sábado, 6 de junho de 2020

AULA DE LITERATURA - Turmas: 200 e 201 - Profª.: Helayne Araújo - Referente a semana 08/06 a 12/06/20

AULA DE LITERATURA - Profª.: Helayne Araújo
Turmas: 200 e 201
Referente a semana 08/06 a 12/06/20

ATIVIDADE SOBRE A PROSA ROMÂNTICA BRASILEIRA - 1ª GERAÇÃO

Leia atentamente os textos a seguir e responda às questões de 1 a 3.

 Texto 1

Um índio Um índio descerá de uma estrela colorida brilhante
 De uma estrela que virá numa velocidade estonteante
 E pousará no coração do hemisfério sul na América num claro instante
Depois de exterminada a última nação indígena
E o espírito dos pássaros das fontes de água límpida
Mais avançado que a mais avançada das tecnologias
Virá
 Impávido que nem Muhamad
Ali Virá que eu vi
Apaixonadamente como Peri
Virá que eu vi
Tranquilo e infalível como Bruce Lee
 Virá que eu vi
O axé do afoxé filhos de Ghandi

Virá VELOSO, Caetano. Álbum Circulado vivo, Universal Music Brasil, 1992. (Fragmento).

Texto 2
O Guarani O rosto do selvagem iluminou-se; seu peito arquejou de felicidade; seus lábios trêmulos mal podiam articular o turbilhão de palavras que vinham do íntimo da alma.
— Peri quer ser cristão! disse ele.
D. Antônio lançou-lhe um olhar úmido de reconhecimento.
— A nossa religião permite, disse o fidalgo, que na hora extrema todo homem possa dar o batismo. Nós estamos com o pé sobre o túmulo. Ajoelha, Peri!
O índio caiu aos pés do velho cavalheiro, que impôs-lhe as mãos sobre a cabeça.
— Sê cristão! Dou-te o meu nome. Peri beijou a cruz da espada que o fidalgo lhe apresentou, e ergueu-se altivo e sobranceiro, pronto a afrontar todos os perigos para salvar sua senhora.
ALENCAR, José de. O guarani. São Paulo: Ática, 1995. (Fragmento).

Texto 3

I-Juca Pirama

Meu canto de morte,
Guerreiros, ouvi:
Sou filho das selvas,
Nas selvas cresci;
Guerreiros, descendo
Da tribo tupi.
Da tribo pujante,
Que agora anda errante
Por fado inconstante,
Guerreiros, nasci:
Sou bravo, sou forte,
Sou filho do Norte;
Meu canto de morte,
Guerreiros, ouvi.

DIAS, Gonçalves. Gonçalves Dias: poesia e prosas completas. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1998. (Fragmento).

1. O índio sempre foi um personagem presente em nossa literatura, desde o fim do Arcadismo. Até hoje, como o comprova o texto 1, essa temática continua presente, com algumas alterações. Qual a imagem de índio que se pode extrair dos textos 2 e 3? Justifique sua resposta.


2. Por que o índio é de fundamental importância na literatura romântica brasileira em sua primeira fase?


3. O texto de Caetano Veloso apresenta algumas semelhanças e algumas diferenças na abordagem da temática indianista. Aponte-as e explique-as.


A atividade dever ser copiada e respondida no caderno de Língua Portuguesa, em seguida enviada por e-mail, ou mesmo, via whatsapp (privado).

Data de entrega: 15/06/20

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AULA E ATIVIDADE PROJETO DE VIDA 1º ANO

SEGUE O LINK DA AULA E ATIVIDADE PROJETO DE VIDA 1º ANO: https://drive.google.com/file/d/1treRRXIHZKZzU8cridNdyckqB55Nq-jm/view?usp=sharing ...