segunda-feira, 25 de maio de 2020

EDUCAÇÃO FÍSICA - SEMANA DE 25 A 29 D E MAIO - NADO SINCRONIZADO





DANDO SEGUIMENTO AO GUIA  DE  APRENDIZADO DO SEGUNDO BIMESTRE, ESTAREMOS  AGORA  COM O CONTEUDO:   NADO SINCRONIZADO.

PEÇO  QUE TENTEM ENVIAR AS  ATIVIDADES  NAS DATAS  SOLICITADAS  SE  NÃO CONSEGUIREM  AINDA  SIM  É  NECESSARIO  QUE  ENVIEM  SEM ÔNUS ALGUM.

 O OBJETIVO  AQUI É  QUE  VOCÊS  TENHAM UMA  PRÉVIA DOS  CONTEUDOS  DE  ACORDO  COM O PLANEJAMENTO  ANUAL DA  DISCIPLINA.

NO RETORNO CREIO QUE  DEVEMOS  ESTAR  FAZENDO  UMA RESGATE  DE  TUDO QUE  FOI PASSADO  A  VOCES   E  ESCLARECENDO MELHOR  AS  DUVIDAS SOBRE   AS  TEMÁTICAS   POSTAS EM  QUESTÃO .

NÃO SE  ESQUEÇAM  DE  ENCAMINHAR   SUAS  DUVIDAS PARA O  MESMO  ENDEREÇO DE  EMAIL DAS ATIVIDADES      lucianadps888@gmail.com .



ATIVIDADES 
POSTADAS  - 25/05/2020
ENTREGA    - 01/06/2020

  História do Nado Sincronizado
    A origem do nado sincronizado é controvertida. Não há dados incontestáveis a respeito de onde e quando começou a ser praticado. No entanto, acredita-se que tenha sido originado da natação artística, que, por sua vez surgiu do balé aquático1:
Possivelmente, o nado sincronizado surgiu de uma mistura de natação com balé aquático. Fonte: www.cob.org
    O nado sincronizado teve origem na Europa, no final do século 19, com demonstrações de habilidades acrobáticas dentro d'água nos intervalos das competições da natação. Considerado atualmente um esporte exclusivo para mulheres2, começou a ser praticado por alemães, numa disputa masculina em Berlim, em 1891.
    Existem, porém, registros de que algumas representações artísticas sobre guerras na antiga Grécia eram celebradas com manifestações semelhantes ao nado sincronizado.
Comemorações realizadas nos balneários da Grécia antiga eram realizadas com movimentos similares ao nado sincronizado. Fonte: www.1.bp.blogspot.com
    Antes de se converter em esporte, e posteriormente em modalidade olímpica, o nado sincronizado era apresentado em espetáculos aquáticos com acrobacias nos Estados Unidos. Em 1907, a australiana Annette Kellermen tornou-o conhecido, dançando debaixo d'água num tanque de vidro, em Nova York:
Anette Kellermen foi considerada a uma das criadoras do nado sincronizado. Fonte: www.nadoemsincronia.com.br
    No início do século XX, o nado sincronizado era conhecido através da exibição de coreografias aquática, possuindo 02 terminologias específicas que o caracterizavam, á saber: a natação sincronizada e o balé aquático.
    O termo "Natação Sincronizada" foi citado pela primeira vez por Norman Ross, na primeira feita mundial de Chicago, em 1934 (Jones & Lindeman - 1975, p. 32). A divulgação midiática de esportes e eventos que ocorriam em ambiente aquático era crescente, principalmente nos Estados Unidos. Em 1945, Esther Willians divulga a natação sincronizada através do filme "Bathing Beauties”:

O Filme “Bathing Beauties”, de 1945, gerou a primeira grande divulgação mundial da natação sincronizada, precursora do nado sincronizado. Fonte: www.movieposter.com/posters
    Jones & Lindeman (1975, p. 43) relatam que a atividade passa a ser competitiva em 1939, por ideia de Frank Havlicek apoiado por Katherine Curtis e Lorder Hayes, do Wright Junior College. Para tal, criou as primeiras regras. Rackhan (1980, p. 47) cita que em 1952, nos Jogos Olímpicos de Helsinque, um grupo americano apresenta-se com figuras novas, sincronizando os movimentos com a música.
    Após este acontecimento são criadas ainda em 52 as regras pela Federação Internacional de Natação Amadora (FINA). Em 1955 foi aceito como desporto competitivo nos Jogos Pan-Americanos na cidade do México.
    A estréia do nado sincronizado nos Jogos Olímpicos foi em Londres-1948, mas como demonstração (não valia medalhas). Ele esteve presente nas cinco edições seguintes, até Cidade do México-1968. As três olimpíadas que se seguiram após 1968 não apresentaram o nado sincronizado sequer como modalidade de exibição. Entretanto, nas olimpíadas de Los Angeles, em 1984, o nado sincronizado retornou ao rol olímpico de modalidades já como esporte oficial, distribuindo medalhas aos vencedores.
Nos Jogos Olímpicos de Londres (1948) ocorreu a 1ª Exibição do Nado Sincronizado. Sua estréia como modalidade competitiva ocorreu em Los Angeles (1984). Fonte: www.fina.org
2.     Características do Nado Sincronizado
    O nado sincronizado é praticado, de forma competitiva, apenas por mulheres. É disputado sob três formas:
·         Solo: praticada por apenas um atleta;
·         Dueto: praticado por duas atletas;
·         Conjunto: praticado de quatro a oito atletas;
O dueto e o grupo de oito atletas são espécies de competições de nado sincronizado. Fonte: www.movieposter.com/posters
    Exige-se das praticantes uma técnica aprimorada em suas coreografias, que ocorrem em sintonia com o som sub-aquático. As atletas são avaliadas sob duas formas, em figuras e rotina livre. Na parte de figuras, a avaliação tem como base a técnica e a execução dos movimentos exigidos. Já as rotinas são livres.
O som subaquático facilita a coordenação e o desenvolvimento da coreografia por parte das atletas. Fonte: www.olimpiadasdepequim.com.br/fotos
    O nado sincroziado é dividiso em 05 categorias, à saber: Infantil A ( 9 e 10 anos), Infantil B (11 e 12 anos), Juvenil (13, 14 e 15 anos), Júnior (16 e 17 anos) e Sênior ( acima dos 18 anos). A disputa competitiva começa a ocorrer a partir da categoria júnior, nas categorias anteriores o nado sincronizado é praticado apenas por exibições, o que afasta as meninas praticantes da pressão competitiva, favorecendo não apenas a parte lúdica deste deporto, como também a aquisição de um maior repertório motor, extremamente necessário para esta prática.
O nado sincronizado tem um início precoce no tocante à idade do atleta, sobretudo, em competições oficiais. Fonte: www.olimpiadasdepequim.com.br/fotos
    O Manual de Elementos Básicos do Nado Sincronizado elenca 11 (onze) elementos básicos de coreografia3, ranqueados pela ordem de intensidade em fáceis (joelho dobrado, perna de balé, dupla perna de balé e flamingo) médios (carpa de frente, sapaccato, carpa de costas e rabo de peixe) e difíceis (vertical, guindas e golfinho) no tocante à sua execução:
Os 11 elementos básicos do nado sincronizado. Fonte: www.fina.org
    As piscinas oficiais para competições de nado sincronizado devem possuir extensões de 25 metros por 50 metros de comprimento, além de 03 metros de profundidade. As medidas das piscinas são necessárias não apenas para um melhor desempenho atlético, como também para garantir a segurança dos atletas que praticam esta modalidade:
Dados gerais sobre o nado sincronizado. Fonte: www.uol.com.br/nadosincronizado
Notas
1.      Segundo Vickers (1965), no final do século XIX o Ballet não era considerado um esporte “porque deixava de lado a técnica para priorizar a plasticidade dos movimentos, com o tempo, foi surgindo a necessidade de aperfeiçoamento para que as coreografias fossem cada vez melhor executadas”.
2.      A Federação Internacional de Desportos Aquáticos (FINA) apenas organiza competições de nado sincronizado para mulheres. Entretanto, vários homens praticam esta modalidade desportiva em caráter não competitivo. Em alguns países da extinta União Soviética (como Rússia, Polônia e Alemanha), é comum eventos que apresentam o nado sincronizado praticado por homens e, até, por conjuntos mistos (Fonte: Jones & Linderman – 1975, pág. 127)
3.      Em competições oficiais, a execução de qualquer movimento fora dos estipulados no Manual da Fina deve ser cientificado anteriormente á comissão julgadora, caso contrário ocorrerá desconto na pontuação ou, até mesmo, a eliminação do indivíduo ou da própria equipe).
Referências
·         BERLIAUX. R. A História do Nado Sincronizado. Editora Atlas. São Paulo, SP, 1974.
·         JONES, F. & LINDEMAN, J. The components of syincronized swimming. Editora Prentice-Hall. Nova Jersey, EUA, 1975.
·         RACKHAN, J. Esportes da América Juvenil. Editora Columbia-América. Rio de Janeiro, RJ, 1980.
·         VICKERS, B. J. Teatching Syincronized Swimming. Editora Prentice-hall. Nova Jersey, EUA, 1965.




Nado Sincronizado


O que é

O Nado Sincronizado, também conhecido como Natação Sincronizada, é um esporte que mistura elementos da natação, dança e ginástica. Ele consiste na execução, dentro de uma piscina, de uma rotina de movimentos ao ritmo da música. Esta modalidade esportiva pode ser disputada individualmente, em casal ou equipe.

Habilidades envolvidas

O nado sincronizado envolve o uso de várias habilidades por parte do atleta como, por exemplo, força física, arte, precisão, flexibilidade, controle de respiração dentro da água e graciosidade.

História

O Nado sincronizado era conhecido no começo do século XX como Ballet Aquático. A primeira competição ocorreu em Berlim, no ano de 1891. O nome nado sincronizado apareceu somente em 1933, durante o primeiro mundial, que ocorreu em Chicago.

No início, era um esporte praticado na maioria por homens. Porém, já na década de 1920 ele começou a se popularizar entre as mulheres, que atualmente, são a maioria na pratica do esporte.

O Nado sincronizado se espalhou pelo mundo através das apresentações do nadador australiano Annette Kellerman, que fez apresentação em Nova Iorque em 1907.

O nado sincronizado tornou-se um esporte olímpico somente em 1948 (somente exibição até 1968), nas Olimpíadas de Londres. Foi reconhecido como modalidade oficial somente nas Olimpíadas de Los Angeles (1984). Por ser uma modalidade olímpica, o nado sincronizado fez parte das Olimpíadas de Londres de 2012.

Competição e regras básicas

A competição ocorre em duas partes: exercícios técnicos e exercícios livres. Os juízes avaliam a desempenho dos atletas, pontuando com notas de, no máximo, 10 pontos. Os juízes levam em consideração a qualidade técnica, graça, delicadeza, sincronia dos movimentos com a música, criação artística dos movimentos.

Os nadadores perdem pontos nas seguintes situações: quando tocam o fundo da piscina, descansam na borda e olhar sem sorriso ou graça.

Associações

- Os eventos e campeonatos internacionais são organizados pela FINA (Federação Internacional de Natação).

- No Brasil é a CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) a responsável pelo esporte.  

Vencedoras do Nado Sincronizado nas Olimpíadas do Rio de Janeiro 2016

- Equipe (feminino): Rússia (medalha de ouro); China (medalha de prata); Japão (medalha de bronze).

- Dueto (feminino): Rússia (medalha de ouro); China (medalha de prata); Japão (medalha de bronze).

Curiosidades:

- Os nadadores podem ouvir a música mesmo embaixo da água, pois as piscinas possuem alto-falantes especiais que são instalados nas paredes internas da piscina.

- Os nadadores de nado sincronizado devem manter os olhos abertos embaixo da água.

- Nos Jogos Olímpicos do Rio 2016, as provas de nado sincronizado foram realizadas no Centro Aquático Maria Lenk.

QUESTÕES  REFERENTE  AO  NADO  SINCRONIZADO

1-  DESCREVA  SOBRE O NADO  SINCRONIZADO E  SUAS  PARTICULARIDADES .




VÍDEOS DISPONIBILIZADOS  NO  YOUTUBE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AULA E ATIVIDADE PROJETO DE VIDA 1º ANO

SEGUE O LINK DA AULA E ATIVIDADE PROJETO DE VIDA 1º ANO: https://drive.google.com/file/d/1treRRXIHZKZzU8cridNdyckqB55Nq-jm/view?usp=sharing ...