ATIVIDADES PARA AS TURMAS 1ª ANO
DISCIPLINA EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFª LUCIANA
Queridos alunos,
diante desse momento em que estamos
reclusos , não podemos desanimar,
perder o foco e nem tão pouco quebrar
a rotina
de estudos.
Alguns já iniciaram atividades das demais disciplinas
e a gora, terão que incluir a
disciplina Educação Física nesta
rotina.
Entendo que
todas as disciplinas
tem sua parte “prática” e
que a a disciplina Educação Física requer
ainda mais este
momento prático, no entanto ele não será de todo possível,
porém estarei encaminhando atividades
não somente de leitura
e escrita mais também alguns desafios práticos que poderão estar realizando
neste momento de reclusão.
Encaminhei no YOU TUBE do CEI YBACANGA, vídeos para começar a
alavancar nossos conhecimentos na
disciplina educação física mas, ainda não vi acessos suficientes. Aguardo
e espero que passem
a faze-lo pois teremos
outras atividades a partir de
agora.
No
Blogger estarão disponíveis
os textos, para
poderem realizar as atividades
que se fazerem necessárias.
TODAS ATIVIDADES solicitadas
a partir desse momento DEVEM SER REALIZADAS , RESPONDIDAS ENCAMINHADAS PARA O
EMAIL – lucianadps888@gmail.com.
Serão atividades avaliativas que estarão sendo incorporadas ao seu histórico escolar portanto não deixem
de realizar as mesmas . O SUPORTE PARA QUE POSSAM REALIZAR AS ATIVIDADES ESTARA
DISPONVEL NO YOU TUBE E NO BLOGGER COMO
CITADO ANTERIORMENTE.
Sendo assim, segue as
atividades :
REF. AO CONTEÚDO : CULTURA
CORPORAL DE MOVIMENTO
1 - NO TEXTO :
CORPO E
SOCIEDADE. REALIZEM A
LEITURA E RESPONDAM
A SEGUINTES QUESTÕES:
1.1-
Referente aos item “ As emoções, gostos e ideias se manifestam pelo corpo”; “ Nossa
história, nosso corpo.” ; “Nosso tempo,
nosso corpo”; “Movimentos cotidianos ou
de rotina”; “ Elementos do movimento
humano”; “ o que se move: as partes do corpo”
. Assinale a questão correta em
relação ao uso das partes do
corpo:
a)
O caixa
do banco move sempre o corpo todo em seu trabalho
b)
A dançarina usa somente as mãos ( gestos) para trabalhar
c)
0 pipoqueiro em seu trabalho move braços e mãos .
d)
A faxineira praticamente não se move.
1.2 - Referente
aos itens “ onde se dá o
movimento” ; “ como se dá o movimento”; “ Quem faz o movimento”; “ com
quem ou com que o movimento se faz?”; “
Convenções e códigos d e comunicação pelo movimento.” RESPONDA:
Qual movimento cotidiano abaixo é também uma “ convenção” um “ combinado” entre os brasileiros?
a)
Abaixar e
levantar a cabeça para dizer “ sim”
b)
Mexer os
quadris, para dizer “ tenho fome”
c)
Chacoalhar os
ombros, para dizer “ eu quero”.
d)
Abrir os braços para dizer “ eu detesto”.
1.3 -
REFERENTE AOS ITENS: “ movimentos e atividades
de lazer”; “ Atividades esportivas”;
“ jogos e brincadeiras”
RESPONDA: Em qual das alternativas
abaixo “TODAS” as atividades de lazer são atividades coletivas?
a)
ler, jogar futebol, jogar xadrez
b)
jogar vídeo game, ler, andar de bicleta.
c)
jogar quimada, jogar dominó, jogar futebol
d)
ler, jogar baralho, sar para dançar.
1.4 -
REFERENTE AO ITEM : “Dançar” RESPONDA:
Quais dessas danças são “de salão”, ou
seja, para serem dançadas somente por duas pessoas ?
a)
Maracatú, Frevo,, Caboclinho.
b)
Bolero, Valsa, Forró
c)
Bolero, Valsa, Maracatu.
d)
Forró, Bolero, Caboclinho.
1.5 - TEXTO:
“ O QUE É CORPO” realizar a leitura até o item “ a vítima e seus torturadores” Realizar
a leitura e fazer uma
resenha descrevendo e enumerando
aspectos considerados relevantes sobre o
mesmo.
Essa atividade deverá ter no mínimo 30 linhas (
uma pagina ) tendo coesão de escrita.
REF. AO CONTEÚDO: OREIGEM
E EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA. CONCEITOS E BENEFICIOS DA EDUCAÇÃO FÍSCA
2- REALIZAR A LEITURA DO
LIVRO : O QUE É EDUCAÇÃO FÍSICA do autor VITOR MARINHO DE OLIVEIRA. CATALOGAR POR CAPITULOS, AS IDEIAS DO AUTOR SOBRE A
TEMATICA EM QUESTÃO.
REF. AO CONTEÚDO:
BENEFICIOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA. ATIVIDADE
FÍSICA E EXERCICIO FÍSICO
3
- REALIZAR A LEITURA DO
TEXTO: “ATIVIDADE FÍSICA E SEUS BENEFICIOS A SAÚDE” - RESPONDER OS SEGUINTES QUESTIONAMENTOS:
3.1
CONCEITUAR SAÚDE, DOENÇA
3.2 Como
pode ser definido a Atividade Física?
3.2 Quais
são os benefícios das atividades físicas
para a Saúde?
3.3. Qual
a relaçãoexistente entre a prática de
atividades físicas na adolescência e sua vida futura quando adulto?
REF. AO CONTEÚDO: CONTEÚDO
APTIDÃO FÍSICA X SEDENTARISMO . SEDENTARISMO / DOENÇAS CRONICAS
4. APÓS LER
O TEXTO: APTIDÃO FÍSICA , SAÚDE E QUALIDADE
DE VIDA responda :
4.1
Descreva a realção existente entre Atividade Física; Aptidão Física e Saúde.
REF. AO CONTEÚDO:
SEDENTARISMO
5.
TEXTO : SEDENTARISMO, EXERCÍCIO FÍSICO E
SAÚDE . Redija um texto com no
mínimo 20 linhas sobre os aspectos
tratados no tema em questão
REF. AO CONTEÚDO : DOENÇAS
CRÔNICAS.
6-
PESQUISAR O CONCEITO DE DOENÇAS CRÔNICAS. CITAR E DESCREVER AS PRINCIPAIS DOENÇAS. A PARTIR DESSA
PESQUISA IRA REALIZAR A PESQUISA DE
CAMPO INICIANDO COM OS FAMILIARES E
VISINHOS INVESTIGANDO SE OS MEMBROS
DA FAMILIA E DE SEUS VISINHOS POSSUEM ALGUMA DOENÇA QUE
FOI PESQUISADA POR VOCE. RELATAR A DOENÇA CRONICA DO INDIVIDUO , A
IDADE , SEXO, E QUAL O TIPO DE
ATIVIDADES FÍSICAS ELA REALIZA,
SE É ATIVO OU SEDENTÁRIA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário