AULA DE LITERATURA - Profª.: Helayne Araújo
Turmas: 200 e 201
Referente a semana 08/06 a 12/06/20
ATIVIDADE SOBRE A PROSA ROMÂNTICA BRASILEIRA - 1ª GERAÇÃO
Leia atentamente
os textos a seguir e responda às questões de 1 a 3.
Texto 1
Um índio Um índio descerá
de uma estrela colorida brilhante
De uma estrela que virá numa velocidade
estonteante
E pousará no coração do hemisfério sul na
América num claro instante
Depois de exterminada a
última nação indígena
E o espírito dos pássaros
das fontes de água límpida
Mais avançado que a mais
avançada das tecnologias
Virá
Impávido que nem Muhamad
Ali Virá que eu vi
Apaixonadamente como Peri
Virá que eu vi
Tranquilo e infalível como
Bruce Lee
Virá que eu vi
O axé do afoxé filhos de
Ghandi
Virá VELOSO, Caetano. Álbum Circulado vivo, Universal Music
Brasil, 1992. (Fragmento).
Texto 2
O
Guarani O rosto do selvagem iluminou-se; seu peito arquejou de felicidade; seus
lábios trêmulos mal podiam articular o turbilhão de palavras que vinham do
íntimo da alma.
—
Peri quer ser cristão! disse ele.
D.
Antônio lançou-lhe um olhar úmido de reconhecimento.
—
A nossa religião permite, disse o fidalgo, que na hora extrema todo homem possa
dar o batismo. Nós estamos com o pé sobre o túmulo. Ajoelha, Peri!
O
índio caiu aos pés do velho cavalheiro, que impôs-lhe as mãos sobre a cabeça.
—
Sê cristão! Dou-te o meu nome. Peri beijou a cruz da espada que o fidalgo lhe
apresentou, e ergueu-se altivo e sobranceiro, pronto a afrontar todos os
perigos para salvar sua senhora.
ALENCAR, José de. O guarani. São Paulo:
Ática, 1995. (Fragmento).
Texto 3
I-Juca Pirama
Meu canto
de morte,
Guerreiros,
ouvi:
Sou
filho das selvas,
Nas
selvas cresci;
Guerreiros,
descendo
Da
tribo tupi.
Da
tribo pujante,
Que
agora anda errante
Por
fado inconstante,
Guerreiros,
nasci:
Sou
bravo, sou forte,
Sou
filho do Norte;
Meu
canto de morte,
Guerreiros,
ouvi.
DIAS,
Gonçalves. Gonçalves Dias: poesia e prosas completas. Rio de Janeiro: Nova
Aguilar, 1998. (Fragmento).
1. O índio sempre foi um personagem presente
em nossa literatura, desde o fim do Arcadismo. Até hoje, como o comprova o
texto 1, essa temática continua presente, com algumas alterações. Qual a imagem
de índio que se pode extrair dos textos 2 e 3? Justifique sua resposta.
2. Por que o
índio é de fundamental importância na literatura romântica brasileira em sua
primeira fase?
3. O texto de
Caetano Veloso apresenta algumas semelhanças e algumas diferenças na abordagem
da temática indianista. Aponte-as e explique-as.
A atividade dever ser copiada e respondida no caderno de Língua Portuguesa, em seguida enviada por e-mail, ou mesmo, via whatsapp (privado).
Data de entrega: 15/06/20
Nenhum comentário:
Postar um comentário