quarta-feira, 13 de maio de 2020

AULA DE ARTE - 2° ANO: BARROCO NO BRASIL

Depois de conhecermos a arte barroca produzida na Europa (veja aqui) vamos conhecer como ele veio para o Brasil. Por aqui o estilo fez sua aparição no início do século XVII, introduzido por missionários católicos, especialmente jesuítas, que aqui chegaram a fim de catequizar e aculturar os povos indígenas e auxiliar os portugueses no processo colonizador. 

O Barroco brasileiro grande destaque na arquitetura, escultura, pintura e literatura. Na literatura, o marco inicial do barroco é a publicação da obra “Prosopopeia” (1601) de Bento Teixeira. Na escultura e arquitetura, Aleijadinho foi sem dúvida um dos maiores artistas barrocos brasileiros.

A arte barroca foi uma arte em essência funcional, prestando-se muito bem aos fins a que foi posta a servir: além de sua função puramente decorativa, facilitava a absorção da doutrina católica e dos costumes tradicionais, sendo eficiente instrumento pedagógico e catequético.

Ao longo do período colonial vigorou uma íntima associação entre a Igreja e o Estado, mas como na colônia não havia uma corte que servisse de mecenas, como as elites não se preocuparam em construir palácios ou patrocinar as artes profanas senão no fim do período, e como a religião exercia enorme influência no cotidiano de todos, deste conjunto de fatores deriva que a vasta maioria do legado barroco brasileiro esteja na arte sacra: estatuária, pintura e obra de talha para decoração de igrejas e conventos ou para culto privado.

Com o desenvolvimento da colonia, artísticas começaram a receber encomendas de trabalhos, principalmente, religiosos. E foi nesse momento que o Brasil se ligou ao estilo barroco europeu que também tinha grande relação com a Igreja.

Os primeiros a trabalhar o Barroco no país eram autodidata, que aprenderam as técnicas no processo de tentativa e erro, muitos eram índios pacificados, escravos, negros forros e artesãos; todos eles começaram a dar ao Barroco europeu feições novas, originais, e por isso se considera que o barroco é a primeira arte genuinamente brasileira. Foi considerado por muito tempo uma arte pobre quando comparada a produção europeia e também pelo fato se ser produzido por pessoas de pouco conhecimento técnico.

O aumento da produção artística barroca no Brasil, principalmente nas áreas da pintura e da escultura, ocorreu principalmente nas cidades de Minas Gerais, no chamado Século do Ouro (XVIII), e do Nordeste; isso porque essas cidades, além de ricas, apresentavam intensa vida cultural e artística. 

No estado da Bahia, por exemplo, o Barroco destacou-se na decoração das igrejas. Em Salvador (então capital da colônia), a igreja de São Francisco de Assis, considerada uma das mais ricas e suntuosas do território, é um retrato desse período. 

Nas cidades litorâneas, como Rio de Janeiro, Recife e Salvador, a influência da metrópole portuguesa era maior, o que fez com que o estilo guardasse fortes características europeias; em cidades mineradoras como Vila Rica (hoje Ouro Preto) ou Diamantina, isoladas pela distância e pela precariedade da comunicação, o Barroco ganhou características próprias. Traços negros e mulatos são recorrentes nas imagens de santos e pinturas de capelas e igrejas, dada a forte influência dos escravos. 

Na literatura, o poema épico Prosopopeia (1601), de Bento Teixeira, é tido como o marco inicial, atingindo o apogeu com o poeta Gregório de Matos e com o orador sacro Padre Antônio Vieira. 

Nas artes plásticas seus maiores expoentes foram Aleijadinho e Mestre Ataíde. No campo da arquitetura esta escola se enraizou principalmente no Nordeste e em Minas Gerais, mas deixou grandes e numerosos exemplos por quase todo o restante do país, do Rio Grande do Sul ao Pará. 

Na música, por relatos literários sabe-se que foi também pródiga, mas, ao contrário das outras artes, quase nada se salvou. Com o desenvolvimento do Neoclassicismo e do Academismo a partir das primeiras décadas do século XIX, a tradição barroca caiu rapidamente em desuso na cultura da elite. Porém ele sobreviveu na cultura popular, especialmente em regiões interioranas, no trabalho de santeiros e em algumas festividades. 

As principais características do barroco brasileiro são: 

· Linguagem dramática; 
· Racionalismo; 
· Exagero e rebuscamento; 
· Uso de figuras de linguagem; 
· União do religioso e do profano; 
· Arte dualista; 
· Jogo de contrastes; 
· Valorização dos detalhes; 
· Cultismo (jogo de palavras); 
· Conceptismo (jogo de ideias). 

Os principais autores e obras escritas no Brasil: 

Bento Teixeira: (1561-1618): autor de “Prosopopeia” (1601), poema épico com 94 estrofes que exalta a obra de Jorge de Albuquerque Coelho, terceiro donatário da capitania de Pernambuco. 
Manuel Botelho de Oliveira: (1636-1711): foi o primeiro brasileiro a publicar versos no estilo barroco. De sua obra destaca-se: “Música do Parnaso” (1705). 
Frei Vicente de Salvador: (1564-1636): historiógrafo e o primeiro prosador do país. De sua obra destacam-se: “História do Brasil” e “História da Custódia do Brasil”.
Frei Manuel da Santa Maria de Itaparica: (1704-1768): autor de “Eustáquios” e “Descrição da Ilha de Itaparica”. 
Manuel da Costa Ataíde: (Mestre Ataíde) foi um pintor do Barroco mineiro. Nasceu em Mariana, Minas Gerais, por volta de 1762, e morreu em 1830. Mestre Ataíde, como era conhecido, costumava representar madonas e anjos com traços bem brasileiros. Suas obras encontram-se, principalmente, nos tetos das igrejas.     
No teto da Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto, ele retratou uma madona mulata, muito parecida com sua namorada, Maria do Carmo. Nos anjos, colocou a aparência dos garotos mulatos de Vila Rica e de seus filhos. 

Arte barroca no Brasil
Detalhe do teto da Igreja de São Francisco de Assis, Ouro Preto, Minas Gerais

As cores usadas para pintar o teto dessa igreja são muito mais vivas e quentes do que as pinturas do Barroco português. O anjo que aparece pintado com um cajado aos pés da madona é Aleijadinho, que era amigo de Mestre Ataíde. 
Antônio Francisco Lisboa: o Aleijadinho, é o artista brasileiro mais conhecido do Barroco brasileiro. Foi escultor, arquiteto e entalhador, e sua vida é envolta de mistérios. 
Suas obras mais famosas são o conjunto do Santuário de Bom Jesus de Matozinhos, em Congonhas do Campo, um patrimônio histórico e artístico com 66 imagens esculpidas em madeira de cedro (1796-1799), e os 12 profetas em pedra-sabão (1800-1805).
Muitos especialistas afirmam que foi Aleijadinho que fez o projeto arquitetônico da Igreja de São Francisco de Assis, além de todos os ornamentos em seu interior. 
Aos 40 anos, atacado por uma doença que o deixou deformado, principalmente suas mãos; sua obra ganhou contornos góticos, e sua técnica tornou-se ainda mais diferenciada e única. 

Santuário de Bom Jesus de Matozinhos, Congonhas do Campo (MG)

Gregório de Matos: (1633-1696), nasceu na Bahia: Um dos maiores representantes da literatura barroco no Brasil, que se destacou com sua poesia lírica, religiosa, erótica e satírica. É conhecido como “Boca do Inferno”, uma vez que sua poesia ironizava diversos aspectos da sociedade. 
Estudou Direito em Portugal e permaneceu na metrópole por um longo período. Retornou ao Brasil definitivamente apenas em 1681. Graças à irreverência de seus textos criou inimizades e acabou sendo exilado para Angola. 
Já bastante debilitado, retornou ao Brasil sob duas condições: não voltar à Bahia e não mais escrever suas sátiras. Morreu no Recife em 1696. 
Padre Antônio Vieira: Nascido em Lisboa, em 1608, com 6 anos veio para o Brasil. Ordenado padre em 1634, logo se destacou por sua oratória e seus sermões eloquentes. Vieira viajou muitas vezes para a Europa. Mas regressou definitivamente ao Brasil em 1681, onde faleceu em 1697. 
Além de seus famosos Sermões (quase duzentos), Vieira ainda escreveu inúmeras Cartas (aproximadamente quinhentas) que versavam sobre a situação da colônia e os rumos da Inquisição, entre outros assuntos. 
ficou conhecido pelo rigoroso estilo de suas produções. Seus sermões eram estruturados com maestria e arte e são considerados a expressão máxima do Barroco em língua portuguesa. Sabia prender a atenção de seus ouvintes por meio da clareza e simplicidade, do rigor sintático e dialético, do raciocínio lógico, intercalando trechos mais vigorosos com trechos mais descontraídos. 

Jesus na cena da subida do Calvário - Aleijadinho

Vista do interior da Igreja do Santuário do Bom jesus de Matosinhos

Barroco religioso no Brasil
Mosteiro de São Bento Rio de Janeiro

Para ampliar seus conhecimentos, acesse os links abaixo:

https://www.slideshare.net/AndreaDressler/arte-barroca-no-brasil-90281993?qid=1e2c448f-a3a4-4ba2-a21f-3f296dc82778&v=&b=&from_search=1

https://www.youtube.com/watch?v=fQvHyan4hyU&t=130s


Conteúdo referente à aula do período: 13/05/2020 a 19/05/2020. Neste intervalo você  deverá fazer o estudo do material.
Questionamentos e/ou comentários poderão ser feito pelo grupo do whatsApp  ou pelo e-mail: santosjotab@gmail.com

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