TURMA________ ANO________
NOME:_________________________________
Revisão geral das atividades – Produção Textual e Leitura
E-mail:karinvalentelima@gmail.com
Professora Karin Cibelle
1- Aula / Atividade
Links para estudo:
Dicas para uma boa redação
·
Quem quer escrever bem, precisa ler
bastante. Ao ler, compreendemos diversos mecanismos linguísticos, mesmo que não
saibamos de maneira sistematizada regras e conceitos gramaticais;
·
Sempre que escrever, peça que alguém
corrija sua redação, pois assim você perceberá quais aspectos devem ser
melhorados;
·
Respeite as linhas predeterminadas.
Cada linha excedida é desconsiderada pelos corretores, por isso, seja conciso;
·
Algumas falhas são percebidas apenas
com uma leitura minuciosa. Nunca entregue seu texto sem antes reler o que
escreveu;
·
Respeite a estrutura do texto, escreva
parágrafos que delimitem bem as partes que o compõem. Um bom texto deve
apresentar introdução, desenvolvimento de até três parágrafos e conclusão;
Atividade 1:
Produção textual:
dissertação-argumentativa
TEMA: OS DESAFIOS DE ENVELHECER NA SOCIEDADE BRASILEIRA
TEMA: OS DESAFIOS DE ENVELHECER NA SOCIEDADE BRASILEIRA
OBS: As redações deverão ser enviadas digitadas ou foto para o e-mail:
karinvalentelima@gmail.com
Atividade 2 :
Façam a leitura da obra O Pequeno Príncipe de Antoine
de Saint-Exupéry, pois iremos fazer um debate quando voltarmos as aulas. Esse
debate será uma avaliação do conteúdo das aulas de leitura e interpretação. O
livro é de fácil acesso e pode ser baixado no site: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.do
Prazo: 02/04/2020
2 - Aula / Atividade
Leitura
4
poemas clássicos que podem cair no Enem
Você já
deve ter escutado ou lido pelo menos um trecho destes textos por aí
As
provas de Português do Enem e dos vestibulares pelo país são muito diferentes.
Elas variam no estilo de pergunta, nos temas centrais e nas habilidades que
estão avaliando de cada candidato. Mas, independentemente de qual exame irá
prestar, existem grandes chances de você se deparar com poemas clássicos da
literatura nacional.
Conhecê-los não vai
necessariamente garantir o acerto das questões relacionadas ao texto, mas estar
familiarizado com eles pode poupar o tempo de resolução e até te deixar mais
tranquilo na hora da prova. A chance de você já saber alguns trechos é grande.
Confira abaixo:
José, de Carlos Drummond de Andrade
“E agora, José?”. Já usou essa
expressão? Ela é fruto de um poema de Carlos Drummond de Andrade, um dos poetas
de maior destaque do modernismo, sobre solidão e abandono do indivíduo. Foi
publicado em 1942, na coletânea Poesias. Na
época, as pessoas enfrentavam um clima de medo e repressão tanto no contexto
internacional, devido à Segunda Guerra Mundial, quanto no nacional, pois o
Brasil entrava no Estado Novo, de Getúlio Vargas.
E agora, José?
A festa acabou,
a luz apagou,
o povo sumiu,
a noite esfriou,
e agora, José?
e agora, você?
você que é sem nome,
que zomba dos outros,
você que faz versos,
que ama, protesta?
e agora, José
A festa acabou,
a luz apagou,
o povo sumiu,
a noite esfriou,
e agora, José?
e agora, você?
você que é sem nome,
que zomba dos outros,
você que faz versos,
que ama, protesta?
e agora, José
Está sem mulher,
está sem discurso,
está sem carinho,
já não pode beber,
já não pode fumar,
cuspir já não pode,
a noite esfriou,
o dia não veio,
o bonde não veio,
o riso não veio,
não veio a utopia
e tudo acabou
e tudo fugiu
e tudo mofou,
e agora, José?
está sem discurso,
está sem carinho,
já não pode beber,
já não pode fumar,
cuspir já não pode,
a noite esfriou,
o dia não veio,
o bonde não veio,
o riso não veio,
não veio a utopia
e tudo acabou
e tudo fugiu
e tudo mofou,
e agora, José?
E agora, José?
Sua doce palavra,
seu instante de febre,
sua gula e jejum,
sua biblioteca,
sua lavra de ouro,
seu terno de vidro,
sua incoerência,
seu ódio — e agora?
Sua doce palavra,
seu instante de febre,
sua gula e jejum,
sua biblioteca,
sua lavra de ouro,
seu terno de vidro,
sua incoerência,
seu ódio — e agora?
Com a chave na mão
quer abrir a porta,
não existe porta;
quer morrer no mar,
mas o mar secou;
quer ir para Minas,
Minas não há mais.
José, e agora?
quer abrir a porta,
não existe porta;
quer morrer no mar,
mas o mar secou;
quer ir para Minas,
Minas não há mais.
José, e agora?
Se você gritasse,
se você gemesse,
se você tocasse
a valsa vienense,
se você dormisse,
se você cansasse,
se você morresse…
Mas você não morre,
você é duro, José!
se você gemesse,
se você tocasse
a valsa vienense,
se você dormisse,
se você cansasse,
se você morresse…
Mas você não morre,
você é duro, José!
Sozinho no escuro
qual bicho-do-mato,
sem teogonia,
sem parede nua
para se encostar,
sem cavalo preto
que fuja a galope,
você marcha, José!
José, para onde?
qual bicho-do-mato,
sem teogonia,
sem parede nua
para se encostar,
sem cavalo preto
que fuja a galope,
você marcha, José!
José, para onde?
Soneto da Fidelidade, de Vinicius de Moraes
Vinicius de Moraes pertence à
segunda geração modernista da poesia brasileira. No famoso Soneto da
Fidelidade, o autor fala sobre o amor e a contradição de sentimentos por
meio de figuras de linguagem como a metáfora e o paradoxo.
De tudo, ao meu amor serei
atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.
Quero vivê-lo em cada vão
momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento.
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento.
E assim, quanto mais tarde
me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama.
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama.
Eu possa me dizer do amor
(que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.
Canção do Exílio,
de Gonçalves Dias
Até nas aulas de matemática você
pode ter escutado o trecho “Minha terra tem palmeiras, onde canta o sabiá”.
Publicado em 1843, o poema Canção
do Exílio foi escrito pelo poeta Gonçalves Dias, principal
nome da poesia na primeira fase do romantismo, e publicado 13 anos depois, no
livro Primeiros Cantos.
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.
Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.
Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.
Em cismar, sozinho, à noite,
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar — sozinho, à noite —
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar — sozinho, à noite —
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Não permita Deus que eu
morra,
Sem que eu volte para lá;
Sem que desfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu’inda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Sem que eu volte para lá;
Sem que desfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu’inda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Vou-me embora pra Pasárgada, de Manuel Bandeira
Publicado no livro Libertinagem, de 1930,
este é o poema mais famoso de Manuel Bandeira, que fez parte da primeira
geração modernista no Brasil. O tema central do texto é o escapismo, ou seja, a
vontade de fugir da realidade e encontrar um lugar onde tudo aconteça da
maneira que ele sonha.
Vou-me embora pra Pasárgada
Lá sou amigo do rei
Lá tenho a mulher que eu quero
Na cama que escolherei
Lá sou amigo do rei
Lá tenho a mulher que eu quero
Na cama que escolherei
Vou-me embora pra
Pasárgada
Vou-me embora pra Pasárgada
Aqui eu não sou feliz
Lá a existência é uma aventura
De tal modo inconsequente
Que Joana a Louca de Espanha
Rainha e falsa demente
Vem a ser contraparente
Da nora que nunca tive
Vou-me embora pra Pasárgada
Aqui eu não sou feliz
Lá a existência é uma aventura
De tal modo inconsequente
Que Joana a Louca de Espanha
Rainha e falsa demente
Vem a ser contraparente
Da nora que nunca tive
E como farei
ginástica
Andarei de bicicleta
Montarei em burro brabo
Subirei no pau-de-sebo
Tomarei banhos de mar!
E quando estiver cansado
Deito na beira do rio
Mando chamar a mãe-d’água
Pra me contar as histórias
Que no tempo de eu menino
Rosa vinha me contar
Vou-me embora pra Pasárgada
Andarei de bicicleta
Montarei em burro brabo
Subirei no pau-de-sebo
Tomarei banhos de mar!
E quando estiver cansado
Deito na beira do rio
Mando chamar a mãe-d’água
Pra me contar as histórias
Que no tempo de eu menino
Rosa vinha me contar
Vou-me embora pra Pasárgada
Em Pasárgada tem tudo
É outra civilização
Tem um processo seguro
De impedir a concepção
Tem telefone automático
Tem alcaloide à vontade
Tem prostitutas bonitas
Para a gente namorar
É outra civilização
Tem um processo seguro
De impedir a concepção
Tem telefone automático
Tem alcaloide à vontade
Tem prostitutas bonitas
Para a gente namorar
E quando eu estiver
mais triste
Mas triste de não ter jeito
Quando de noite me der
Vontade de me matar
— Lá sou amigo do rei —
Terei a mulher que eu quero
Na cama que escolherei
Vou-me embora pra Pasárgada.
Mas triste de não ter jeito
Quando de noite me der
Vontade de me matar
— Lá sou amigo do rei —
Terei a mulher que eu quero
Na cama que escolherei
Vou-me embora pra Pasárgada.
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Qual a estrutura da redação Enem?
A estrutura da redação Enem segue o modelo do gênero textual dissertativo-argumentativo.
Que consiste na defesa de um ponto
de vista por meio da discussão de
argumentos e da análise crítica deles. Além disso, esse texto se
caracteriza por sua estrutura dividida em introdução, desenvolvimento e
conclusão.
Então, pensando na importância de entender cada uma dessas partes,
a seguir vamos falar um pouco mais sobre a composição delas para a estrutura da
redação Enem.
1.Introdução
A introdução é aquele parágrafo inicial da sua redação que deve conter cerca de 5 linhas e tem o objetivo de
contextualizar o leitor sobre o assunto que você discutirá ao longo do
texto.
Confira algumas características importantes dessa parte:
a) Chame a atenção do
leitor
Por ser o início do seu texto, vale lembrar que você deve aguçar a
curiosidade do leitor, fazendo, assim, com que ele se interesse por continuar a
leitura.
Como na redação do Enem o corretor não possui a opção de deixar de
ler, essa chamada de atenção serve para fazê-lo se interessar mais pelo seu
texto. Afinal de contas, ele estará lendo milhares de redações sobre o mesmo
assunto, então se destacar é chave fundamental para garantir uma nota boa.
Mas se você estiver se perguntando: como faço para chamar atenção?
Escolha citações,
frases de efeito, definições, exemplos, alusões históricas ou dados que tornem
a primeira frase do seu texto chamativa e interessante, instigando a leitura do
restante da redação.
b) Contextualize o tema
Agora que você já chamou a atenção do leitor, é hora de
contextualizar a primeira frase com o tema proposto pela redação. É nesse
momento que você explica a relação com o tema e já começa a introduzir qual
será o ponto de vista defendido por você.
Ou seja, não adianta nada colocar uma frase de um filósofo famoso
se você não conseguir relacioná-la com o assunto da redação. É preciso ter
lógica e conexão!
c) Defenda uma tese
Apesar de não precisar, necessariamente, aparecer na última frase
do seu parágrafo introdutório, é importante que você deixe evidente qual será
a tese defendida
por você. Assim, fica claro para o corretor qual será o ponto de vista debatido
ao longo da sua redação.
Mas cuidado, não confunda tema
com tese. O tema é o assunto sobre o qual você discutirá e, a tese, é uma proposição
sobre o tema, ou seja, é o seu posicionamento em relação a ele.
2. Desenvolvimento
Na estrutura da redação Enem, os próximos dois ou três parágrafos
do seu texto devem ser dedicados ao desenvolvimento dos seus argumentos,
utilizando cerca de 7 linhas para cada.
Os parágrafos de desenvolvimento são aqueles em que você apresenta
os argumentos que
defendem a sua tese, com o objetivo de convencer o leitor a respeito do seu
posicionamento.
Mas lembre-se que vale mais desenvolver bem um argumento por
parágrafo do que expor vários argumentos sem desenvolvê-los.
Veja alguns pontos importantes da estrutura da redação Enem no
desenvolvimento:
a) Utilize um tópico frasal
O tópico frasal é responsável por introduzir a ideia central de um parágrafo. Então, da mesma forma que o seu texto apresenta uma introdução,
desenvolvimento e conclusão, os parágrafos devem apresentar início, meio e
fim.
Por isso, esse tópico frasal será a ideia central do seu
parágrafo, a partir dela você desenvolverá ideias secundárias relacionadas à
principal.
b) Desenvolva o seu
argumento
Depois de estabelecida a ideia central do seu parágrafo, é hora de
desenvolvê-la com argumentos sólidos e verídicos que
comprovem a sua tese.
E, por se tratar de um texto dissertativo-argumentativo, você não
deve apenas expor informações, mas sim analisá-las
de forma crítica para convencer o leitor sobre
elas e mostrar que você tem autoridade sobre aquilo que está abordando.
c) Conecte suas ideias
Então, já que cada parágrafo deve ter a sua conclusão, você deve
finalizá-lo conectando as ideias e mostrando o sentido delas terem sido
discutidas.
3. Conclusão
Por fim, a conclusão é o parágrafo que finaliza a estrutura da redação Enem e deve
conter, aproximadamente, 5 linhas. Aqui, você não deve mais abordar novos argumentos, mas sim
relacionar, com a sua tese, aqueles que já foram expostos e propor soluções
para os problemas abordados ao longo do texto de forma a concluir seu
pensamento.
Alguns tópicos importantes desse parágrafo são:
a) Sintetize suas ideias
Como a ideia do parágrafo de conclusão é concluir tudo o que foi
abordado ao longo da redação, sintetizar a sua ideia principal é uma forma de
começar a finalização do texto, conectando todas as suas ideias e garantindo
a coerência da
redação.
b) Faça propostas de intervenções
detalhadas
A estrutura da redação Enem exige proposta de intervenção para o
problema abordado no tema. Por isso, depois de introduzir o leitor ao
parágrafo, você deve mostrar as intervenções que podem ser feitas para lidar
com o problema.
E, para receber uma pontuação boa na competência V dos critérios de avaliação
desse Exame, é muito importante que você detalhe o agente, o que fazer, como
fazer e a finalidade da medida.
c) Finalize com “chave de
ouro”
Da mesma forma que a introdução aguça a curiosidade do leitor, ou,
nesse caso, do corretor, a continuar a leitura do seu texto, a conclusão deixa
a impressão final sobre a sua redação.
E, pensando que é depois da conclusão que o corretor dará uma nota
para a sua produção, é muito importante que essa impressão final deixe-o
satisfeito com o seu texto. Ou seja, tente deixar o corretor “de boca aberta”.
Além disso, é muito importante retomar a introdução, amarrando
todas as pontas da sua redação.
Bom, agora que você já sabe tudo sobre a estrutura da redação Enem.
Sucesso!!!!
Estrutura da Dissertação
ATIVIDADE DE PRODUÇÃO TEXTUAL:
Realizar a leitura da aula, assistir os vídeos, anotar no caderno os
principais pontos importantes e no caderno produzir o MAPA MENTAL sobre a
Redação: dissertativo-argumentativo.
Vídeos:
https://www.youtube.com/watch?v=k1mvIXwQYCw&feature=youtu.be
Atividade extra:
ATIVIDADE EXTRA:
Redação/ Dissertação argumentativa. / Tema: Depressão entre os idosos.
TEMA: Inclusão digital do idoso.
Produção textual com introdução, desenvolvimento e conclusão. No mínimo 25
linhas e no máximo 30. Realizar no caderno. Sucesso!!!
Entrega até dia 09/04/2020
3 - Aula /
Aula
REDAÇÃO ENEM: PASSO A PASSO PARA ESCREVER A SUA
Para facilitar sua vida, vou te ajudar a escrever e estruturar sua
redação Enem passo a passo.
O objetivo da redação é você dissertar sobre um problema brasileiro e
mostrar como resolver a questão proposta no tema.
Você deve estar pensando, “Ok, mas como eu
chego nisso? ”. O caminho é simples. Você precisa responder a listinha
abaixo:
- Apresentar o problema (introdução);
- Provar que o problema existe (tese);
- Mostrar que é uma situação problemática (argumentação);
- Resolver o problema (proposta de intervenção).
Já em relação a estrutura da redação, ela deve ser dividida em 3 partes:
INTRODUÇÃO
A introdução vai abordar basicamente 2 tópicos:
- Contextualização: aqui você vai
apresentar o tema, mostrar sobre o que vamos falar e qual o problema que
vamos abordar.
- Tese: qual seu ponto de vista sobre a situação? O
que motiva essa situação? Como isso ocorre na sociedade?
DESENVOLVIMENTO:
Agora que já fez a introdução da sua redação,
vamos desenvolver o texto!
Nessa etapa você vai apresentar os argumentos que vão
sustentar a sua tese da introdução.
Apresentando argumentos: fatos e dados não são argumentos. Na verdade, os
argumentos são as razões que comprovam que nossa tese é verdadeira, eles são
também pontos de vista.
O parágrafo de desenvolvimento também deve conter
Introdução, Desenvolvimento e Conclusão. A estrutura deve conter:
- Tópico Frasal: argumento a
ser defendido, posição a defender no parágrafo.
- Comprovação do Tópico Frasal: são os dados
estatísticos, referências históricas, exemplos, tudo que puder comprovar o
seu argumento.
- Conclusão do Parágrafo: aqui você vai
amarrar sua tese, que foi apresentada na introdução, comprovando que o problema
deve ser resolvido.
É indicado que você escreva 2 parágrafos de desenvolvimento,
para organizar seu texto em até 30 linhas. Lembre-se de usar apenas 1 argumento
por parágrafo.
Agora que você já provou que existe um problema e que ele
afeta a sociedade brasileira, chegou a hora de mostrar como ele será resolvido.
CONCLUSÃO
A conclusão
deve apresentar uma proposta de intervenção, desse modo, ela
precisa propor formas de resolver o problema que você abordou. Vale lembrar que
é muito importante detalhar a
proposta de intervenção para ficar da forma mais clara possível.
A estrutura da conclusão, baseada na proposta de
intervenção, é a seguinte:
- Quem vai resolver? (agente)
- O que será feito? (ações)
- Como essas medidas vão ser postas em prática? (meio)
- Como isso tudo vai impactar na solução do problema (amarrando as informações)
É natural a gente pensar em medidas de conscientização,
educação ou mudar o pensamento da sociedade, mas tome muito cuidado para não
ficar apenas nisso.
O Enem quer saber qual
é a sua solução efetiva para o problema. Isso tudo pode ajudar
no processo, mas devemos adotar medidas práticas e concretas, coisas que você
pode resolver facilmente e que tragam bons resultados para resolver o problema.
REDAÇÃO ENEM: O QUE EVITAR NA HORA DE ESCREVER
Não
é somente os erros gramaticais que prejudicam a sua redação, mas também
expressões que não são indicadas para desenvolver o texto na norma culta da
Língua Portuguesa.
Contudo,
isso não quer dizer que seja preciso escrever a redação com palavras difíceis,
pelo contrário, o que os examinadores esperam é que sua linguagem seja muito clara, coesa, coerente e
objetiva. Mas, para isso, devemos evitar algumas expressões e
gírias que são comuns no dia a dia, mas que não devem ser usadas na redação.
Separamos
4 dicas essenciais do que deve ser evitado
na redação:
Gírias
Nós
usamos gírias quase o tempo todo quando estamos com os amigos ou em uma
conversa mais informal, não é verdade? Mas quando pensamos na redação do Enem,
não deve nem passar
pela cabeça escrever gírias no texto.
O coloquialismo não
é bem visto pela banca examinadora e isso pode
tirar muitos pontos da sua redação. O uso de gírias na
redação pode remeter ao corretor que você não conseguiu entender o tema
proposto ou que há falta de repertório na sua escrita.
Exemplos
de gírias comuns que devem ser evitadas na redação:
- “Pra”, abreviação de “para”;
- “Colocar a mão na massa”;
- “Baixar a bola”;
- “Entraram na onda”;
- “Se deixar levar”.
Copiar trechos do texto de
apoio
Retirar
trechos do texto de apoio e colocar na redação também não é uma boa ideia, uma
vez que, isso será considerado como paráfrase e, consequentemente,
desconsiderado da redação.
Portanto,
é indicado que o aluno construa
suas próprias ideias e argumentos baseando-se no texto de apoio,
mas que toda sua argumentação seja autêntica.
Desrespeitar os Direitos
Humanos
Em
2018 a Justiça Federal retirou
um dos itens do edital do Enem que zerava a nota do
aluno: despeitar os direitos humanos.
Apesar
da decisão, a competência 5 exigida na redação não foi modificada. Sendo assim,
é necessário que o aluno crie uma proposta de intervenção e que respeite os direitos humanos.
Caso contrário, irá
perder alguns pontos, mas a nota não será zerada.
Radicalismo
Quando
você for defender o seu ponto de vista, evite
o radicalismo usando expressões como “nunca”, “jamais”, “sempre”.
Isso transparece uma ideia de que você queira convencer o leitor de uma forma
forçada.
O que a banca examinadora espera é que
você defenda seu
ponto de vista de maneira clara, de forma racional e
respeitosa. Por isso é tão importante que o radicalismo seja evitado durante a
redação.
REDAÇÃO
ENEM: EDIÇÕES ANTERIORES
O
tema da redação do Enem é sempre uma incógnita, todos os anos alunos e
professores tentam adivinhar qual será o tema da edição seguinte. Já pensando
em temas de edições
anteriores, reunimos alguns deles para refrescar a memória dos
alunos e também para que, a partir deles, possam estudar e treinar a escrita para arrasar na
redação deste ano. Confira!
Redação Enem 2017:
Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil
Essa
tema gerou grande repercussão, embora já esperado a abordagem de inclusão
social, porém não de forma tão específica como o tema proposto pelo Enem em
2017, pegando de surpresa grande parte dos candidatos.
Redação Enem 2018:
Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet
A
abordagem do Enem 2018 na redação foi muito próxima com o dia a dia da maioria
dos jovens brasileiros: a internet.
Essa proposta exigia conhecimento sobre como os algoritmos da internet compilam dados para
direcionar uma navegação específica ao usuário. Era um
tema fácil de fugir da proposta, por isso a necessidade de um conhecimento mais
aprofundado no assunto.
Redação Enem 2019:
Democratização do acesso ao cinema no Brasil
Esse
foi um tema que pegou muita gente de surpresa. Mais uma vez o Enem trouxe uma
abordagem bem mais específica sobre problemas sociais como o caso de acesso à cultura no país.
O tema exigia um recorte brasileiro e
o aluno poderia ter algumas opções de argumentação, podendo ser, por
exemplo, a democratização do acesso ao cinema.
Assista aos vídeos:
ATIVIDADE
Após assistir o vídeo e realizar o
estudo, faça um resumo.
Data
da entrega 24/04
4 - Aula
/ Atividade
“A Tertúlia Literária é
uma prática de leitura dialógica que consiste em um encontro
ao redor da literatura, no qual os participantes leem e debatem, de forma
compartilhada, obras clássicas da literatura universal.”
Tertúlia Literária Dialógica - Leitura do Conto “A
Cartomante de Machado de Assis” e escrever no caderno o fragmento que achou interessante
e expor sua opinião.
Boa Leitura.
Entrega: 29/04/2020
5 - Aula/ Atividade
TIPOS DE TEXTOS
Classificações dos textos atribuídas pela linguística
Os tipos de textos, também chamados tipologias textuais, são as classificações recebidas por um texto de acordo com as regras gramaticais, dependendo de suas características. A tipologia textual é analisada a partir de sua estrutura e observando sua finalidade. Um texto pode contar uma história, descrever um fato, argumentar sobre um ponto de vista, explicar ou informar sobre um acontecimento.
Existem diferentes
tipos de textos e cada um apresenta estruturas diferentes, linguagens
específicas, vocabulário variado, construções frasais distintas, tempos verbais
adequados, relações lógicas e modos de interação com o leitor. Para determinar
os tipos de textos é preciso levar em conta os aspectos sintáticos e lexicais
de cada texto. No entanto, um mesmo texto pode apresentar mais de uma tipologia
textual.
Diferença entre tipos de textos e gêneros textuais
Frequentemente há uma
confusão entre os conceitos de tipos textuais e de gêneros
textuais. Os
tipos textuais ou tipos de textos se referem ao conteúdo dos textos e ao seu formato. Os gêneros textuais são formas
variadas do texto. Eles têm a função comunicativa e surgem a partir das
relações sociocomunicativas.
Podem surgir gêneros
textuais a qualquer momento, já um tipo textual, não. Não existe quantidade
limitada. Enquanto os tipos textuais já estão definidos, os gêneros estão
inseridos em algum contexto cultural. Nesse sentido, os gêneros de textos podem
ser inúmeros enquanto os tipos de textos são limitados aos cinco tipos que
serão abordados a seguir.
Os tipos de texto são
classificados de acordo com sua estrutura, características e finalidade.
Classificação
dos tipos de textos
Existem cinco tipos de
textos que são classificados com base em estruturas específicas. Eles se
dividem em: narrativo, descritivo, expositivo, dissertativo e injuntivo.
Texto narrativo
Uma das características principais do texto narrativo é a presença de um narrador. Uma narração tem por objetivo contar o enredo que envolve tempo, espaço, personagem e ação.
Os elementos que compõem uma narração são:
• Personagens - quem
vive a história. Os personagens podem ser reais ou imaginários
• Enredo - o que é e como as coisas aconteceram. Os fatos também podem ser reais ou imaginários.
• Espaço/ Tempo – onde e quando se passam as ações.
• Enredo - o que é e como as coisas aconteceram. Os fatos também podem ser reais ou imaginários.
• Espaço/ Tempo – onde e quando se passam as ações.
O texto narrativo
possui desenvolvimento, clímax e desfecho. Geralmente, o tempo verbal que
predomina nesse tipo de texto é o passado. São classificados como textos
narrativos: romances, contos, fábulas, depoimentos, relatos, crônicas, novelas,
piadas.
Texto descritivo
A característica
principal do texto
descritivo é descrever algo ou alguém detalhadamente, de forma que o
leitor consiga criar uma imagem mental do que é descrito. Para uma
melhor compreensão e estruturação do texto descritivo são utilizados adjetivos,
verbos de ligações, metáforas e comparações.
O texto descritivo se
estrutura da seguinte forma: apresentação do que será descrito, desenvolvimento
que inclui caracterização e finalização da descrição.
• Introdução
– a parte na qual se faz a apresentação do que será descrito para que o leitor
volte sua atenção a esse ser ou objeto.
• Desenvolvimento
– nessa parte ocorre a descrição propriamente dita do objeto ou ser que está
sendo descrito, nela os detalhes são apresentados.
• Conclusão
– a conclusão acontece quando a caracterização do que está sendo descrito
terminar.
O texto descritivo
pode ser encontrado dentro de outros textos, em passagens nas quais se quer
caracterizar um objeto, um lugar ou uma pessoa. São exemplos textos
descritivos: classificados, folhetos turísticos, cardápios, anúncios e, ainda,
descrição de personagens dentro de textos narrativos.
Texto dissertativo
O texto
dissertativo é classificado em dissertativo-argumentativo e
dissertativo-expositivo. O texto dissertativo-argumentativo apresenta um ponto
de vista e tem como objetivo persuadir e convencer o leitor a concordar com a
ideia defendida.
Já um texto
dissertativo-expositivo busca expor um ponto de vista sem a necessidade de
convencer o leitor. Um texto dissertativo possui uma ideia central a ser
trabalhada, a fundamentação do tema e o fechamento da ideia desenvolvida no
decorrer do texto.
A estrutura básica do
texto argumentativo é a seguinte:
• Introdução –
parte onde se apresenta o assunto e a tese sobre ele que será defendida no
texto.
• Desenvolvimento –
no desenvolvimento se explora os argumentos que sustentam a tese. Os argumentos
devem ser embasados com exemplos e fatos a fim de comprová-los e validá-los.
• Conclusão –
é o desfecho do assunto no qual se retoma à tese inicial. Pode ocorrer a
apresentação de soluções viáveis ou de propostas de intervenção.
Fazem parte desse tipo
de texto os ensaios, as cartas argumentativas, a dissertação-argumentativa e o
editorial.
Texto expositivo
O texto expositivo tem a finalidade de informar e esclarecer o leitor através da exposição de um determinado assunto ou tema. Esse tipo de texto não tem a pretensão de convencer o leitor, apenas de expor conhecimentos, ideias e pontos de vista. Sua linguagem é clara e concisa.
O texto expositivo se
estrutura da seguinte maneira:
Introdução – parte do texto
onde se faz apresentação e contextualização do tema. Na introdução também se
define o objetivo do texto.
Desenvolvimento - no
desenvolvimento é feita uma explicação detalhada, clara e objetiva do tema.
Conclusão - na conclusão o
tema é reafirmado com uma síntese dos conteúdos abordados.
São exemplos desse
tipo de texto: reportagem, resumo, fichamento, artigo científico e seminário.
Texto injuntivo
Os textos injuntivos e
textos prescritivos são textos que têm como finalidade a instrução e orientação
do leitor. Além de fornecer uma informação, eles instigam a ação do
leitor. Os textos injuntivos se caracterizam por utilizar verbos no
imperativo, no infinitivo ou presente do indicativo, sempre indeterminando o
sujeito.
São exemplos de textos
injuntivos os manuais de instruções, receitas culinárias, bulas, regulamentos,
editais, códigos e leis.
ATIVIDADE NO CADERNO
Escola:_____________________________
Data:____/
_____/________
Nome:
_____________________________ Série: _____ Turma: ______
Atividade no caderno
Agora
após o estudo você irá pesquisar sobre Tipos de Textos:
·
Conceito:
·
Diferença
entre tipos de textos e gêneros textuais
·
Classificação
de tipos de textos, e apresentar a estrutura de cada texto e exemplos.
VÍDEO
EXTRA:
Prazo:
12/05/2020 e-mail: karinvalentelima@gmail.com
6 - Aula
/ Atividade
Produção Textual e Leitura
3º ano - Turma: 300
Profª.: Karin Cibelle
Assunto: Tipos de Redações
Uma das competências da prova do Enem é ter o domínio do tipo
textual dissertativo-argumentativo e a compreensão da proposta. Porém, outros
vestibulares podem te cobrar a compreensão de outros tipos textuais que
existem. Você sabe quais são e como que se estruturam? Confira abaixo:
Dissertativo-argumentativo
Uma redação dissertativa-argumentativa tem por objetivo analisar
elementos de uma determinada realidade a partir de conceitos abstratos,
apresentando argumentos a favor ou contra do ponto de vista que está sendo
defendido.
A estrutura de um texto dissertativo-argumentativo deve
seguir a seguinte estrutura:
Parágrafo de introdução:
Apresenta ao leitor o tema que será abordado, de modo que ele possa entender a
que contexto se refere os argumentos que serão expostos. Além disso, também
deve ser apresentado a “tese central” do seu texto, ou seja, o ponto de vista
geral que será defendido ao longo do texto.
Desenvolvimento: O
desenvolvimento do seu texto deve ter em média três parágrafos e será a parte
de sua redação em que você irá convencer o leitor da sua tese principal,
através da apresentação de seus argumentos.
Conclusão: O último parágrafo de seu
texto deve ser reservado para apresentar as conclusões finais sobre o tema
abordado e, o mais importante, apresentar a sua proposta de intervenção para o
problema discutido.
Descritivo
Um texto descritivo irá descrever elementos concretos que
representem uma realidade. É um tipo de texto que envolve a descrição de algo,
seja um objeto, pessoa, animal, lugar, acontecimento e o seu objetivo,
sobretudo, é transmitir para o leitor as qualidades e impressões desse algo.
Um texto descritivo deve seguir a seguinte estrutura:
Parágrafo de introdução: Apresentação do que se pretende descrever.
Desenvolvimento: É a parte onde a descrição é feita, através de uma
caracterização objetiva ou subjetiva do que você deseja descrever.
Conclusão: Nesta
parte, a finalização da apresentação é feita. Não há um procedimento específico
para a conclusão de um texto descritivo, normalmente é a parte em que se
completa a caracterização.
Narrativo
Um texto narrativo irá relatar uma determinada história usando
artifícios que passem a ideia de uma progressão temporal ao leitor. Diferente
do texto descritivo, que situa elementos concretos no espaço, o texto narrativo
irá situar seres e objetos no espaço e no tempo.
Um texto narrativo segue a seguinte estrutura:
Parágrafo de introdução:
Apresenta as personagens da narração, localizando-as no espaço e no tempo.
Desenvolvimento: Nesta parte
que se estrutura as características das personagens, constroem-se a trama e o
suspense, que dão resultado ao clímax da redação.
Conclusão: Existem várias
maneiras de concluir uma narração. Pode-se apresentar um desfecho para a trama
ou apenas esclarecer o desenvolvimento da história.
A redação
do ENEM é um texto dissertativo-argumentativo, pois são avaliadas 5
competências que os estudantes devem respeitar para realizar a prova.
A
construção desse texto se dá através da compreensão do tema que é proposto com
o auxílio de uma coletânea de textos, onde estão informações bem importantes
para compreender o tema em questão. A partir daí o vestibulando deve
desenvolver os seguintes parágrafos:
Introdução: a
introdução é a apresentação inicial do texto, onde se é apresentada uma tese.
Desenvolvimento: o
desenvolvimento é composto de argumentos (I e II), onde o estudante defende a
tese que foi apresentada na introdução. Nesse ponto, podem ser usados dados
estatísticos, citações e tudo mais.
Conclusão: na
conclusão deve ser apresentada uma proposta de solução para a questão social
colocada em pauta pelo Exame.
#dica: Atente-se em expor mais suas teses do que
meramente ideias, ok?
Um ponto
importante, antes de tudo, é ter a certeza de que o tema foi bem compreendido.
Se não for bem compreendido, a fuga do tema ocorrerá facilmente e a redação
será zerada.
Aí é que entram os textos de apoio! Utilizá-los para
certificar de que o tema está realmente sendo compreendido é fundamental. Leia
e releia sempre que for necessário. A missão
principal deles é informar qual é o enfoque que deve ser dado na redação que
será desenvolvida.
E o que você não pode fazer com os textos de apoio?
· Ficar preso a eles. Eles são para auxiliar, não para te
guiar durante toda a escrita.
· Copiar trechos dos textos:
o candidato pode, no máximo, citar algo que está sendo apresentado nos textos
de apoio, porém, a cópia de trechos inteiros são mal interpretadas e as linhas
que são usadas na redação para apresentar esses trechos não são computadas, ou
seja, você pode ficar com menos linhas do que é exigido no Exame.
No mais,
é muita leitura e treinar bastante e se manter sempre informado através de jornais,
revistas, podcats! 📰
Por que tem que ser feita uma redação no ENEM? Bom, a
escrita é fundamental para a formação de qualquer cidadão, mesmo que não
necessite em seu meio profissional e pessoal com muita frequência. Além disso,
dominar a escrita ajuda também na interpretação, que é muito exigida na prova,
como já falamos aqui no nosso blog. É difícil vermos alguém que escreve bem com
dificuldades em interpretação e vice-versa.
A avaliação da redação visa algumas habilidades do aluno que
está prestando o exame como: repertório cultural, capacidade de fazer citações,
seu potencial em concentrar informações sobre determinado tema, sua habilidade
em propor soluções para problemas sociais, assim por diante.
A redação do ENEM é redigida de forma dissertativa-argumentativa,
ou seja, na redação se deve defender um ponto de vista sobre o tema proposto. A
avaliação é feita através de 5 critérios, chamados de competências. São eles:
1 –
Domínio da norma culta da Língua Portuguesa:
Avalia-se
a capacidade de o aluno utilizar a linguagem formal na produção do texto e que
tenha domínio das regras de nossa língua.
2 –
Domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo e compreensão da proposta:
É
avaliada a capacidade do candidato de desenvolver um texto no tipo proposto,
defendendo um ponto de vista e é avaliado também compreensão do candidato sobre
o tema indicado.
3 –
Coerência Textual:
Neste
critério, o aluno deverá demonstrar capacidade de reunir argumentos em torno de
uma ideia principal, selecionando informações sobre o tema.
4 –
Coesão Textual:
Avalia-se
a organização de orações, frases e parágrafos que resultará num texto claro e
eficaz.
5 –
Validade da proposta de intervenção:
O
candidato deve apresentar as propostas de solução dos problemas sociais abordados
na sua redação e elas devem ser válidas e coerentes com o que foi proposto.
Lembrando que cada competência tem a pontuação máxima de 200 e
desenvolver um texto ciente do que elas pedem irá ajudar e muito nos seus
resultados. Quem sabe não rola um 1000? 😀
Prezados alunos, primeiro é necessário muita disciplina;
disciplina que acordar cedo e ir estudar, realizar os estudos, leituras,
treinos, assistir bons jornais, ler jornais e livros.Tudo isso vai ajudar no
seu repertório e no seu desenvolvimento para uma boa produção. Entenda que você
tem que tomar a decisão, você é capaz e conte comigo para alcançar o
seu objetivo. Vamos lá terceirão 2020.
Realize a leitura e o estudo, faça as anotações no seu caderno
das principais informações. Pois será necessário para você realizar uma redação
nota 1000.
7 - Aula / Atividade
3º ANO - PRODUÇÃO TEXTUAL E LEITURA
Turma: 300
Profª.: Karin
Cibelle
Redação
INSTRUÇÕES PARA A REDAÇÃO
1. O rascunho da redação deve ser feito no espaço
apropriado
2. O Texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha
própria, em até 30 linhas.
3. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de
Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas
desconsiderado para efeito de correção.
4. Receberá nota zero, em qualquer das situações
expressas a seguir, a redação que:
4.1. tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada
“texto insuficiente”.
4.2. fugir ao tema ou qual não atender ao tipo
dissertativo-argumentativo. 4.3. apresentar parte do texto deliberadamente
desconectada do tema proposto
____________________________________________________________________
Tema de redação: A prática
da justiça com as próprias mãos no Brasil
A partir da
leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao
longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade
escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “A prática da justiça com as próprias
mãos no Brasil”,
apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos.
Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos
para defesa de seu ponto de vista.
__________________________________________________________________
TEXTOS MOTIVADORES
TEXTO I
Disponível em:
http://jornal4cantos.com.br/legitima-defesa-e-justica-com-as-proprias-maos-voce-sabe-a-diferenca/
Acesso em 11 agosto 2017
TEXTO II
Não é a
primeira vez que ondas de ódio popular manifestam-se através da famosa justiça
com as próprias mãos. Se não temos um Estado forte, punível, justo, célere e
capaz de usar a jurisdição para resolver todos os conflitos como a sociedade
deseja, por que não dar à sociedade o direito de resolver os seus problemas sem
o dedo do Estado? Simples, porque isso nos remete ao estágio dos primórdios
humanos onde o famoso olho por olho e dente por dente era muito mais importante
e eficaz que os 250 Artigos da Constituição e os 97 da ADCT. Mas
afinal, por que isso é preocupante?
Diferentemente da justiça aplicada pelo Estado, a “justiça” aplicada pelo povo diretamente não comporta princípios e leis que são responsáveis por toda a evolução jurídica e social até o presente momento. Essa autotutela popular é perigosa porque princípio nenhum é capaz de parar o sangue na garganta de um pai que acabou de ver seu filho ser morto, sua mulher e filha ser estuprada, seu carro comprado com todo o esforço dividido em milhões de prestações ser levado por um irresponsável que quer que tudo venha fácil pra si. E não é pra ser diferente. Disponível em: https://jus.jusbrasil.com.br/artigos/116592121/justica-com-as-proprias-maos-ate-onde-e-justa Acesso em 11 agosto 2017
Diferentemente da justiça aplicada pelo Estado, a “justiça” aplicada pelo povo diretamente não comporta princípios e leis que são responsáveis por toda a evolução jurídica e social até o presente momento. Essa autotutela popular é perigosa porque princípio nenhum é capaz de parar o sangue na garganta de um pai que acabou de ver seu filho ser morto, sua mulher e filha ser estuprada, seu carro comprado com todo o esforço dividido em milhões de prestações ser levado por um irresponsável que quer que tudo venha fácil pra si. E não é pra ser diferente. Disponível em: https://jus.jusbrasil.com.br/artigos/116592121/justica-com-as-proprias-maos-ate-onde-e-justa Acesso em 11 agosto 2017
TEXTO III
Disponível em:
https://jfhipermidia.wordpress.com/cotidiano/justica-com-as-proprias-maos/
Acesso em 11 agosto 2017
TEXTO IV
Disponível em:
http://www.assimpassei.com.br/justica-com-as-proprias-maos-no-guaruja-nao-e-caso-isolado/
Acesso em 11 agosto 2017
____________________________________________________________________________
PROPOSTA DE REDAÇÃO
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos
conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto
dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa
sobre o tema “A prática da justiça com
as próprias mãos no Brasil”, apresentando proposta de
intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione,
de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de
vista.
Prazo para o envio da redação:
04/06/2020 para o e-mail: karinvalentelima@gmail.com
Informações
importantes / Extra
Correção da redação do Enem
A redação do Enem
é avaliada por dois corretores, que concedem uma nota entre 0 e 200 pontos
em cada uma das cinco competências:
1) Domínio da
norma padrão da língua portuguesa;
2) Compreensão da proposta de redação;
3) Seleção e organização das informações;
4) Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto
5) Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os valores e considerando as diversidades socioculturais.
2) Compreensão da proposta de redação;
3) Seleção e organização das informações;
4) Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto
5) Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os valores e considerando as diversidades socioculturais.
Caso a
diferença entre as notas dos dois avaliadores for maior que 80 pontos em uma
competência ou superior a 100 pontos no total, um terceiro corretor avalia a
redação. Nesse caso, a nota final do participante será a média aritmética
entre as duas notas totais que mais se aproximarem.
Persistindo a
discrepância de notas, a redação é avaliada por uma banca de especialistas.
Essa banca também avalia todas as redações que recebem nota 1000 pelos
avaliadores.
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