Revisão geral de Língua Inglesa
Faça um checklist
1 - AULA/ ATIVIDADE
Artigos - Articles
Artigo é a classe de palavras que se antepõe
ao substantivo para definir, limitar ou
modificar seu uso. Os artigos dividem-se em definido e
indefinido.
A seguir, estudaremos cada um deles.
O Artigo Definido (The)
- The Definite Article (The)
O Artigo Definido The é usado
antes de um substantivo já conhecido pelo ouvinte ou leitor. Significa O, A,
OS, AS, mas, em Inglês, é invariável em gênero e número, ao contrário do que
acontece no Português. Exemplos:
The boy - O menino
The boys - Os meninos
The girl - A menina
The girls - As meninas
The boys - Os meninos
The girl - A menina
The girls - As meninas
Quando usar o Artigo Definido
- When to use the Definite Article
Utiliza-se o The diante
de:
1. Substantivos mencionados anteriormente, já
definidos pelo locutor:
He wrote some letters and postcards. The letters
were to his girlfriend.
Ele escreveu algumas cartas e cartões-postais. As cartas eram para sua namorada.
Ele escreveu algumas cartas e cartões-postais. As cartas eram para sua namorada.
Mary bought a funny dress. The dress is
full of small animals and big flowers.
Mary comprou um vestido engraçado. O vestido é cheio de animaizinhos e flores enormes.
Mary comprou um vestido engraçado. O vestido é cheio de animaizinhos e flores enormes.
2. Substantivos únicos em sua espécie:
The Sun
(o sol), the Moon (a lua), the sky
(o céu), the planet
Earth (o planeta Terra), the universe
(o universo), etc.
The Amazonas River, The Pacif
Ocean, The English
Channel (O Canal da Mancha), The North
Pole, The Sahara, The Gulf of
Mexico, The Bahamas, The Alps,
etc.
4. Adjetivos usados como substantivos no plural:
The poor (os pobres), The powerful
(os poderosos), The good (os bons), The bad
(os maus)
Observação: Como podemos proceder, então, para os
substantivos no singular? Como dizer, por exemplo, "o poderoso" ou
"a pobre"? Veja:
The powerful man helped
the poor woman.
O poderoso ajudou a pobre.
O poderoso ajudou a pobre.
Note
que especificamos a quem o adjetivo está se referindo (adjetivo + substantivo)
5. Nomes compostos de países:
The United Kingdom (o Reino Unido)
The United States (os Estados Unidos)
The United Arab Emirates (os Emirados Árabes Unidos)
The Dominican Republic (a República Dominicana)
The United States (os Estados Unidos)
The United Arab Emirates (os Emirados Árabes Unidos)
The Dominican Republic (a República Dominicana)
Assista os vídeos
CETI Y-BACANGA
Nome: ______________ Turma: _____
Exercícios de fixação
OBS.
Passe a aula e atividade para o caderno.
1)
Coloque o artigo “the” se necessário.
a) ____ doctor
b) ____ Paris
c) ____ piano
d) ____ singer
e) ____ Martins
b) ____ Paris
c) ____ piano
d) ____ singer
e) ____ Martins
2) Complete as frases
corretamente de acordo com as regras do artigo the.
a) ___ Pacific is ___ most extensive
ocean.
b) ___ Atlantic is ___ most importante ocean.
c) ___ Indian is smaller than ___ Atlantic ocean.
d) I forget my favorite dress in ___ store.
e) Have you even been in ____ South Africa?
f) ___ Ana loves chocolate.
b) ___ Atlantic is ___ most importante ocean.
c) ___ Indian is smaller than ___ Atlantic ocean.
d) I forget my favorite dress in ___ store.
e) Have you even been in ____ South Africa?
f) ___ Ana loves chocolate.
3) Julgue se as
frases a seguir estão corretas, caso contrário, reescreva-as corretamente
em uma folha.
a) I get in car .
b) I was happy to see boy who saved my
life .
c) She is most beautiful girl in the
class.
d) Cairo is the capital of Egypt.
e) The dress is the blue.
f) The new boy is very smart.
4) Complete a segunda coluna de acordo com
a primeira:
a) A faithful animal is ( ) the animal king.
b) The lion is ( ) the largest in the street.
c) My new house is ( ) in the world is New York.
d) He was invited to ( ) the dog.
e) The largest city ( ) the dinner at his girlfriend house.
b) The lion is ( ) the largest in the street.
c) My new house is ( ) in the world is New York.
d) He was invited to ( ) the dog.
e) The largest city ( ) the dinner at his girlfriend house.
Prazo: 02/04/2020
Enviar atividade para o e-mail:
karinvalentelima@gmail.com
2 - AULA/ ATIVIDADE
Agora prestem atenção vamos iniciar um novo conteúdo.
Assista o vídeo e anote as informações mais importantes no
caderno. Fique à vontade para procurar outros sites e deixar seu comentário ou
dúvida aqui no blogger.
Relative
Pronouns
Os pronomes relativos em inglês (relative pronouns) são palavras utilizadas como sujeito
ou objeto em relação ao verbo principal.
Na
frase, eles fazem referência a um termo que já foi citado anteriormente.
Quando exercem a função de sujeito, os pronomes relativos
vêm acompanhados por um verbo. Por sua vez, se exercem a função de objeto, são seguidos por um
substantivo ou pronome.
Confira
abaixo uma tabela com os principais pronomes relativos:
Relative Pronouns
|
Tradução
|
Who
|
quem, que, o qual
|
Whom
|
quem
|
Whose
|
cujo, cuja, cujos, cujas
|
Which
|
que, o qual, o que
|
Where
|
onde, em que, no que, no qual, na qual, nos quais, nas
quais
|
When
|
quando, em que, no qual, na qual, nos quais, nas quais
|
That
|
que
|
What
|
o que
|
Usos
Alguns
pronomes são utilizados para pessoas, coisas ou ambos. Por exemplo, o who e o whom são utilizados para pessoas e
o which é para coisas. Já para pessoas e
coisas utilizamos o that.
Note
que o pronome whose é utilizado para indicar posse, e
isso vale tanto para pessoas como coisas.
O
pronome where faz referência a lugares, o when ao tempo e o what a
algo que é sujeito ou objeto da frase.
Importante
destacar que os pronomes relativos são também utilizados como pronomes
interrogativos. No entanto, nesse caso, eles são usados em perguntas (question words).
Examples (Exemplos)
·
The
man who lives
here is an engineer. (O homem que vive aqui é engenheiro.)
·
The
girl about whom you
are talking is my roommate. (A garota de quem você está falando é minha
companheira de quarto.)
·
He
is a writer whose work
I admire. (Ele é um escritor cujo trabalho eu admiro.)
·
The
bride needs to decide which dress
to wear. (A noiva precisa decidir qual vestido usar.)
·
I
know where the
books are. (Eu sei onde estão os livros.)
·
I
was talking with him when she
arrived. (Eu estava falando com ele quando ela chegou.)
·
The
girl that arrived
is beautiful. (A menina que chegou é linda)
·
I
don't know what happened
last week. (Eu não sei o que aconteceu na semana passada)
Assista esse vídeo:
ATIVIDADE DE INGLÊS: Pesquisar uma música em inglês que apresente RELATIVES PRONOUNS. Copiar no caderno
traduzir e identificar os Relatives Pronomes.
Professora Karin. Data da entrega dia 07 (Realizar atividade no caderno,
tirar a foto e enviar pelo e-mail: karinvalentelima@gmail.com
3 - AULA/ ATIVIDADE
Assunto: Simple Past
Verb to be in the past: forma afirmativa
Como apontamos anteriormente, o
verbo to be em uma frase afirmativa tem
uma forma irregular (was/were).
Observe a tabela a seguir:
Affirmative
|
Examples
|
I was
|
I was late.
Eu estava atrasado. |
You were
|
You were at my party.
Você estava na minha festa. |
He was
|
He was a student.
Ele era um aluno. |
She was
|
She was at school.
Ela estava na escola. |
It was
|
It was a different day.
Foi um dia diferente. |
We were
|
We weremarried.
Nós éramos casados. |
You were
|
You were my friends.
Vocês eram meus amigos. |
They were
|
They were my neighbours.
Eles eram meus vizinhos. |
Verb to be in the past: forma negativa
Na sua forma negativa, o verbo to be pode
ser contraído com o not.
Lembre-se de que não utilizamos o auxiliar did.
Observe a tabela a seguir:
Negative
|
Examples
|
I was not= wasn’t
|
I wasn’t late.
Eu não estavaatrasado. |
You were not = weren’t
|
You weren’t at my party.
Você não estava na minha festa. |
He was not = wasn’t
|
He wasn’t a student.
Ele não era um aluno. |
She was not = wasn’t
|
She wasn’t at school.
Ela não estava na escola. |
It was not= wasn’t
|
It wasn’t a different day.
Não foi um dia diferente. |
We were not = weren’t
|
We weren’tmarried.
Nós não éramos casados. |
You were not = weren’t
|
You weren’t my friends.
Vocês não eram meus amigos. |
They werenot = weren’t
|
They weren’t my neighbours.
Eles não eram meus vizinhos. |
Verb to be in the past: forma interrogativa
Para fazer uma pergunta com o
verbo to beno passado, precisamos inverter
a ordem da frase afirmativa, ou seja, o verbo vem
antes do sujeito. Observe a seguinte tabela:
Interrogative
|
Examples
|
Was I?
|
Was I late?
Eu estava atrasado? |
Were you?
|
Were you at my party?
Você estava na minha festa? |
Was he?
|
Was he a student?
Ele era um aluno? |
Was she?
|
Was she at school?
Ela estava na escola? |
Was it?
|
Was it a different day?
Foi um dia diferente? |
Were we?
|
Were we married?
Nós éramos casados? |
Were you?
|
Were you my friends?
Vocês eram meus amigos?
|
Were they?
|
Were theymy
neighbours?
Eles eram meus vizinhos? |
EXTRA
Gramática: Verbo Be no Simple Past
O verbo to be é um verbo irregular. De forma bem simples,
isso significa que no passado (Simple Past) ele tem
uma forma própria. Ou melhor, ele tem duas formas: was e were. Cada uma
dessas formas tem o pronome/sujeito certo para ser usado.
» Usamos a forma was apenas com
os pronomes pessoais I, he, she, it ou
quando mencionamos o nome de uma pessoa:
·
I was – eu estava,
eu era
·
He was – ele
estava, ele era
·
She was – ela
estava, ela era
·
It was – estava,
era, foi
·
Miguel was – Miguel
estava, era, foi
·
Joana was – Joana
estava, era, foi
» Usamos a forma were
apenas com os pronomes pessoais we, you, they ou quando mencionamos o
nome de duas pessoas ou mais:
·
We were – nós
estávamos, nós éramos, a gente estava, a gente era
·
You were – você
estavam, você era, vocês estavam, vocês eram
·
They were –
eles/elas estavam, eram, foram
·
João and Márcia
were – João e Márcia estavam, eram, foram
·
Miguel and Joana
were – Miguel e Joana estavam, eram, foram
Veja que não há mistério nisso tudo.
Você precisa apenas aprender os pronomes pessoais (pessoas) com os
quais cada forma – was e were –
deverá ser usada. Veja os exemplos abaixo:
·
I was at home last night. [Eu estava em casa ontem à noite]
·
I was really annoying when I was a kid. [Eu era muito
irritante quando (eu era) criança]
·
It was cold in there. [Estava frio lá]
·
It was really boring. [Foi muito
chato! | Estava muito chato!]
·
Márcia and João
were really nice to us. [Márcia e João foram muito gentis com a gente.]
·
Were you at home last night? [Você estava em casa ontem à noite?]
·
She wasn’t at school last Monday. [Ela não estava na
escola na segunda-feira passada.]
Exercícios
Questão 1
Complete as sentenças com was/were,
na forma afirmativa ou negativa.
1.
We _____________ sad
with the trip.
2.
Sarah _____________ at
home yesterday. She even cooked lunch.
3.
Pedro didn’t go to
work because he _____________ sick.
4.
She _____________ at
school yesterday. Her parents took her to visit the zoo.
5.
I _____________ happy
because they didn’t come to my party.
Questão 2
Escreva perguntas com was/were e as
palavras a seguir:
1.
You/at school?
2.
Why/he/late/yesterday?
3.The/shoes/very
expensive?
Questão
3
Complete as lacunas abaixo com
was ou were.
a) I ______ born in the USA.
b) ______ you tired?
c) ______ Daniel hungry?
d) Jack and Bob ______ good
friends.
e) Mary ______ very happy.
f) Ryan ______ so cool.
g) John ______ at Jack’s
house.
h) Vinicius and
Marcus ______ sick two weeks ago.
i) ______ Bob and Samantha
sleeping?
ATIVIDADE DA SEMANA:
Escreva no caderno o resumo da aula e responda o questionário.
Data da entrega: dia
21/04 atividade no caderno. Enviar e-mail: karinvalentelima@gmail.com
4 - AULA/ ATIVIDADE
Caro
aluno, realize seus estudos a partir do material compartilhado. No seu caderno
de forma objetiva você irá escrever a definição e exemplos do Present
Perfect. E conjugar o Verbo To Have no Present
Perfect na forma afirmativa, negativa e interrogativa.
Data de
entrega 29/04/2020.
Present
Perfect
O Present Perfect or Present Perfect Simple (Presente
Perfeito ou Presente Perfeito Simples) é um tempo verbal que expressa ações influenciadas pelo presente, ou seja, essas ações ainda estão
acontecendo ou foram concluídas recentemente.
O Present Perfect pode
ser usado para indicar ações que começaram no passado e se prolongam até o
presente. Na língua portuguesa, não há nenhum tempo verbal equivalente ao Present Perfect.
Exemplo:
I have been living in Rio de Janeiro since 2010.
(Estou estou morando no Rio de Janeiro desde 2010.)
Por
vezes, o tempo em que as ações acontecem é indicado pelos seguintes advérbios.
·
already
(já)
·
yet
(já; ainda)
·
ever
(já; alguma vez)
·
just
(há pouco; agora mesmo)
·
never
(nunca)
·
always
(sempre)
·
lately
(ultimamente)
·
often
(normalmente)
·
recently
(recentemente)
·
frequently
(frequentemente)
Exemplos:
·
She
has never been to the States. (Ela nunca esteve nos Estados Unidos.)
·
I
have always wanted to study German. (Eu sempre quis estudar alemão.)
·
He
has been arriving early lately. (Ele tem chegado cedo ultimamente.)
Formação
do Present Perfect Tense onde o S = subject (sujeito)
Formação do
Present Perfect Simple
O Present Perfect Simple é
formado pelo verbo auxiliar to
have (have/has) conjugado no Simple
Present (presente simples) + o Past
Participle (particípio passado) do verbo principal.
Atenção! (Pay Attention!)
Lembre-se
que as flexões de particípio passado dos verbos regulares é igual às flexões do
Simple Past (passado simples) dos verbos regulares.
Assim
sendo, os particípios passados dos verbos regulares terminam em –d, –ed ou –ied.
No
particípio passado dos verbos irregulares, as formas verbais se modificam
bastante e não seguem nenhum padrão.
Para
compreender melhor o particípio passado dos verbos irregulares, veja também:
Forma
Afirmativa (Affirmative Form)
Para
a construir frases afirmativas no Present Perfect Simple, utiliza-se a seguinte
estrutura:
Sujeito + verbo auxiliar to have no Simple Present + verbo principal no
Particípio Passado + complemento
Exemplo:
My parents have visited Portugal three times.
(Meus pais visitaram Portugal três vezes)
Obs.: o verbo to
have (ter) pode ser utilizado na forma contraída quando
conjugado no Present
Perfect. Neste caso, usa-se 've como
forma contraída de have e ´s como forma contraída
de has.
Exemplos:
·
She has already gone > She's already gone. (Ela já
foi.)
·
We have been talking too
much in class > We've been
talking too much in class. (Temos conversado demais na aula.)
Forma
Negativa (Negative Form)
As
frases negativas no Present Perfect Simple incluem o “not” após o verbo auxiliar
e seguem a seguinte estrutura:
Sujeito + verbo auxiliar to have no Simple Present + not + verbo
principal no Particípio Passado + complemento
Exemplo:
My parents have not visited Portugal three times.
(Meus pais não visitaram Portugal três vezes)
Obs.: o verbo to
have (ter) pode ser utilizado na forma contraída quando
conjugado no Present
Perfect.
Neste
caso, usa-se haven't como
forma contraída de have
not e hasn't como
forma contraída de has
not.
Forma
Interrogativa (Interrogative Form)
Para
fazer perguntas no Present Perfect Simple, é necessário inverter a ordem do
verbo auxiliar na frase, ou seja, ele é posicionado antes do sujeito.
A
forma interrogativa do Present Perfect segue a seguinte estrutura:
Verbo auxiliar to have no Simple Presente + sujeito + verbo
principal no Particípio Passado + complemento
Exemplo:
Have
my parents visited Portugal three times? (Meus pais visitaram Portugal três
vezes?)
5 - AULA/ ATIVIDADE
Assunto: Present perfect X Simple past
Hoje vamos
aprender a diferença entre o tempo verbal Present
Perfect e o Simple
Past.
Tanto o Present
Perfect quanto o Simple
Past correspondem ao nosso tempo passado ou pretérito perfeito
do português.
A diferença entre o Present
Perfect e o Simple
Past é principalmente de conceito.
Uso do Simple Past
Usamos o Simple
Past para falar sobre o passado de uma forma geral, ou para
indicar que algo ocorreu no passado em uma data específica, uma ação pontual
que já se completou. Exemplos:
·
I bought a house. (Eu
comprei uma casa.)
o verbo "to buy"
no Simple
Past, indicando uma ação que já aconteceu
·
I went to the movies
yesterday. (Eu fui
ao cinema ontem.)
o verbo "to go"
no Simple
Past, indicando uma ação que já se completou ontem
Uso do Present Perfect
Já o Present
Perfect, como o próprio nome diz, é usado para falar sobre algo que
ocorreu no passado, mas que ainda tem
alguma relação com o presente.
·
I played soccer last week. (Eu
joguei futebol na semana passada.)
o frase correta,
usa-se o Simple
Past pois demos a data exata de quando isso ocorreu
·
I have played soccer last
week. (Eu
joguei futebol na semana passada.)
o frase incorreta,
pois como foi dada a data exata de quando isso ocorreu, não faz sentido usar o Present Perfect,
já que não há relação com o presente
Ou:
·
I lived in Canada for ten
years. (Eu morei
no Canadá por dez anos.)
o frase correta,
mas como o Simple
Past não indica relação com o presente, temos a nuance que a
pessoa não mora mais no Canadá
·
I've lived in Canada for ten years. (Eu
moro/tenho morado no Canadá há dez anos.)
o frase correta também,
mas com o Present
Perfect temos a nuance que a pessoa ainda mora no Canadá, já
que esse tempo verbal indica uma relação com o presente
Ou:
·
Did you watch that
movie? (Você
assistiu aquele filme?)
o frase correta.
Essa pergunta com o verbo no Simple Past dá a nuance que o
filme não pode mais ser assistido, ou pelo menos não na situação à qual você
está se referindo (por exemplo, seria usada em um contexto que o filme passou
ontem na Tela Quente e você quer saber se a pessoa assistiu)
·
Have you watched that
movie? (Você
assistiu aquele filme?)
o frase correta também.
Essa pergunta com o verbo no Present Perfect dá a nuance
que o filme ainda pode ser assistido (seria usada em um contexto de "você já
assistiu esse filme?")
Ao perguntar se alguém já fez determinada coisa na vida, é muito
mais comum o uso do Present Perfect, pois existe a
nuance de "você
já fez isso alguma vez na vida, até esse momento que estou perguntando?".
Isso será em geral indicado pelo advérbio de tempo "ever", que podemos traduzir como "já" ou "alguma
vez". Exemplos:
·
Have you ever
been to Brazil? (Você já esteve alguma vez no Brasil?)
·
Have you ever had Chinese
food? (Você já
comeu comida chinesa?)
Realize no caderno as anotações sobre o assunto Present perfect X Simple
past. Assista o vídeo. Bons estudos!!
Prazo: 12/05/2020 e-mail: karinvalentelima@gmail.com
6 - AULA/ ATIVIDADE
The Power of Pictures
by Vickie An
In February, the group took a photography field trip to Haiti’s La Visite national park. A student holds up a lizard as her classmates snap away.
It’s said that a
picture is worth a thousand words. Conservation photographer Robin Moore
believes this. He especially believes that the stories photographs can tell
about the environment can inspire people to care for the earth. “It doesn’t
matter what language you speak or what culture you come from, because a photo
can speak to everyone,” Moore says.
That’s the idea behind
Frame of Mind. Moore cofounded the organization last year with environmental
educator Deanna Del Vecchio and fellow nature photographer Neil Ever Osborne.
The group is on a mission to help young people around the world connect with
nature through photography workshops.
In August 2011, Frame
of Mind hosted its very first workshop with 20 youth journalists in Jacmel,
Haiti. The workshop was held in partnership with Conservation
International and Panos Caribbean. Each student was given a digital camera to
use for the week and was taught how to use it. During the session, the kids
learned about the local environment and how it relates to their lives.
AN, V. Disponível em: www.timeforkids.com. Acesso em: 1 maio 2012 (adaptado).
Reconhecendo o potencial da fotografia como uma linguagem universal, a
organização mencionada intenciona levar
A) as gerações mais jovens a reconhecerem diferentes línguas e culturas.
B) os jovens a compreenderem melhor a relação entre o meio ambiente e
suas vidas.
C) os estudantes haitianos a conhecerem seus parques nacionais.
D) os jornalistas locais a buscarem parcerias com organizações não
governamentais.
E) os alunos de jornalismo do Haiti a usarem câmeras digitais em
pesquisas.
Caro (a) aluno (a), agora você irá passar essa atividade para o caderno,
traduzir o texto e responder à questão. Essa é a hora de praticar.
Em caso de dúvidas pode enviar e-mail: karinvalentelima@gmail ou pelo
whatsapp.
"Success
and good studies"
Prazo para envio da atividade: 29/05/2020
7 - AULA/ ATIVIDADE
Assunto:
cinema / music
Assistir ao
filme "The Fault in Our Stars"
Assistir ao filme "A Culpa é das
Estrelas" Legendado
Realizar uma sinopse (um pequeno resumo) do filme
no caderno.
Informe:
Ano que foi lançado:
Duração:
Classificação:
Direção:
Elenco:
Nacionalidade:
Música da trilha sonora:
É
importante que assista o filme na versão legendado.
Enviar
para o e-mail: karinvalentelima@gmail.com
Prazo: 12/06/2020
Nenhum comentário:
Postar um comentário