terça-feira, 26 de maio de 2020

Educação Fisica - Semana 25 a 29/05 - Elementos estruturais da dança


DANDO PROSSEGUIMENTO AO CONTEUDO  A PROPOSTA AGORA  É  CONHECER  UM POUCO  DOS ELEMENTOS ESTRUTURAIS DA DANÇA


Elementos Estruturantes da Dança






MOVIMENTO CORPORAL
ESPAÇO




TEMPO

                                                       Fonte: Adaptado de Laban (1978)



MOVIMENTO CORPORAL

- KINESFERA: A kinesfera é tudo que podemos alcançar com todas as partes do corpo, perto ou longe, grande ou pequeno, com movimentos rápidos ou lentos etc. A Kinesfera ou Cinesfera é a esfera que delimita o limite natural do espaço pessoal, no entorno do corpo do ser movente. Esta esfera cerca o corpo esteja ele em movimento ou em imobilidade, e se mantém constante em relação ao corpo, sendo 'carregada' pelo corpo quando este se move.



·         FLUXO: Qualidade de Movimento que refere-se a tensão muscular com a qual se deixa fluir um movimento - fluência contínua e interrompida e seus graus de tensão.
Fluxo Livre: Uma movimentação sem interrupções, onde o indivíduo está livre para se movimentar como quiser desde que seja sem pausa.
EX: Correr em um parque, o fluxo de um rio.

Fluxo Conduzido Ou Controlad
o: É um estado de cuidado com o movimento, há uma maior tensão muscular para se possa controlar a intensidade desse movimento.
 Ex: escrever um texto com uma caneta em um papel, movimentos de taichi chuan.

Fluxo Interrompido: È o máximo da tensão para que se faça uma interrupção imediata do movimento, que origina movimentos quebrados.
Ex: escovar os dentes;  dança break

·         GIROS: O giro vai depender do estilo de dança se é balé, street dance, contemporâneo, de qualquer forma é rotacionar o corpo no seu próprio eixo. Os giros trazem a experiência de equilíbrio estável e desequilíbrio.


                                                                     Giro no Balé

SALTOS: utilizando eixos verticais e horizontais; os saltos ou pulos são movimentos que deixam o corpo temporariamente sem suporte; ocorrem quando o corpo fica suspenso no ar, perdendo o contato com o chão ou outra base de sustentação em que o corpo se apoie.
O salto pode ser visto com relação ao peso (leve ou forte) e com relação ao tempo (rápido ou lento). Os saltos podem ser executados de dois pés para dois pés, de dois pés para um pé, de um pé para dois pés, de um pé para o mesmo pé, ou de um pé para outro pé.









·         EIXO: fortalecimento das cadeias musculares principalmente do centro como eixo da movimentação, possibilitando o estudo da sustentação e equilíbrio.


·         PESO – Qualidade de Movimento que refere-se as mudanças de força utilizadas pelo corpo ao movimentar-se.
Passivo, ativo, leve, pesado, transferência, contrapeso e suas graduações. Estabilidade e instabilidade.
Peso leve: Transmite uma sensação de leveza, ou de ausência de peso como por exemplo uma bailarina dançando na ponta dos pés, ou um carinho delicado no rosto de alguém querido.
Peso Pesado: Exige uma carga maior de força para ser executado, como por exemplo o bater do martelo de um operário, um elefante andando ou dar um soco em alguém






ESPAÇO

Pode ser a relação entre o corpo e o espaço (ambiente no qual esta), o corpo em relação ao seu próprio corpo ou em relação a um outro corpo e o corpo e um outro objeto.
·         NÍVEIS: (em relação à altura) alto, médio e baixo - de modo geral são movimentos possíveis do corpo utilizando os espaços acima da cabeça, na altura da cintura ou abaixo dela.

·         DIMENSÃO: é uma extensão entre duas direções opostas. É um elemento básico de orientação no espaço. São três as dimensões: amplitude (ou largura), comprimento (ou altura) e profundidade. É o que Laban chama de plano de mesa (largura), plano de porta (altura) e plano de roda (frente/trás).

DIREÇÃO: é a trajetória traçada no espaço. Devemos sempre ficar atentos para o que Laban chama de direção, que indica, na verdade, o sentido para onde o movimento segue, partindo sempre do centro do corpo. Direções (sentido; aonde se vai): Frente, trás, lado, diagonais, em cima, em baixo
Símbolos das direções espaciais Fonte: LABAN, 1978
a)      As seis direções dimensionais. As seis direções dimensionais são os elementos mais básicos para a orientação espacial:
• Frente, trás, direita, esquerda, cima , baixo.

b) As doze direções diametrais:
• Direita-alta
• Esquerda-baixa
• Esquerda-alta
• Direita-baixa
• Direita-frente
• Esquerda-trás
• Esquerda-frente
• Direita-trás
• Frente-alta
• Trás-baixa
• Trás-alta
• Frente-baixa

c) As oito direções diagonais:
• Alto-direita-frente
• Baixo-esquerda-trás
• Alto-esquerda-frente
• Baixo-direita-trás
• Alto-esquerda-trás
• Baixo-direita-frente
• Alto-direita-trás
• Baixo-esquerda-frente

·         DESLOCAMENTO: o deslocamento se dá quando voce está utilizando por exemplo um palco ou uma cena, você se desloca para pontos específicos de uma coreografia. No caso da dança contemporânea não há um ponto central ou um sentido único ou predominantemente simétrico no espaço. O deslocamento pode ser feito de diferentes formas em uma dança. Saltando, andando, correndo, sendo carregado, se arrastando, girando, entre outras. Esses deslocamentos podem se dar por meio de “caminhos” retos ou curvos, e serem feitos individual ou coletivamente.
·          
·         DIREÇÃO: o movimento pode ser feito para diversas direções no espaço: frente, trás, diagonal, esquerda, direita, etc. Essas direções são determinadas pelo espaço e tipo de dança.

TEMPO
Velocidade em que são executados determinados movimentos pode ser rápido, moderado e lento. É uma qualidade bastante subjetiva, pois deve-se sempre ter um parâmetro de comparação para definir o que é rápido e o que é lento.
·         RÁPIDO: Quando mantém a sua aceleração constante ou um ritmo rápido sem alterações, por exemplo, um samba enredo, ou um carro correndo na estrada.
·         LENTO: Mantém seu tempo lento, ou vai reduzindo a sua velocidade constantemente quase até parar, por exemplo, um adágio para a música clássica ou uma lagarta se deslocando em uma folha.
·         MODERADO: É o meio termo entre o rápido e o lento, por exemplo um caminhada tranqüila numa praça










FUNDAMENTOS DA DANÇA


Um dos aspectos fundamentais no trabalho de dança criativa é conscientizar profundamente o esquema corporal, em movimento. Com o intuito de desenvolver e aprimorar a percepção justa das formas, do espaço e do tempo, ou seja, dar-se conta do como, onde e quando sucedem-se as modificações corporais.
   Conscientizar um movimento significa percebe-lo, incorporá-lo, conhecê-lo tanto através dos movimentos como dos sentimentos, ou seja, de como ele acontece.
Forma
É a estrutura, a arquitetura do movimento, ou ainda, simplificando, é o desenho resultante da ação corporal que se projeta no espaço.
Acrescente-se a essa ação um conteúdo ou significado e ela será compreendida em sua totalidade, porque refletirá uma intenção, através da sua função.
   A forma reflete a ação externa e perceptível de uma intenção subjetiva, através da constante e infinita troca de formas que o corpo pode realizar na dança.
Quando o aluno incorpora e assimila esses conceitos, ele se sente encorajado ao desafio, na perspectiva da busca e da descoberta de novas formas.
Fatores Integrantes
·                     Variedade: A forma externa e visível de um movimento e a figura final.
·                     Contraste: Elemento componente da forma e que traduz o inesperado, a surpresa.
·                     Equilíbrio: Mínimo do contato de apoio corporal com o solo. Desenvolve o controle muscular e o poder de concentração, pode ser estático (parado) ou dinâmico.
·                     Sequência: Sucessão de movimentos que se seguem interligados, porém independentes entre si.
·                     Repetição: Número de vezes que um movimento ou sequência podem acontecer. Variam as possibilidades de execução em diferentes planos, níveis e direções
·                     Harmonia: Disposição ordenada dos elementos que compõem um movimento. Possui característica de regularidade, gerência e proporcionalidade.
·                     Clímax: Ápice do movimento é uma ação inesperada, surpreendente. Ou grau máximo da progressão dessa ação, que pode ser isolada, associada ou conseqüente de outra ação.
Espaço
Onde o movimento de dança se processa, possui volume e densidade, ou seja, comprimento, largura e altura. Os gestos e expressões se utilizam desses elementos indispensáveis para dar significado, sentido expressivo do conteúdo, quando falamos de espaço, referimo-nos ao todo do contexto onde a ação acontece e não apenas aquela do piso que nos serve de apoio.
1.                 Sem  deslocamentos corporais: Estão restritas ao espaço compreendido entre o eixo longitudinal do corpo e a maior distância que os segmentos corporais possam alcançar, sem deslocamento.
2.                 Através de deslocamento: Onde o corpo se translada de um ponto a outro no espaço.
3.                 Utilizando o espaço aéreo: Por meio de saltos e suspensões.
4.                 Espaço relativo ao solo: Através de quedas e rolamentos.
Fatores Integrantes
·                     Direção: Indica o rumo que um movimento pode seguir.
·                     Desviado: Movimento que seguindo sua rota natural, imprevisívelmente muda de direção.
·                     Distância: É o traçado realizado por um movimento de ato a outro ato do espaço.
·                     Planos: Quando o movimento é realizado frontal, sagital ou horizontal.
·                     Níveis: Referem-se a altura em que um movimento pode ser realizado.
1.                 Nível Alto: Posição em pé, para cima ( saltos).
2.                 Nível Médio: Movimento realizado com joelhos ou tronco flexionados.
3.                 Nível Baixo: Cócoras, ajoelhado, sentado e deitado.
·                     Direções: São as rotas, caminhos a seguir em relação ao eixo central do corpo.

Tempo
Subentende-se aqui o tempo referente a todas as coisas do universo e em especial a dança.
O ritmo na dança funciona, entre outras coisas, na utilização da memorização de seqüências de passos, concretização da intensidade do movimento e alimentação do poder de concentração. Estabelecendo um acentuado grau de economia de energia, imprimindo um caráter dinâmico aos esforços.
Fatores integrantes
·                     Pulso: Identifica o caráter de um movimento. Se é alegre, moderado, lento, sóbrio ou vivaz.
·                     Acento: É o tempo mais forte ou acentuado de um movimento.
·                     Intervalo: Distância quase imperceptível de um movimento para outro, quando em seqüência fluente.
·                     Duração: Medida de permanência de um movimento. E que pode ser percebido do início até o seu final.
·                     Intensidade: Condicionada aos fatores energia ou força, liberados pela ação - movimento fraco ou forte.
·                     Velocidade: Refere-se a aceleração ou retardamento na execução de movimentos, podendo ser lenta, média ou rápida.

ATIVIDADE 
POSTADA EM  26/05/2020
ENTREGAR EM  02/06/2020


QUESTÃO:  

1-      CITE  OS  ELEMENTOS  ESTRUTURAIS  DA  DANÇA.
OBS: PROCURE ENTREGAR AS  ATIVIDADES  NO DIA SOLICITADO, CASO NÃO SEJA POSSIVEL  ENTREGAR ASSIM  QUE  PUDER  SEM ÔNUS QUALQUER.


 ASSISTIR AOS  VÍDEOS  POSTADOS  NO YOUTUBE.


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AULA E ATIVIDADE PROJETO DE VIDA 1º ANO

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