terça-feira, 16 de junho de 2020

Revisão Geral de Produção Textual e Leitura 3º Ano - 01 a 05/06


CETI Y-BACANGA
TURMA________ ANO________
NOME:_________________________________
Revisão geral das atividades – Produção Textual e Leitura


E-mail:karinvalentelima@gmail.com
Professora Karin Cibelle

1-  Aula / Atividade


Links para estudo:

Dicas para uma boa redação
·         Quem quer escrever bem, precisa ler bastante. Ao ler, compreendemos diversos mecanismos linguísticos, mesmo que não saibamos de maneira sistematizada regras e conceitos gramaticais;
·         Sempre que escrever, peça que alguém corrija sua redação, pois assim você perceberá quais aspectos devem ser melhorados;
·         Respeite as linhas predeterminadas. Cada linha excedida é desconsiderada pelos corretores, por isso, seja conciso;
·         Algumas falhas são percebidas apenas com uma leitura minuciosa. Nunca entregue seu texto sem antes reler o que escreveu;
·         Respeite a estrutura do texto, escreva parágrafos que delimitem bem as partes que o compõem. Um bom texto deve apresentar introdução, desenvolvimento de até três parágrafos e conclusão;


Atividade 1:

Produção textual: dissertação-argumentativa
TEMA: OS DESAFIOS DE ENVELHECER NA SOCIEDADE BRASILEIRA
OBS: As redações deverão ser enviadas digitadas ou foto para o e-mail:  karinvalentelima@gmail.com

Atividade 2 :

Façam a leitura da obra O Pequeno Príncipe de Antoine de Saint-Exupéry, pois iremos fazer um debate quando voltarmos as aulas. Esse debate será uma avaliação do conteúdo das aulas de leitura e interpretação. O livro é de fácil acesso e pode ser baixado no site: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.do

Prazo: 02/04/2020




2 - Aula / Atividade
Leitura  

4 poemas clássicos que podem cair no Enem

Você já deve ter escutado ou lido pelo menos um trecho destes textos por aí

As provas de Português do Enem e dos vestibulares pelo país são muito diferentes. Elas variam no estilo de pergunta, nos temas centrais e nas habilidades que estão avaliando de cada candidato. Mas, independentemente de qual exame irá prestar, existem grandes chances de você se deparar com poemas clássicos da literatura nacional.

Veja também
Conhecê-los não vai necessariamente garantir o acerto das questões relacionadas ao texto, mas estar familiarizado com eles pode poupar o tempo de resolução e até te deixar mais tranquilo na hora da prova. A chance de você já saber alguns trechos é grande. Confira abaixo:

José, de Carlos Drummond de Andrade

 

“E agora, José?”. Já usou essa expressão? Ela é fruto de um poema de Carlos Drummond de Andrade, um dos poetas de maior destaque do modernismo, sobre solidão e abandono do indivíduo. Foi publicado em 1942, na coletânea Poesias. Na época, as pessoas enfrentavam um clima de medo e repressão tanto no contexto internacional, devido à Segunda Guerra Mundial, quanto no nacional, pois o Brasil entrava no Estado Novo, de Getúlio Vargas.

E agora, José?
A festa acabou,
a luz apagou,
o povo sumiu,
a noite esfriou,
e agora, José?
e agora, você?
você que é sem nome,
que zomba dos outros,
você que faz versos,
que ama, protesta?
e agora, José
Está sem mulher,
está sem discurso,
está sem carinho,
já não pode beber,
já não pode fumar,
cuspir já não pode,
a noite esfriou,
o dia não veio,
o bonde não veio,
o riso não veio,
não veio a utopia
e tudo acabou
e tudo fugiu
e tudo mofou,
e agora, José?
E agora, José?
Sua doce palavra,
seu instante de febre,
sua gula e jejum,
sua biblioteca,
sua lavra de ouro,
seu terno de vidro,
sua incoerência,
seu ódio — e agora?
Com a chave na mão
quer abrir a porta,
não existe porta;
quer morrer no mar,
mas o mar secou;
quer ir para Minas,
Minas não há mais.
José, e agora?
Se você gritasse,
se você gemesse,
se você tocasse
a valsa vienense,
se você dormisse,
se você cansasse,
se você morresse…
Mas você não morre,
você é duro, José!
Sozinho no escuro
qual bicho-do-mato,
sem teogonia,
sem parede nua
para se encostar,
sem cavalo preto
que fuja a galope,
você marcha, José!
José, para onde?

 

Soneto da Fidelidade, de Vinicius de Moraes

 

Vinicius de Moraes pertence à segunda geração modernista da poesia brasileira. No famoso Soneto da Fidelidade, o autor fala sobre o amor e a contradição de sentimentos por meio de figuras de linguagem como a metáfora e o paradoxo.

De tudo, ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.
Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento.
E assim, quanto mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama.
Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.

Canção do Exílio, de Gonçalves Dias

Até nas aulas de matemática você pode ter escutado o trecho “Minha terra tem palmeiras, onde canta o sabiá”. Publicado em 1843, o poema Canção do Exílio foi escrito pelo poeta Gonçalves Dias, principal nome da poesia na primeira fase do romantismo, e publicado 13 anos depois, no livro Primeiros Cantos
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.
Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.
Em cismar, sozinho, à noite,
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar — sozinho, à noite —
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;
Sem que desfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu’inda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

 

Vou-me embora pra Pasárgada, de Manuel Bandeira

Publicado no livro Libertinagem, de 1930, este é o poema mais famoso de Manuel Bandeira, que fez parte da primeira geração modernista no Brasil. O tema central do texto é o escapismo, ou seja, a vontade de fugir da realidade e encontrar um lugar onde tudo aconteça da maneira que ele sonha. 

Vou-me embora pra Pasárgada
Lá sou amigo do rei
Lá tenho a mulher que eu quero
Na cama que escolherei
Vou-me embora pra Pasárgada
Vou-me embora pra Pasárgada
Aqui eu não sou feliz
Lá a existência é uma aventura
De tal modo inconsequente
Que Joana a Louca de Espanha
Rainha e falsa demente
Vem a ser contraparente
Da nora que nunca tive
E como farei ginástica
Andarei de bicicleta
Montarei em burro brabo
Subirei no pau-de-sebo
Tomarei banhos de mar!
E quando estiver cansado
Deito na beira do rio
Mando chamar a mãe-d’água
Pra me contar as histórias
Que no tempo de eu menino
Rosa vinha me contar
Vou-me embora pra Pasárgada
Em Pasárgada tem tudo
É outra civilização
Tem um processo seguro
De impedir a concepção
Tem telefone automático
Tem alcaloide à vontade
Tem prostitutas bonitas
Para a gente namorar
E quando eu estiver mais triste
Mas triste de não ter jeito
Quando de noite me der
Vontade de me matar
— Lá sou amigo do rei —
Terei a mulher que eu quero
Na cama que escolherei
Vou-me embora pra Pasárgada.
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Qual a estrutura da redação Enem?


A estrutura da redação Enem segue o modelo do gênero textual dissertativo-argumentativo.
Que consiste na defesa de um ponto de vista por meio da discussão de argumentos e da análise crítica deles. Além disso, esse texto se caracteriza por sua estrutura dividida em introdução, desenvolvimento e conclusão.  
Então, pensando na importância de entender cada uma dessas partes, a seguir vamos falar um pouco mais sobre a composição delas para a estrutura da redação Enem.

1.Introdução

A introdução é aquele parágrafo inicial da sua redação que deve conter cerca de 5 linhas e tem o objetivo de contextualizar o leitor sobre o assunto que você discutirá ao longo do texto. 
Confira algumas características importantes dessa parte:
a) Chame a atenção do leitor
Por ser o início do seu texto, vale lembrar que você deve aguçar a curiosidade do leitor, fazendo, assim, com que ele se interesse por continuar a leitura. 
Como na redação do Enem o corretor não possui a opção de deixar de ler, essa chamada de atenção serve para fazê-lo se interessar mais pelo seu texto. Afinal de contas, ele estará lendo milhares de redações sobre o mesmo assunto, então se destacar é chave fundamental para garantir uma nota boa.
Mas se você estiver se perguntando: como faço para chamar atenção?
Escolha citações, frases de efeito, definições, exemplos, alusões históricas ou dados que tornem a primeira frase do seu texto chamativa e interessante, instigando a leitura do restante da redação. 
b) Contextualize o tema
Agora que você já chamou a atenção do leitor, é hora de contextualizar a primeira frase com o tema proposto pela redação. É nesse momento que você explica a relação com o tema e já começa a introduzir qual será o ponto de vista defendido por você.
Ou seja, não adianta nada colocar uma frase de um filósofo famoso se você não conseguir relacioná-la com o assunto da redação. É preciso ter lógica e conexão!
c) Defenda uma tese 
Apesar de não precisar, necessariamente, aparecer na última frase do seu parágrafo introdutório, é importante que você deixe evidente qual será a tese defendida por você. Assim, fica claro para o corretor qual será o ponto de vista debatido ao longo da sua redação.
Mas cuidado, não confunda tema com tese. O tema é o assunto sobre o qual você discutirá e, a tese, é uma proposição sobre o tema, ou seja, é o seu posicionamento em relação a ele.

2. Desenvolvimento

Na estrutura da redação Enem, os próximos dois ou três parágrafos do seu texto devem ser dedicados ao desenvolvimento dos seus argumentos, utilizando cerca de 7 linhas para cada.
Os parágrafos de desenvolvimento são aqueles em que você apresenta os argumentos que defendem a sua tese, com o objetivo de convencer o leitor a respeito do seu posicionamento. 
Mas lembre-se que vale mais desenvolver bem um argumento por parágrafo do que expor vários argumentos sem desenvolvê-los. 
Veja alguns pontos importantes da estrutura da redação Enem no desenvolvimento:
a) Utilize um tópico frasal
O tópico frasal é responsável por introduzir a ideia central de um parágrafo. Então, da mesma forma que o seu texto apresenta uma introdução, desenvolvimento e conclusão, os parágrafos devem apresentar início, meio e fim. 
Por isso, esse tópico frasal será a ideia central do seu parágrafo, a partir dela você desenvolverá ideias secundárias relacionadas à principal.
b) Desenvolva o seu argumento
Depois de estabelecida a ideia central do seu parágrafo, é hora de desenvolvê-la com argumentos sólidos e verídicos que comprovem a sua tese. 
E, por se tratar de um texto dissertativo-argumentativo, você não deve apenas expor informações, mas sim analisá-las de forma crítica para convencer o leitor sobre elas e mostrar que você tem autoridade sobre aquilo que está abordando.
c) Conecte suas ideias 
Então, já que cada parágrafo deve ter a sua conclusão, você deve finalizá-lo conectando as ideias e mostrando o sentido delas terem sido discutidas.

3. Conclusão

Por fim, a conclusão é o parágrafo que finaliza a estrutura da redação Enem e deve conter, aproximadamente, 5 linhas. Aqui, você não deve mais abordar novos argumentos, mas sim relacionar, com a sua tese, aqueles que já foram expostos e propor soluções para os problemas abordados ao longo do texto de forma a concluir seu pensamento.
Alguns tópicos importantes desse parágrafo são:
a) Sintetize suas ideias 
Como a ideia do parágrafo de conclusão é concluir tudo o que foi abordado ao longo da redação, sintetizar a sua ideia principal é uma forma de começar a finalização do texto, conectando todas as suas ideias e garantindo a coerência da redação.
b) Faça propostas de intervenções detalhadas
A estrutura da redação Enem exige proposta de intervenção para o problema abordado no tema. Por isso, depois de introduzir o leitor ao parágrafo, você deve mostrar as intervenções que podem ser feitas para lidar com o problema. 
E, para receber uma pontuação boa na competência V dos critérios de avaliação desse Exame, é muito importante que você detalhe o agente, o que fazer, como fazer e a finalidade da medida. 
c) Finalize com “chave de ouro”
Da mesma forma que a introdução aguça a curiosidade do leitor, ou, nesse caso, do corretor, a continuar a leitura do seu texto, a conclusão deixa a impressão final sobre a sua redação.
E, pensando que é depois da conclusão que o corretor dará uma nota para a sua produção, é muito importante que essa impressão final deixe-o satisfeito com o seu texto. Ou seja, tente deixar o corretor “de boca aberta”.

Além disso, é muito importante retomar a introdução, amarrando todas as pontas da sua redação.
Bom, agora que você já sabe tudo sobre a estrutura da redação Enem.
Sucesso!!!!


Estrutura da Dissertação




ATIVIDADE DE PRODUÇÃO TEXTUAL:

Realizar a leitura da aula, assistir os vídeos, anotar no caderno os principais pontos importantes e no caderno produzir o MAPA MENTAL sobre a Redação: dissertativo-argumentativo.

Vídeos:

https://www.youtube.com/watch?v=k1mvIXwQYCw&feature=youtu.be

Atividade extra:

ATIVIDADE EXTRA:

Redação/ Dissertação argumentativa. / Tema: Depressão entre os idosos.

TEMA: Inclusão digital do idoso. 

Produção textual com introdução, desenvolvimento e conclusão. No mínimo 25 linhas e no máximo 30. Realizar no caderno. Sucesso!!!

Entrega até dia 09/04/2020



3 -  Aula / Aula

REDAÇÃO ENEM: PASSO A PASSO PARA ESCREVER A SUA

Para facilitar sua vida, vou te ajudar a escrever e estruturar sua redação Enem passo a passo.
O objetivo da redação é você dissertar sobre um problema brasileiro e mostrar como resolver a questão proposta no tema.
Você deve estar pensando, “Ok, mas como eu chego nisso? ”. O caminho é simples. Você precisa responder a listinha abaixo:
  1. Apresentar o problema (introdução);
  2. Provar que o problema existe (tese);
  3. Mostrar que é uma situação problemática (argumentação);
  4. Resolver o problema (proposta de intervenção).
Já em relação a estrutura da redação, ela deve ser dividida em 3 partes:

INTRODUÇÃO

A introdução vai abordar basicamente 2 tópicos:
  • Contextualização: aqui você vai apresentar o tema, mostrar sobre o que vamos falar e qual o problema que vamos abordar.
  • Tese: qual seu ponto de vista sobre a situação? O que motiva essa situação? Como isso ocorre na sociedade?

DESENVOLVIMENTO:

Agora que já fez a introdução da sua redação, vamos desenvolver o texto!
Nessa etapa você vai apresentar os argumentos que vão sustentar a sua tese da introdução.
Apresentando argumentos: fatos e dados não são argumentos. Na verdade, os argumentos são as razões que comprovam que nossa tese é verdadeira, eles são também pontos de vista.
O parágrafo de desenvolvimento também deve conter Introdução, Desenvolvimento e Conclusão. A estrutura deve conter:
  • Tópico Frasal: argumento a ser defendido, posição a defender no parágrafo.
  • Comprovação do Tópico Frasal: são os dados estatísticos, referências históricas, exemplos, tudo que puder comprovar o seu argumento.
  • Conclusão do Parágrafo: aqui você vai amarrar sua tese, que foi apresentada na introdução, comprovando que o problema deve ser resolvido.
É indicado que você escreva 2 parágrafos de desenvolvimento, para organizar seu texto em até 30 linhas. Lembre-se de usar apenas 1 argumento por parágrafo.
Agora que você já provou que existe um problema e que ele afeta a sociedade brasileira, chegou a hora de mostrar como ele será resolvido.

CONCLUSÃO

conclusão deve apresentar uma proposta de intervenção, desse modo, ela precisa propor formas de resolver o problema que você abordou. Vale lembrar que é muito importante detalhar a proposta de intervenção para ficar da forma mais clara possível.
A estrutura da conclusão, baseada na proposta de intervenção, é a seguinte:
  1. Quem vai resolver? (agente)
  2. O que será feito? (ações)
  3. Como essas medidas vão ser postas em prática? (meio)
  4. Como isso tudo vai impactar na solução do problema (amarrando as informações)
É natural a gente pensar em medidas de conscientização, educação ou mudar o pensamento da sociedade, mas tome muito cuidado para não ficar apenas nisso.
O Enem quer saber qual é a sua solução efetiva para o problema. Isso tudo pode ajudar no processo, mas devemos adotar medidas práticas e concretas, coisas que você pode resolver facilmente e que tragam bons resultados para resolver o problema.

REDAÇÃO ENEM: O QUE EVITAR NA HORA DE ESCREVER

Não é somente os erros gramaticais que prejudicam a sua redação, mas também expressões que não são indicadas para desenvolver o texto na norma culta da Língua Portuguesa.
Contudo, isso não quer dizer que seja preciso escrever a redação com palavras difíceis, pelo contrário, o que os examinadores esperam é que sua linguagem seja muito clara, coesa, coerente e objetiva. Mas, para isso, devemos evitar algumas expressões e gírias que são comuns no dia a dia, mas que não devem ser usadas na redação.
Separamos 4 dicas essenciais do que deve ser evitado na redação:

Gírias

Nós usamos gírias quase o tempo todo quando estamos com os amigos ou em uma conversa mais informal, não é verdade? Mas quando pensamos na redação do Enem, não deve nem passar pela cabeça escrever gírias no texto.
O coloquialismo não é bem visto pela banca examinadora e isso pode tirar muitos pontos da sua redação. O uso de gírias na redação pode remeter ao corretor que você não conseguiu entender o tema proposto ou que há falta de repertório na sua escrita.
Exemplos de gírias comuns que devem ser evitadas na redação:
  • “Pra”, abreviação de “para”;
  • “Colocar a mão na massa”;
  • “Baixar a bola”;
  • “Entraram na onda”;
  • “Se deixar levar”.

Copiar trechos do texto de apoio

Retirar trechos do texto de apoio e colocar na redação também não é uma boa ideia, uma vez que, isso será considerado como paráfrase e, consequentemente, desconsiderado da redação.
Portanto, é indicado que o aluno construa suas próprias ideias e argumentos baseando-se no texto de apoio, mas que toda sua argumentação seja autêntica.

Desrespeitar os Direitos Humanos

Em 2018 a Justiça Federal retirou um dos itens do edital do Enem que zerava a nota do aluno: despeitar os direitos humanos.
Apesar da decisão, a competência 5 exigida na redação não foi modificada. Sendo assim, é necessário que o aluno crie uma proposta de intervenção e que respeite os direitos humanos. Caso contrário, irá perder alguns pontos, mas a nota não será zerada.

Radicalismo

Quando você for defender o seu ponto de vista, evite o radicalismo usando expressões como “nunca”, “jamais”, “sempre”. Isso transparece uma ideia de que você queira convencer o leitor de uma forma forçada.
O que a banca examinadora espera é que você defenda seu ponto de vista de maneira clara, de forma racional e respeitosa. Por isso é tão importante que o radicalismo seja evitado durante a redação.

REDAÇÃO ENEM: EDIÇÕES ANTERIORES

O tema da redação do Enem é sempre uma incógnita, todos os anos alunos e professores tentam adivinhar qual será o tema da edição seguinte. Já pensando em temas de edições anteriores, reunimos alguns deles para refrescar a memória dos alunos e também para que, a partir deles, possam estudar e treinar a escrita para arrasar na redação deste ano. Confira!

Redação Enem 2017: Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil

Essa tema gerou grande repercussão, embora já esperado a abordagem de inclusão social, porém não de forma tão específica como o tema proposto pelo Enem em 2017, pegando de surpresa grande parte dos candidatos.

Redação Enem 2018: Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet

A abordagem do Enem 2018 na redação foi muito próxima com o dia a dia da maioria dos jovens brasileiros: a internet. Essa proposta exigia conhecimento sobre como os algoritmos da internet compilam dados para direcionar uma navegação específica ao usuário. Era um tema fácil de fugir da proposta, por isso a necessidade de um conhecimento mais aprofundado no assunto.

Redação Enem 2019: Democratização do acesso ao cinema no Brasil

Esse foi um tema que pegou muita gente de surpresa. Mais uma vez o Enem trouxe uma abordagem bem mais específica sobre problemas sociais como o caso de acesso à cultura no país.
O tema exigia um recorte brasileiro e o aluno poderia ter algumas opções de argumentação, podendo ser, por exemplo, a democratização do acesso ao cinema.


Assista aos vídeos:


ATIVIDADE

Após assistir o vídeo e realizar o estudo, faça um resumo.


Data da entrega 24/04

4 -  Aula / Atividade

“A Tertúlia Literária é uma prática de leitura dialógica que consiste em um encontro ao redor da literatura, no qual os participantes leem e debatem, de forma compartilhada, obras clássicas da literatura universal.”

Tertúlia Literária Dialógica - Leitura do Conto “A Cartomante de Machado de Assis” e escrever no caderno o fragmento que achou interessante e expor sua opinião.

Boa Leitura.

Entrega: 29/04/2020
Teremos um momento para apreciação da tertúlia literária, assim todos poderão participar.  



5 - Aula/ Atividade

TIPOS DE TEXTOS

Classificações dos textos atribuídas pela linguística


Os tipos de textos, também chamados tipologias textuais, são as classificações recebidas por um texto de acordo com as regras gramaticais, dependendo de suas características.  A tipologia textual é analisada a partir de sua estrutura e observando sua finalidade. Um texto pode contar uma história, descrever um fato, argumentar sobre um ponto de vista, explicar ou informar sobre um acontecimento.
Existem diferentes tipos de textos e cada um apresenta estruturas diferentes, linguagens específicas, vocabulário variado, construções frasais distintas, tempos verbais adequados, relações lógicas e modos de interação com o leitor. Para determinar os tipos de textos é preciso levar em conta os aspectos sintáticos e lexicais de cada texto. No entanto, um mesmo texto pode apresentar mais de uma tipologia textual.

Diferença entre tipos de textos e gêneros textuais
Frequentemente há uma confusão entre os conceitos de tipos textuais e de gêneros textuais. Os tipos textuais ou tipos de textos se referem ao conteúdo dos textos e ao seu formato. Os gêneros textuais são formas variadas do texto. Eles têm a função comunicativa e surgem a partir das relações sociocomunicativas.
Podem surgir gêneros textuais a qualquer momento, já um tipo textual, não. Não existe quantidade limitada. Enquanto os tipos textuais já estão definidos, os gêneros estão inseridos em algum contexto cultural. Nesse sentido, os gêneros de textos podem ser inúmeros enquanto os tipos de textos são limitados aos cinco tipos que serão abordados a seguir.
Os tipos de texto são classificados de acordo com sua estrutura, características e finalidade.

Classificação dos tipos de textos


Existem cinco tipos de textos que são classificados com base em estruturas específicas. Eles se dividem em: narrativo, descritivo, expositivo, dissertativo e injuntivo.

Texto narrativo

Uma das características principais do texto narrativo é a presença de um narrador. Uma narração tem por objetivo contar o enredo que envolve tempo, espaço, personagem e ação.

Os elementos que compõem uma narração são:
• Personagens - quem vive a história. Os personagens podem ser reais ou imaginários
• Enredo - o que é e como as coisas aconteceram. Os fatos também podem ser reais ou imaginários.
• Espaço/ Tempo – onde e quando se passam as ações.
O texto narrativo possui desenvolvimento, clímax e desfecho. Geralmente, o tempo verbal que predomina nesse tipo de texto é o passado. São classificados como textos narrativos: romances, contos, fábulas, depoimentos, relatos, crônicas, novelas, piadas.


Texto descritivo
A característica principal do texto descritivo é descrever algo ou alguém detalhadamente, de forma que o leitor consiga criar uma imagem mental do que é descrito.  Para uma melhor compreensão e estruturação do texto descritivo são utilizados adjetivos, verbos de ligações, metáforas e comparações.
O texto descritivo se estrutura da seguinte forma: apresentação do que será descrito, desenvolvimento que inclui caracterização e finalização da descrição.
•    Introdução – a parte na qual se faz a apresentação do que será descrito para que o leitor volte sua atenção a esse ser ou objeto.
•    Desenvolvimento – nessa parte ocorre a descrição propriamente dita do objeto ou ser que está sendo descrito, nela os detalhes são apresentados. 
•    Conclusão – a conclusão acontece quando a caracterização do que está sendo descrito terminar.
O texto descritivo pode ser encontrado dentro de outros textos, em passagens nas quais se quer caracterizar um objeto, um lugar ou uma pessoa. São exemplos textos descritivos: classificados, folhetos turísticos, cardápios, anúncios e, ainda, descrição de personagens dentro de textos narrativos.
Texto dissertativo
texto dissertativo é classificado em dissertativo-argumentativo e dissertativo-expositivo. O texto dissertativo-argumentativo apresenta um ponto de vista e tem como objetivo persuadir e convencer o leitor a concordar com a ideia defendida. 
Já um texto dissertativo-expositivo busca expor um ponto de vista sem a necessidade de convencer o leitor. Um texto dissertativo possui uma ideia central a ser trabalhada, a fundamentação do tema e o fechamento da ideia desenvolvida no decorrer do texto. 
A estrutura básica do texto argumentativo é a seguinte:
• Introdução – parte onde se apresenta o assunto e a tese sobre ele que será defendida no texto.
• Desenvolvimento – no desenvolvimento se explora os argumentos que sustentam a tese. Os argumentos devem ser embasados com exemplos e fatos a fim de comprová-los e validá-los.
• Conclusão – é o desfecho do assunto no qual se retoma à tese inicial. Pode ocorrer a apresentação de soluções viáveis ou de propostas de intervenção.
Fazem parte desse tipo de texto os ensaios, as cartas argumentativas, a dissertação-argumentativa e o editorial.
Texto expositivo

O texto expositivo tem a finalidade de informar e esclarecer o leitor através da exposição de um determinado assunto ou tema. Esse tipo de texto não tem a pretensão de convencer o leitor, apenas de expor conhecimentos, ideias e pontos de vista. Sua linguagem é clara e concisa.

O texto expositivo se estrutura da seguinte maneira:
Introdução – parte do texto onde se faz apresentação e contextualização do tema. Na introdução também se define o objetivo do texto.
Desenvolvimento - no desenvolvimento é feita uma explicação detalhada, clara e objetiva do tema.
Conclusão - na conclusão o tema é reafirmado com uma síntese dos conteúdos abordados.
São exemplos desse tipo de texto: reportagem, resumo, fichamento, artigo científico e seminário.
Texto injuntivo
Os textos injuntivos e textos prescritivos são textos que têm como finalidade a instrução e orientação do leitor. Além de fornecer uma informação, eles instigam a ação do leitor. Os textos injuntivos se caracterizam por utilizar verbos no imperativo, no infinitivo ou presente do indicativo, sempre indeterminando o sujeito.
São exemplos de textos injuntivos os manuais de instruções, receitas culinárias, bulas, regulamentos, editais, códigos e leis.



ATIVIDADE NO CADERNO

Escola:_____________________________
Data:____/ _____/________
Nome: _____________________________ Série: _____ Turma: ______

Atividade no caderno

Agora após o estudo você irá pesquisar sobre Tipos de Textos:

·         Conceito:

·         Diferença entre tipos de textos e gêneros textuais

·         Classificação de tipos de textos, e apresentar a estrutura de cada texto e exemplos.

VÍDEO EXTRA:

Prazo: 12/05/2020 e-mail: karinvalentelima@gmail.com



6 - Aula / Atividade
 Produção Textual e Leitura
3º ano - Turma: 300
Profª.: Karin Cibelle 
Assunto: Tipos de Redações





Uma das competências da prova do Enem é ter o domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo e a compreensão da proposta. Porém, outros vestibulares podem te cobrar a compreensão de outros tipos textuais que existem. Você sabe quais são e como que se estruturam? Confira abaixo:

Dissertativo-argumentativo

Uma redação dissertativa-argumentativa tem por objetivo analisar elementos de uma determinada realidade a partir de conceitos abstratos, apresentando argumentos a favor ou contra do ponto de vista que está sendo defendido.
A estrutura de um texto dissertativo-argumentativo deve seguir a seguinte estrutura:
Parágrafo de introdução: Apresenta ao leitor o tema que será abordado, de modo que ele possa entender a que contexto se refere os argumentos que serão expostos. Além disso, também deve ser apresentado a “tese central” do seu texto, ou seja, o ponto de vista geral que será defendido ao longo do texto.
Desenvolvimento: O desenvolvimento do seu texto deve ter em média três parágrafos e será a parte de sua redação em que você irá convencer o leitor da sua tese principal, através da apresentação de seus argumentos.
Conclusão: O último parágrafo de seu texto deve ser reservado para apresentar as conclusões finais sobre o tema abordado e, o mais importante, apresentar a sua proposta de intervenção para o problema discutido.
Descritivo
Um texto descritivo irá descrever elementos concretos que representem uma realidade. É um tipo de texto que envolve a descrição de algo, seja um objeto, pessoa, animal, lugar, acontecimento e o seu objetivo, sobretudo, é transmitir para o leitor as qualidades e impressões desse algo.
Um texto descritivo deve seguir a seguinte estrutura:
Parágrafo de introdução: Apresentação do que se pretende descrever.
Desenvolvimento: É a parte onde a descrição é feita, através de uma caracterização objetiva ou subjetiva do que você deseja descrever.
Conclusão: Nesta parte, a finalização da apresentação é feita. Não há um procedimento específico para a conclusão de um texto descritivo, normalmente é a parte em que se completa a caracterização.

Narrativo
Um texto narrativo irá relatar uma determinada história usando artifícios que passem a ideia de uma progressão temporal ao leitor. Diferente do texto descritivo, que situa elementos concretos no espaço, o texto narrativo irá situar seres e objetos no espaço e no tempo.
Um texto narrativo segue a seguinte estrutura:
Parágrafo de introdução: Apresenta as personagens da narração, localizando-as no espaço e no tempo.
Desenvolvimento: Nesta parte que se estrutura as características das personagens, constroem-se a trama e o suspense, que dão resultado ao clímax da redação.
Conclusão: Existem várias maneiras de concluir uma narração. Pode-se apresentar um desfecho para a trama ou apenas esclarecer o desenvolvimento da história.


 





A redação do ENEM é um texto dissertativo-argumentativo, pois são avaliadas 5 competências que os estudantes devem respeitar para realizar a prova. 

A construção desse texto se dá através da compreensão do tema que é proposto com o auxílio de uma coletânea de textos, onde estão informações bem importantes para compreender o tema em questão. A partir daí o vestibulando deve desenvolver os seguintes parágrafos:
Introdução: a introdução é a apresentação inicial do texto, onde se é apresentada uma tese.
Desenvolvimento: o desenvolvimento é composto de argumentos (I e II), onde o estudante defende a tese que foi apresentada na introdução. Nesse ponto, podem ser usados dados estatísticos, citações e tudo mais.
Conclusão: na conclusão deve ser apresentada uma proposta de solução para a questão social colocada em pauta pelo Exame.
#dica: Atente-se em expor mais suas teses do que meramente ideias, ok? 
Um ponto importante, antes de tudo, é ter a certeza de que o tema foi bem compreendido. Se não for bem compreendido, a fuga do tema ocorrerá facilmente e a redação será zerada. 
Aí é que entram os textos de apoio! Utilizá-los para certificar de que o tema está realmente sendo compreendido é fundamental. Leia e releia sempre que for necessário. A missão principal deles é informar qual é o enfoque que deve ser dado na redação que será desenvolvida.
E o que você não pode fazer com os textos de apoio?
·         Ficar preso a eles. Eles são para auxiliar, não para te guiar durante toda a escrita.
·         Copiar trechos dos textos: o candidato pode, no máximo, citar algo que está sendo apresentado nos textos de apoio, porém, a cópia de trechos inteiros são mal interpretadas e as linhas que são usadas na redação para apresentar esses trechos não são computadas, ou seja, você pode ficar com menos linhas do que é exigido no Exame.
No mais, é muita leitura e treinar bastante e se manter sempre informado através de jornais, revistas, podcats! 📰





Por que tem que ser feita uma redação no ENEM? Bom, a escrita é fundamental para a formação de qualquer cidadão, mesmo que não necessite em seu meio profissional e pessoal com muita frequência. Além disso, dominar a escrita ajuda também na interpretação, que é muito exigida na prova, como já falamos aqui no nosso blog. É difícil vermos alguém que escreve bem com dificuldades em interpretação e vice-versa.
A avaliação da redação visa algumas habilidades do aluno que está prestando o exame como: repertório cultural, capacidade de fazer citações, seu potencial em concentrar informações sobre determinado tema, sua habilidade em propor soluções para problemas sociais, assim por diante.
A redação do ENEM é redigida de forma dissertativa-argumentativa, ou seja, na redação se deve defender um ponto de vista sobre o tema proposto. A avaliação é feita através de 5 critérios, chamados de competências. São eles:
1 – Domínio da norma culta da Língua Portuguesa:
Avalia-se a capacidade de o aluno utilizar a linguagem formal na produção do texto e que tenha domínio das regras de nossa língua.
2 – Domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo e compreensão da proposta:
É avaliada a capacidade do candidato de desenvolver um texto no tipo proposto, defendendo um ponto de vista e é avaliado também compreensão do candidato sobre o tema indicado.
3 – Coerência Textual:
Neste critério, o aluno deverá demonstrar capacidade de reunir argumentos em torno de uma ideia principal, selecionando informações sobre o tema.
4 – Coesão Textual:
Avalia-se a organização de orações, frases e parágrafos que resultará num texto claro e eficaz.
5 – Validade da proposta de intervenção:
O candidato deve apresentar as propostas de solução dos problemas sociais abordados na sua redação e elas devem ser válidas e coerentes com o que foi proposto.
Lembrando que cada competência tem a pontuação máxima de 200 e desenvolver um texto ciente do que elas pedem irá ajudar e muito nos seus resultados. Quem sabe não rola um 1000? 😀

Prezados alunos, primeiro é necessário muita disciplina; disciplina que acordar cedo e ir estudar, realizar os estudos, leituras, treinos, assistir bons jornais, ler jornais e livros.Tudo isso vai ajudar no seu repertório e no seu desenvolvimento para uma boa produção. Entenda que você tem que tomar a decisão, você é capaz e conte comigo para alcançar o seu objetivo. Vamos lá terceirão 2020.
Realize a leitura e o estudo, faça as anotações no seu caderno das principais informações. Pois será necessário para você realizar uma redação nota 1000.
Dúvidas, orientações e sugestões podem enviar pelo e-mail ou whatsapp: karinvalentelima@gmail.com

7 - Aula / Atividade


3º ANO - PRODUÇÃO TEXTUAL E LEITURA
Turma: 300
Profª.: Karin Cibelle
Redação



INSTRUÇÕES PARA A REDAÇÃO
1. O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado
2. O Texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
3. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.
 4. Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:
 4.1. tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada “texto insuficiente”.
4.2. fugir ao tema ou qual não atender ao tipo dissertativo-argumentativo. 4.3. apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto
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Tema de redação: A prática da justiça com as próprias mãos no Brasil
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “A prática da justiça com as próprias mãos no Brasil”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
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TEXTOS MOTIVADORES

TEXTO I














Disponível em: http://jornal4cantos.com.br/legitima-defesa-e-justica-com-as-proprias-maos-voce-sabe-a-diferenca/ Acesso em 11 agosto 2017

TEXTO II

Não é a primeira vez que ondas de ódio popular manifestam-se através da famosa justiça com as próprias mãos. Se não temos um Estado forte, punível, justo, célere e capaz de usar a jurisdição para resolver todos os conflitos como a sociedade deseja, por que não dar à sociedade o direito de resolver os seus problemas sem o dedo do Estado? Simples, porque isso nos remete ao estágio dos primórdios humanos onde o famoso olho por olho e dente por dente era muito mais importante e eficaz que os 250 Artigos da Constituição e os 97 da ADCT. Mas afinal, por que isso é preocupante?
Diferentemente da justiça aplicada pelo Estado, a “justiça” aplicada pelo povo diretamente não comporta princípios e leis que são responsáveis por toda a evolução jurídica e social até o presente momento. Essa autotutela popular é perigosa porque princípio nenhum é capaz de parar o sangue na garganta de um pai que acabou de ver seu filho ser morto, sua mulher e filha ser estuprada, seu carro comprado com todo o esforço dividido em milhões de prestações ser levado por um irresponsável que quer que tudo venha fácil pra si. E não é pra ser diferente. 
Disponível em: https://jus.jusbrasil.com.br/artigos/116592121/justica-com-as-proprias-maos-ate-onde-e-justa Acesso em 11 agosto 2017


TEXTO III

 














Disponível em: https://jfhipermidia.wordpress.com/cotidiano/justica-com-as-proprias-maos/ Acesso em 11 agosto 2017


TEXTO IV







Disponível em: http://www.assimpassei.com.br/justica-com-as-proprias-maos-no-guaruja-nao-e-caso-isolado/ Acesso em 11 agosto 2017
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PROPOSTA DE REDAÇÃO
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “A prática da justiça com as próprias mãos no Brasil”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
Prazo para o envio da redação: 04/06/2020 para o e-mail: karinvalentelima@gmail.com

Informações importantes / Extra

 

Correção da redação do Enem

A redação do Enem é avaliada por dois corretores, que concedem uma nota entre 0 e 200 pontos em cada uma das cinco competências:
1) Domínio da norma padrão da língua portuguesa;
2) Compreensão da proposta de redação;
3) Seleção e organização das informações;
4) Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto
5) Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os valores e considerando as diversidades socioculturais.
Caso a diferença entre as notas dos dois avaliadores for maior que 80 pontos em uma competência ou superior a 100 pontos no total, um terceiro corretor avalia a redação. Nesse caso, a nota final do participante será a média aritmética entre as duas notas totais que mais se aproximarem.
Persistindo a discrepância de notas, a redação é avaliada por uma banca de especialistas. Essa banca também avalia todas as redações que recebem nota 1000 pelos avaliadores.




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AULA E ATIVIDADE PROJETO DE VIDA 1º ANO

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