DANDO PROSSEGUIMENTO AO CONTEUDO A PROPOSTA AGORA É
CONHECER UM POUCO DOS ELEMENTOS ESTRUTURAIS DA DANÇA
Elementos Estruturantes da Dança
MOVIMENTO CORPORAL
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ESPAÇO
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TEMPO
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Fonte: Adaptado de Laban (1978)
MOVIMENTO CORPORAL
- KINESFERA: A
kinesfera é tudo que podemos alcançar com todas as partes do corpo, perto ou
longe, grande ou pequeno, com movimentos rápidos ou lentos etc. A Kinesfera ou
Cinesfera é a esfera que delimita o limite natural do espaço pessoal, no
entorno do corpo do ser movente. Esta esfera cerca o corpo esteja ele em
movimento ou em imobilidade, e se mantém constante em relação ao corpo, sendo
'carregada' pelo corpo quando este se move.
·
FLUXO:
Qualidade de Movimento que refere-se a tensão muscular com a qual se deixa
fluir um movimento - fluência contínua e interrompida e seus graus de tensão.
Fluxo Livre: Uma movimentação sem interrupções, onde o indivíduo
está livre para se movimentar como quiser desde que seja sem pausa.
EX: Correr em um parque, o fluxo de um rio.
Fluxo Conduzido Ou Controlado: É um estado de cuidado com o movimento, há uma maior tensão muscular para se possa controlar a intensidade desse movimento.
Fluxo Conduzido Ou Controlado: É um estado de cuidado com o movimento, há uma maior tensão muscular para se possa controlar a intensidade desse movimento.
Ex: escrever um
texto com uma caneta em um papel, movimentos de taichi chuan.
Fluxo Interrompido: È o máximo da tensão para que se faça uma interrupção imediata do movimento, que origina movimentos quebrados.
Fluxo Interrompido: È o máximo da tensão para que se faça uma interrupção imediata do movimento, que origina movimentos quebrados.
Ex: escovar os dentes;
dança break
·
GIROS: O
giro vai depender do estilo de dança se é balé, street dance, contemporâneo, de
qualquer forma é rotacionar o corpo no seu próprio eixo. Os giros trazem a
experiência de equilíbrio estável e desequilíbrio.
SALTOS: utilizando eixos verticais e horizontais; os saltos ou pulos são movimentos que deixam o corpo temporariamente sem suporte; ocorrem quando o corpo fica suspenso no ar, perdendo o contato com o chão ou outra base de sustentação em que o corpo se apoie.
O salto
pode ser visto com relação ao peso (leve ou forte) e com relação ao tempo
(rápido ou lento). Os saltos podem ser executados de dois pés para dois pés, de
dois pés para um pé, de um pé para dois pés, de um pé para o mesmo pé, ou de um
pé para outro pé.
·
EIXO:
fortalecimento das cadeias musculares principalmente do centro como eixo da
movimentação, possibilitando o estudo da sustentação e equilíbrio.
·
PESO
– Qualidade de Movimento que refere-se as mudanças de força utilizadas
pelo corpo ao movimentar-se.
Passivo, ativo, leve, pesado, transferência, contrapeso e suas
graduações. Estabilidade e instabilidade.
Peso leve: Transmite uma sensação de leveza, ou de ausência de
peso como por exemplo uma bailarina dançando na ponta dos pés, ou um carinho
delicado no rosto de alguém querido.
Peso Pesado: Exige uma carga maior de força para ser executado, como por exemplo o bater do martelo de um operário, um elefante andando ou dar um soco em alguém
Peso Pesado: Exige uma carga maior de força para ser executado, como por exemplo o bater do martelo de um operário, um elefante andando ou dar um soco em alguém
ESPAÇO
Pode ser a relação entre o corpo e o espaço
(ambiente no qual esta), o corpo em relação ao seu próprio corpo ou em relação
a um outro corpo e o corpo e um outro objeto.
·
NÍVEIS:
(em relação à altura) alto, médio e baixo - de modo geral são movimentos
possíveis do corpo utilizando os espaços acima da cabeça, na altura da cintura
ou abaixo dela.
·
DIMENSÃO:
é uma extensão entre duas direções opostas. É um elemento básico de orientação
no espaço. São três as dimensões: amplitude (ou largura), comprimento (ou
altura) e profundidade. É o que Laban chama de plano de mesa
(largura), plano de porta (altura) e plano de roda (frente/trás).
DIREÇÃO: é a trajetória traçada no espaço. Devemos sempre ficar atentos para o que Laban chama de direção, que indica, na verdade, o sentido para onde o movimento segue, partindo sempre do centro do corpo. Direções (sentido; aonde se vai): Frente, trás, lado, diagonais, em cima, em baixo
Símbolos das direções
espaciais Fonte: LABAN, 1978
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a) As
seis direções dimensionais. As seis direções dimensionais são os elementos mais
básicos para a orientação espacial:
• Frente, trás, direita, esquerda, cima , baixo.
b) As doze direções diametrais:
• Direita-alta
• Esquerda-baixa
• Esquerda-alta
• Direita-baixa
• Direita-frente
• Esquerda-trás
• Esquerda-frente
• Direita-trás
• Frente-alta
• Trás-baixa
• Trás-alta
• Frente-baixa
c) As oito direções diagonais:
• Alto-direita-frente
• Baixo-esquerda-trás
• Alto-esquerda-frente
• Baixo-direita-trás
• Alto-esquerda-trás
• Baixo-direita-frente
• Alto-direita-trás
• Baixo-esquerda-frente
• Frente, trás, direita, esquerda, cima , baixo.
b) As doze direções diametrais:
• Direita-alta
• Esquerda-baixa
• Esquerda-alta
• Direita-baixa
• Direita-frente
• Esquerda-trás
• Esquerda-frente
• Direita-trás
• Frente-alta
• Trás-baixa
• Trás-alta
• Frente-baixa
c) As oito direções diagonais:
• Alto-direita-frente
• Baixo-esquerda-trás
• Alto-esquerda-frente
• Baixo-direita-trás
• Alto-esquerda-trás
• Baixo-direita-frente
• Alto-direita-trás
• Baixo-esquerda-frente
·
DESLOCAMENTO: o
deslocamento se dá quando voce está utilizando por exemplo um palco ou uma
cena, você se desloca para pontos específicos de uma coreografia. No caso da
dança contemporânea não há um ponto central ou um sentido único ou
predominantemente simétrico no espaço. O deslocamento pode ser feito de
diferentes formas em uma dança. Saltando, andando, correndo, sendo carregado,
se arrastando, girando, entre outras. Esses deslocamentos podem se dar por meio
de “caminhos” retos ou curvos, e serem feitos individual ou coletivamente.
·
·
DIREÇÃO: o movimento pode ser feito para diversas direções no
espaço: frente, trás, diagonal, esquerda, direita, etc. Essas direções são
determinadas pelo espaço e tipo de dança.
TEMPO
TEMPO
Velocidade em que são executados determinados
movimentos pode ser rápido, moderado e lento. É uma qualidade bastante
subjetiva, pois deve-se sempre ter um parâmetro de comparação para definir o
que é rápido e o que é lento.
·
RÁPIDO:
Quando mantém a sua aceleração constante ou um ritmo rápido sem alterações, por
exemplo, um samba enredo, ou um carro correndo na estrada.
·
LENTO:
Mantém seu tempo lento, ou vai reduzindo a sua velocidade constantemente quase
até parar, por exemplo, um adágio para a música clássica ou uma lagarta se
deslocando em uma folha.
·
MODERADO:
É o meio termo entre o rápido e o lento, por exemplo um caminhada tranqüila
numa praça
FUNDAMENTOS DA DANÇA
Um dos aspectos fundamentais no trabalho de dança criativa é
conscientizar profundamente o esquema corporal, em movimento. Com o intuito de
desenvolver e aprimorar a percepção justa das formas, do espaço e do tempo, ou
seja, dar-se conta do como, onde e quando sucedem-se as modificações corporais.
Conscientizar um movimento significa percebe-lo,
incorporá-lo, conhecê-lo tanto através dos movimentos como dos sentimentos, ou
seja, de como ele acontece.
Forma
É a estrutura, a arquitetura do movimento, ou ainda,
simplificando, é o desenho resultante da ação corporal que se projeta no
espaço.
Acrescente-se a essa ação um conteúdo ou significado e ela será
compreendida em sua totalidade, porque refletirá uma intenção, através da sua
função.
A forma reflete a ação externa e perceptível de uma
intenção subjetiva, através da constante e infinita troca de formas que o corpo
pode realizar na dança.
Quando o aluno incorpora e assimila esses conceitos, ele se
sente encorajado ao desafio, na perspectiva da busca e da descoberta de novas
formas.
Fatores Integrantes
·
Variedade: A forma externa e visível de um movimento e a figura
final.
·
Contraste: Elemento componente da forma e que traduz o inesperado, a
surpresa.
·
Equilíbrio: Mínimo do contato de apoio corporal com o solo. Desenvolve
o controle muscular e o poder de concentração, pode ser estático (parado) ou
dinâmico.
·
Sequência: Sucessão de movimentos que se seguem interligados, porém
independentes entre si.
·
Repetição: Número de vezes que um movimento ou sequência podem
acontecer. Variam as possibilidades de execução em diferentes planos, níveis e
direções
·
Harmonia: Disposição ordenada dos elementos que compõem um
movimento. Possui característica de regularidade, gerência e proporcionalidade.
·
Clímax: Ápice
do movimento é uma ação inesperada, surpreendente. Ou grau máximo da progressão
dessa ação, que pode ser isolada, associada ou conseqüente de outra ação.
Espaço
Onde o movimento de dança se processa, possui volume e
densidade, ou seja, comprimento, largura e altura. Os gestos e expressões se
utilizam desses elementos indispensáveis para dar significado, sentido
expressivo do conteúdo, quando falamos de espaço, referimo-nos ao todo do
contexto onde a ação acontece e não apenas aquela do piso que nos serve de
apoio.
1.
Sem
deslocamentos corporais: Estão restritas ao espaço compreendido entre o
eixo longitudinal do corpo e a maior distância que os segmentos corporais
possam alcançar, sem deslocamento.
2.
Através
de deslocamento: Onde o corpo se translada de um ponto a outro no espaço.
3.
Utilizando
o espaço aéreo: Por meio de saltos e suspensões.
4.
Espaço
relativo ao solo: Através de quedas e rolamentos.
Fatores Integrantes
·
Direção:
Indica o rumo que um movimento pode seguir.
·
Desviado:
Movimento que seguindo sua rota natural, imprevisívelmente muda de direção.
·
Distância:
É o traçado realizado por um movimento de ato a outro ato do espaço.
·
Planos:
Quando o movimento é realizado frontal, sagital ou horizontal.
·
Níveis:
Referem-se a altura em que um movimento pode ser realizado.
1.
Nível
Alto: Posição em pé, para cima ( saltos).
2.
Nível
Médio: Movimento realizado com joelhos ou tronco flexionados.
3.
Nível
Baixo: Cócoras, ajoelhado, sentado e deitado.
·
Direções:
São as rotas, caminhos a seguir em relação ao eixo central do corpo.
Tempo
Subentende-se aqui o tempo referente a todas as coisas do universo e em especial a dança.
Subentende-se aqui o tempo referente a todas as coisas do universo e em especial a dança.
O
ritmo na dança funciona, entre outras coisas, na utilização da memorização de
seqüências de passos, concretização da intensidade do movimento e alimentação
do poder de concentração. Estabelecendo um acentuado grau de economia de energia,
imprimindo um caráter dinâmico aos esforços.
Fatores
integrantes
·
Pulso:
Identifica o caráter de um movimento. Se é alegre, moderado, lento, sóbrio ou
vivaz.
·
Acento:
É o tempo mais forte ou acentuado de um movimento.
·
Intervalo:
Distância quase imperceptível de um movimento para outro, quando em seqüência
fluente.
·
Duração:
Medida de permanência de um movimento. E que pode ser percebido do início até o
seu final.
·
Intensidade:
Condicionada aos fatores energia ou força, liberados pela ação - movimento
fraco ou forte.
·
Velocidade:
Refere-se a aceleração ou retardamento na execução de movimentos, podendo ser
lenta, média ou rápida.
ATIVIDADE
POSTADA EM 26/05/2020
POSTADA EM 26/05/2020
ENTREGAR EM 02/06/2020
QUESTÃO:
1-
CITE OS
ELEMENTOS ESTRUTURAIS DA
DANÇA.
OBS: PROCURE ENTREGAR
AS ATIVIDADES NO DIA SOLICITADO, CASO NÃO SEJA POSSIVEL ENTREGAR ASSIM QUE
PUDER SEM ÔNUS QUALQUER.
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