, para buscar um significado para os fatos políticos, econômicos e sociais, os gregos criaram uma série de histórias, de origem imaginativa, que eram transmitidas, principalmente, por meio da literatura oral.

Grande parte destas lendas e mitos chegou até os dias de hoje e é importante fonte de informação para entendermos a história da civilização da Grécia Antiga. 

São histórias riquíssimas em dados psicológicos, econômicos, materiais, artísticos, políticos e culturais.

Os gregos antigos enxergavam vida em quase tudo que os cercava, e buscavam explicações para tudo. 

A imaginação fértil deste povo criou personagens e figuras mitológicas das mais diversas. Heróis, deuses, ninfas, titãs e centauros habitavam o mundo material, influenciando em suas vidas. Bastava ler os sinais da natureza, para conseguir atingir seus objetivos. 

A pitonisa, espécie de sacerdotisa, era uma importante personagem neste contexto. Os gregos a consultavam em seus oráculos para saber sobre as coisas que estavam acontecendo e também sobre o futuro. 

Quase sempre, a pitonisa buscava explicações mitológicas para tais acontecimentos. Agradar uma divindade era condição fundamental para atingir bons resultados na vida material. Um trabalhador do comércio, por exemplo, deveria deixar o deus Hermes sempre satisfeito, para conseguir bons resultados em seu trabalho.

Os seres mitológicos eram :
- heróis: seres mortais, filhos de deuses com seres humanos. Exemplos: Heracles ou Hércules e Aquiles.
- ninfas: seres femininos que habitavam os campos e bosques, levando alegria e felicidade.
- sátiros: figuras com corpo de homem, chifres e patas de bode.
- centauros: seres com corpo formado por uma metade de homem e outra de cavalo.
- sereias: mulheres com metade do corpo de peixe, atraíam os marinheiros com seus cantos atraentes.
- górgonas: mulheres, espécies de monstros, com cabelos de serpentes. Exemplo: Medusa
- quimeras: seres com mistura de leão e cabra, soltavam fogo pelas ventas.

De acordo com o gregos, os deuses habitavam o topo do Monte Olimpo, principal montanha da Grécia Antiga. Deste local, comandavam o trabalho e as relações sociais e políticas dos seres humanos.

Os deuses gregos eram imortais, porém possuíam características de seres humanos. Ciúme, inveja, traição e violência também eram características encontradas no Olimpo. 

Muitas vezes, apaixonavam-se por mortais e acabavam tendo filhos com estes. Desta união entre deuses e mortais surgiam os heróis.

Conheça alguns deuses gregos : 

Zeus - deus de todos os deuses, senhor do céu.
Afrodite - deusa do amor, do sexo e da beleza.
Poseidon - deus dos mares. 
Hera - deusa dos casamentos e da maternidade. 
Apolo - deus da luz e das obras de artes.
Ártemis - deusa da caça e da vida selvagem. 
Ares - divindade da guerra.
Atena - deusa da sabedoria e da serenidade. 
Hermes - mensageiro dos deuses, representava o comércio e as comunicações.
Hefesto - divindade do fogo e do trabalho. 
Deméter - colheita, agricultura

Os gregos também se destacaram, além da arte, em outros setores como medicina, história, física e geometria.

Conteúdo referente à aula do período: 10/06 a 16/06/2020. Neste intervalo você deverá fazer o estudo do material.

Questionamentos poderão ser feito pelo grupo do whatsApp ou pelo e-mail: santosjotab@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AULA E ATIVIDADE PROJETO DE VIDA 1º ANO

SEGUE O LINK DA AULA E ATIVIDADE PROJETO DE VIDA 1º ANO: https://drive.google.com/file/d/1treRRXIHZKZzU8cridNdyckqB55Nq-jm/view?usp=sharing ...