segunda-feira, 1 de junho de 2020

1ª ANO - EDUCAÇÃO FÍSICA - semana 01 a 05 de junho




LEIA  COM  ATENÇÃO O TEXTO .A  ATIVIDADE ENCONTRA-SE NO FINAL DEVENDO SER ENVIADA AO EMAIL  lucianadps888@gmail.com
NÃO ESQUEÇAM DE  AO ENVIAREM SUAS ATIVIDADES  COLOCAR:
1-      NOME COMPLETO
2-      TURMA
3-       PERGUNTAS E RESPOSTAS
4-   DEIXAR TODO O CONTEUDO NO CADERNO( RESUMO DOS  TEXTOS QUE FORAM DISPONIBILIZADO BEM COMO AS  ATIVIDADES QUE ESTÃO  SENDO SOLICITADAS.
É NECESSARIO QUE ENVIEM TODAS AS ATIVIDADES, DAS ATUAIS ÀS ANTERIORES . AINDA QUE A DATA JÁ TENHA PASSADO .

ESSA TEMÁTICA É MUITO IMPORTANTE POIS  SÃO AS  ARTICULAÇÕES  QUE  PERMITEM OS MOVIMENTOS  EM TODAS  AS  NOSSAS  ATIVIDADES  DIÁRIAS , RECREATIVAS , ESPORTIVAS  EM FIM, EM  TODOS  OS  MOVIMENTOS  DO  CORPO  HUMANO


ARTICULAÇÕES DO CORPO HUMANO
São responsáveis por dar mobilidade e estabilidade ao esqueleto

As articulações do corpo humano ligam os ossos da estrutura esquelética a outros ossos e cartilagens. Fazem parte de um sistema articular e são responsáveis pela garantia dos movimentos realizados com naturalidade e flexibilidade. 

Se esse sistema não existisse, o esqueleto ficaria sem mobilidade e rígido. Essas conexões articulares ocorrem nos joelhos, tornozelos, cotovelos, ombros, punhos e outras regiões do corpo humano.

Tipos de articulações

Existem três tipos de articulações no corpo e para compreender o sistema articular é preciso conhecer a classificação feita de acordo com sua localização e o grau de mobilidade que proporcionam ao esqueleto humano.

• Sinartroses: são as articulações fibrosas que se situam entre um osso e outro. Sua principal característica é a falta de mobilidade, pois elas são fixas. Exemplos dessas articulações são as presentes no crânio, dentes e maxilar.
• Anfiartroses: são as articulações cartilaginosas, semimóveis. Elas recebem esse nome exatamente por conter cartilagens entre os ossos e possibilitar movimentos que evitam o desgaste dos ossos. Exemplos dessas articulações são as localizadas nas vértebras e ossos do quadril. 
• Diartroses: são as articulações móveis que se situam entre a pele e os ossos. Sua principal característica é a existência de bolsas sinoviais, que possuem líquido sinovial. Elas previnem o desgaste que poderia ser ocasionado pelo atrito. Exemplos dessas articulações são as localizadas nas mãos, dedos, cotovelos, ombros, joelhos e pés. Graças a essas articulações são possíveis ações como andar, sentar, carregar objetos, entre outros.

Princípios das articulações do corpo humano

De forma geral, é preciso compreender que em cada articulação existem três elementos básicos: a superfície ósseapartes moles interósseas e as partes moles periféricas.
As articulações móveis apresentam uma estrutura mais completa. Suas extremidades articulares são amplas e revestidas por tecido cartilaginoso.

Existem superfícies articulares em formas esféricas, planas, côncavas, convexascilíndricas, planas e elípticas, sendo que elas se correspondem de forma que facilite o encaixe articulatório. Dessa maneira, quando uma superfície é côncava a outra será convexa, e assim por diante.

Nas articulações do corpo humano a forma das extremidades ósseas é fundamental para definir os movimentos. Um exemplo disso é a articulação do cotovelo, que possui articulações com forma cilíndrica ou parecida com uma roldana, logo seus movimentos são feitos em ângulo.


Os movimentos mais amplos, como na articulação da coxa com o quadril, têm a forma de meia-lua. Outro exemplo de movimento com duas superfícies articulares planas pode ser identificado no pé, região em que os ossos cuneiformes se associam ao metatarso. Por isso os movimentos são limitados.

Articulações do crânio
Os ossos do crânio apresentam articulação fibrosa, então esses ossos estão unidos de forma que não permitem movimentos. As principais articulações fixas ou suturas são:

• Sutura frontonasalis
• Sutura coronalis
• Sutura frontomaxilaris
• Sutura sphenofrontalis
• Sutura frontozygomatica
• Sutura squamosa
• Sutura frontolacrimalis
• Sutura sphenosquamosa
• Sutura lambdoidea
• Sutura parietomastoidea
• Sutura sphenozygomatica
• Sutura squamomastoidea
• Sutura occipitmastoidea
• Sutura zygomaticomaxillaris
• Sutura lacrimomaxillaris
• Sutura temporozygomatica
• Sutura nasomaxillaris
• Porus acusticus externus

Articulações da coluna

A estrutura das articulações do corpo humano são articulações presentes na coluna vertebral, consideradas uma das mais complexas pois realizam movimentos essenciais no cotidiano. Entre elas estão a articulação atlantoccipital (CO-C1), a articulação atlantoaxial mediana (C1-C2) e mais 14 articulações sinoviais dos processos articulares.

Articulações do ombro

As articulações presentes no ombro são: glenoumeral, esternoclavicular e acrômio-clavicular. Elas atuam em conjunto possibilitando movimentos de deslizamento, abdução, adução, rotação, circundação, flexão e extensão.

Articulações do cotovelo

As articulações existentes no cotovelo são: rádio-ulnar proximal, úmero-ulnar e úmero-radial. Elas permitem movimentos de extensão e flexão e também atuam na movimentação do antebraço.

Articulações da mão. (Foto: Wikipédia)

Articulações do punho e da mão

As articulações presentes no punho e na mão são as interfalângicas, rádio-ulnar distal, metacarpo falangianaradiocárpica e carpo metacarpiana. Esse conjunto de articulações possibilita a movimentação dos dedos, do punho e agem nos movimentos de deslizamento, adução, extensão, abdução e flexão.

Articulações do quadril

As articulações existentes no quadril são a coxofemoral, responsável pelos movimentos de circundação, abdução, rotação, flexão e adução; e a sacroilíaca, que age somente no deslizamento.

A falta de atividades físicas e outros fatores podem ocasionar artrose. (Foto: Pixabay)


Articulações do joelho

As articulações do corpo humano que estão presentes no joelho são a tíbio-fibular, a patelo-femoral e a tíbio-femoral, que atuam em conjunto ocasionando os movimentos de extensão, deslizamento e flexão.

Elas também contribuem nas funções biomecânicas ajudando na estabilização e regulando a absorção de impactos. A depender das condições do corpo, essas articulações do joelho podem se tornar passíveis de desgastes na cartilagem e provocar queda na qualidade dos movimentos.



POSTADAS EM:  01.06.2020
ENTREGA :  08.06.2020

QUESTÕES :
   
1-      QUAL  A PRINCIPAL FUNÇÃO DAS ARTICULAÇÕES
2-      COMO SE CLASSIFICA AS ARTICULAÇÕES E QUAL  PRINCIPAL CARACTERISTICA?
3-      PESQUISE E ESCREVA SOBRE A ARTROSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AULA E ATIVIDADE PROJETO DE VIDA 1º ANO

SEGUE O LINK DA AULA E ATIVIDADE PROJETO DE VIDA 1º ANO: https://drive.google.com/file/d/1treRRXIHZKZzU8cridNdyckqB55Nq-jm/view?usp=sharing ...