quinta-feira, 2 de abril de 2020

ATIVIDADES PARA AS TURMAS 1ª ANO

DISCIPLINA EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFª LUCIANA



Queridos  alunos,  diante  desse momento em que  estamos  reclusos , não podemos  desanimar, perder o foco e  nem tão pouco quebrar a  rotina  de  estudos. 
Alguns já iniciaram atividades das demais disciplinas e a gora, terão que incluir  a disciplina  Educação Física  nesta  rotina.
 Entendo que   todas  as  disciplinas  tem sua  parte “prática” e que  a a disciplina Educação Física  requer  ainda  mais  este  momento prático, no entanto ele não será de todo possível, porém  estarei encaminhando  atividades  não somente  de  leitura  e  escrita mais também  alguns desafios práticos que poderão estar  realizando  neste momento de  reclusão.
Encaminhei  no YOU TUBE do CEI YBACANGA, vídeos para  começar a  alavancar nossos  conhecimentos na disciplina educação física mas, ainda não vi acessos suficientes. Aguardo e  espero que  passem  a  faze-lo pois  teremos  outras  atividades a partir  de  agora.
No  Blogger  estarão disponíveis os  textos,  para  poderem realizar as atividades  que se fazerem necessárias.
TODAS  ATIVIDADES solicitadas a partir desse momento   DEVEM SER REALIZADAS , RESPONDIDAS ENCAMINHADAS  PARA  O EMAILlucianadps888@gmail.com.
Serão atividades  avaliativas que  estarão sendo incorporadas  ao seu histórico escolar portanto não deixem de  realizar as mesmas . O SUPORTE  PARA QUE POSSAM REALIZAR AS ATIVIDADES ESTARA DISPONVEL NO YOU TUBE  E NO BLOGGER COMO CITADO ANTERIORMENTE.
Sendo assim, segue  as  atividades :
REF. AO CONTEÚDO : CULTURA CORPORAL DE  MOVIMENTO
1 -  NO TEXTO : CORPO  E  SOCIEDADE. REALIZEM A  LEITURA  E  RESPONDAM  A  SEGUINTES  QUESTÕES:
1.1- Referente  aos item  “ As emoções, gostos e  ideias se manifestam pelo corpo”; “ Nossa história, nosso  corpo.” ; “Nosso tempo, nosso corpo”; “Movimentos cotidianos  ou de  rotina”; “ Elementos do movimento humano”;  “ o que se move: as partes  do corpo”  . Assinale a  questão  correta em  relação ao uso das  partes do corpo:
a)      O caixa  do banco move sempre o corpo todo em seu trabalho
b)      A dançarina usa somente as mãos  ( gestos) para trabalhar
c)       0 pipoqueiro em seu trabalho move braços  e mãos .
d)      A faxineira praticamente não se move.
1.2 -  Referente  aos itens “ onde  se dá o movimento” ; “ como se dá o movimento”; “ Quem faz o movimento”; “ com quem  ou com que o movimento se faz?”; “ Convenções  e  códigos d e comunicação pelo movimento.”  RESPONDA:   Qual movimento cotidiano abaixo é também uma “ convenção” um  “ combinado” entre os brasileiros?
a)      Abaixar  e levantar a cabeça para dizer “ sim”
b)      Mexer os  quadris, para dizer  “ tenho fome”
c)       Chacoalhar os  ombros, para dizer “ eu quero”.
d)      Abrir os braços para dizer “ eu detesto”.
1.3 - REFERENTE AOS  ITENS:  “ movimentos e  atividades  de  lazer”; “ Atividades esportivas”; “ jogos  e  brincadeiras”  RESPONDA:  Em qual das  alternativas  abaixo “TODAS” as atividades de lazer são atividades coletivas?
                a) ler, jogar futebol, jogar xadrez
                b) jogar vídeo game, ler, andar de bicleta.
                c) jogar quimada, jogar dominó, jogar futebol
                d) ler, jogar baralho, sar para dançar.
1.4 - REFERENTE  AO ITEM : “Dançar” RESPONDA: Quais dessas  danças são “de salão”, ou seja, para serem dançadas somente por duas pessoas ?
                a) Maracatú, Frevo,, Caboclinho.
                b) Bolero, Valsa, Forró
                c) Bolero, Valsa, Maracatu.
                d) Forró, Bolero, Caboclinho.

1.5 -    TEXTO:   “ O QUE É CORPO”  realizar  a leitura até o item  “ a vítima e seus torturadores”   Realizar  a  leitura e  fazer uma  resenha   descrevendo e enumerando aspectos considerados relevantes sobre o  mesmo.
Essa  atividade deverá ter no mínimo 30 linhas ( uma  pagina ) tendo coesão de escrita.

REF. AO CONTEÚDO: OREIGEM E  EVOLUÇÃO DA  EDUCAÇÃO FÍSICA. CONCEITOS  E BENEFICIOS DA EDUCAÇÃO FÍSCA
2- REALIZAR A  LEITURA  DO  LIVRO : O QUE É  EDUCAÇÃO FÍSICA   do autor VITOR MARINHO DE  OLIVEIRA. CATALOGAR POR  CAPITULOS, AS IDEIAS DO AUTOR SOBRE A TEMATICA EM QUESTÃO.

REF. AO CONTEÚDO: BENEFICIOS  DA EDUCAÇÃO FÍSICA. ATIVIDADE FÍSICA  E   EXERCICIO FÍSICO
                3 -  REALIZAR A LEITURA  DO  TEXTO:  “ATIVIDADE FÍSICA E SEUS BENEFICIOS A SAÚDE” -  RESPONDER OS SEGUINTES  QUESTIONAMENTOS:
3.1 CONCEITUAR SAÚDE, DOENÇA
3.2 Como pode ser definido a  Atividade Física?
3.2 Quais são os benefícios das  atividades físicas para a Saúde?
3.3. Qual a  relaçãoexistente entre a prática de atividades físicas na adolescência e sua vida futura  quando adulto?

REF. AO CONTEÚDO: CONTEÚDO APTIDÃO FÍSICA X SEDENTARISMO . SEDENTARISMO / DOENÇAS CRONICAS
                4.  APÓS LER  O TEXTO:  APTIDÃO FÍSICA , SAÚDE E  QUALIDADE  DE  VIDA  responda :
4.1 Descreva a realção existente entre Atividade Física; Aptidão Física e Saúde.

REF. AO CONTEÚDO: SEDENTARISMO
                5. TEXTO : SEDENTARISMO, EXERCÍCIO FÍSICO E SAÚDE .  Redija um texto com no mínimo 20 linhas  sobre os  aspectos  tratados no tema em questão

REF. AO CONTEÚDO : DOENÇAS CRÔNICAS.
                6- PESQUISAR O CONCEITO DE  DOENÇAS  CRÔNICAS. CITAR E DESCREVER AS  PRINCIPAIS DOENÇAS. A PARTIR DESSA PESQUISA  IRA REALIZAR  A PESQUISA DE  CAMPO INICIANDO  COM OS FAMILIARES  E  VISINHOS  INVESTIGANDO SE  OS MEMBROS  DA  FAMILIA E  DE SEUS VISINHOS POSSUEM ALGUMA DOENÇA QUE FOI PESQUISADA POR VOCE. RELATAR A DOENÇA CRONICA DO INDIVIDUO  , A  IDADE , SEXO, E QUAL O TIPO DE  ATIVIDADES FÍSICAS ELA REALIZA,   SE  É ATIVO OU SEDENTÁRIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AULA E ATIVIDADE PROJETO DE VIDA 1º ANO

SEGUE O LINK DA AULA E ATIVIDADE PROJETO DE VIDA 1º ANO: https://drive.google.com/file/d/1treRRXIHZKZzU8cridNdyckqB55Nq-jm/view?usp=sharing ...